por Hoost - Home Staging

Tudo Sobre Pia de Porcelanato: Vantagens, Desvantagens e Custo +21 Fotos

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Quando chega a hora de escolher as bancadas de uma casa ou apartamento sempre vem aquela duvida: Qual material usar? Como fazer a pia, ou cuba? São tantas variedades de materiais disponíveis hoje, que confunde não é? Bom, se tem um material que vem cada vez mais se destacando no uso para bancadas, este é o porcelanato. Por sua versatilidade, tipos variados, cores e características. Neste livro de ideias, vamos falar sobre as pias de porcelanato, bancada de cozinha em porcelanato e também vamos explorar os usos do porcelanato para banheiro, seja para cubas ou bancadas, com suas vantagens e desvantagens, custo e ideias para facilitar sua decisão.

Bancada em porcelanato mármore escura.: Escritórios  por Gelker Ribeiro Arquitetura
Gelker Ribeiro Arquitetura

Bancada em porcelanato mármore escura.

Gelker Ribeiro Arquitetura

Para começo de conversa, uma grande vantagem do porcelanato é que eles não absorvem quase nada de líquidos. Considerando que as bancadas, de cozinha ou banheiro estão sempre molhadas e com produtos líquidos e ate químicos por perto, esta característica é um grande beneficio. Já as pedras naturais, como o mármore ou granito, possuem altos índices de absorção, o que faz com que seja fácil manchar. Se acontecer de derramar um café, por exemplo, ele pode manchar a pedra, pois elas absorvem o liquido facilmente, e a má noticia é que depois não sai mais. As pedras exigem mais cuidado com os líquidos, enquanto que a bancada de porcelanato é mais resistente a este tipo de absorção rápida. Quanto à resistência do porcelanato é só pensar assim: eles são feitos para pisar em cima, para suportar peso, aguentar calor e frio e para molhar sempre que necessário, e eles precisam resistir! Tenha em mente que os tipos de porcelanatos também são muito variados, então deve-se ter um profissional para poder indicar a categoria correta e indicada para o uso destes para bancadas ou pia feita de porcelanato.

Porcelanato que imita mármore

Bandaca em porcenalato branco: Escritórios  por Gelker Ribeiro Arquitetura
Gelker Ribeiro Arquitetura

Bandaca em porcenalato branco

Gelker Ribeiro Arquitetura

Outro grande beneficio é a maleabilidade do material: com ele pode-se fazer a pia esculpida de porcelanato. Este tipo de cuba fica com aspecto limpo e minimalista, e a pia de porcelanato é boa também, pois o formato pode ser definido nas dimensões que preferir, assim não precisa ficar preso às cubas disponíveis no mercado com dimensões já pré-definidas. Ótimas para espaços muito pequenos ou muito grandes, onde se podem dimensionar as pias como preferir. Pode-se definir profundidade, largura e comprimento de acordo com o espaço e o projeto para a bancada. O peso das bancadas em porcelanato também é bem menor do que as de pedra. Por serem chapas mais finas elas acabam se tornando mais leves.

O peso das peças também torna a instalação mais fácil do que uma bancada de pedra. Porém, para uma bancada ou pia de porcelanato ser instalada precisa-se preparar uma estrutura em metal, ou estruturar/moldar com chapas cimenticio para então revestir com o porcelanato desejado.  

O custo-benefício dos porcelanatos é frequentemente menor do que as pedras. Por possuir as mesmas características de estética e qualidade, vale a pena considerar os porcelanatos para bancadas. Mas vale lembrar que dependendo da região onde se vive ou deseja instalar a bancada em porcelanato, a mão de obra para isso é escassa ou até inexistente. Isso pode tornar este tipo de bancada mais caro do que as de pedra, que comumente tem prestador de serviço qualificado disponível. Uma boa dica é que algumas das grandes marcas de porcelanato já têm pessoal da própria empresa ou indicação de parceiros que fazem este tipo de instalação (neste caso também, tudo depende da região).

O legal de fazer uma bancada de cozinha de porcelanato é que existem porcelanatos que imitam madeira, por exemplo. Com a resistência maior do que a madeira natural e sem problemas que a madeira tem de absorver facilmente os líquidos e exigir muita manutenção e tratamento, este revestimento tem a aparência quase idêntica à madeira, a resistência mais alta e é mais fácil de manter. Esta bancada de banheiro em porcelanato imitando madeira, ficou incrível e deixa os proprietários tranquilos para poder molhar a bancada, sem medo de mofo ou do risco de apodrecer da madeira natural.

Bancada de porcelanato desvantagens

Não é muito indicado o porcelanato para pia de cozinha esculpida. O porcelanato não é tão forte quanto a pedra contra impactos, por exemplo. Pode-se fazer a bancada em porcelanato, mas a cuba preferencialmente escolha a de inox, por exemplo, já que é uma opção mais leve. Considere estruturar o móvel em baixo muito bem para suportar as finas chapas de porcelanato. 

Como já mencionamos, a questão da mão de obra da sua região pode ser uma desvantagem. Outra questão é o acabamento. Bancadas possuem quinas, e uma pia de banheiro feita de porcelanato, por exemplo, também possui quinas. Estas devem ser muito bem feitas e é recomendado o tipo de corte de meia esquadria (que nada mais é que as bordas da peça cortadas a 45 graus para depois encaixar e ficar sem borda aparente), e que seja evitada a borda viva, pois esta aumenta os riscos de lascar as bordas do porcelanato. Esta foto acima mostra um caso de bancada de cozinha com porcelanato executado com borda viva. E falando em lascas, sim, o porcelanato pode quebrar nos cantos (principalmente com a borda viva) mais facilmente do que a pedra, por ser uma chapa mais fina.

Porcelanatos ao seu favor

Os porcelanatos existem em diversos tipos, cores, texturas. O que aumenta muito a gama de opções para bancadas. Aqui se pode escolher desde uma peça que imita madeira, até um tipo metalizado. E nem sempre a bancada de cozinha de porcelanato precisa ter emendas. Existem grandes peças de até 2m de comprimento que podem cumprir o tamanho de uma bancada dependendo do projeto. Para pia de banheiro de porcelanato é mais fácil ficar sem as emendas por se tratar de espaços consideravelmente menores e consequentemente suas bancadas, dando assim, um aspecto mais contínuo para o móvel, quando produzido sem emendas.

Porcelanato Branco

Aqui tem um belo exemplo de pia de banheiro de porcelanato, na cor branca. Observe a espessura da peça de porcelanato, aparente na foto.

Novamente a mesma pia de banheiro feita de porcelanato.


Por fim, vale a pena investir em bancadas de porcelanato por seus inúmeros benefícios, que ultrapassam as desvantagens. A gama de padrões e designs disponíveis em porcelanatos é um dos maiores benefícios deste material. Com eles pode-se ousar no projeto e criar ambientes únicos! Todo material possui características boas e outras não tão boas, então lembre-se de avaliar a sua situação particular, para daí tomar alguma decisão para as bancadas e pias do seu imóvel.

Veja a seguir mais inspirações de ambientes com Pia de Porcelanato ou Bancada

Banheiro com revestimento Porcelanato Branco e Móveis Branco.: Banheiros  por TAFS interiores e 3D
TAFS interiores e 3D

Banheiro com revestimento Porcelanato Branco e Móveis Branco.

TAFS interiores e 3D

Banheiros  por homify
homify

Banheiro

homify

Equilíbrio Arrojado:   por VERONEZE ARQUITETURA
VERONEZE ARQUITETURA

Equilíbrio Arrojado

VERONEZE ARQUITETURA

Instalação de Porcelanato Pia: Banheiros  por Isma Gestão em Mão de Obra
Isma Gestão em Mão de Obra

Instalação de Porcelanato Pia

Isma Gestão em Mão de Obra

Apartamento Brooklin: Armários e bancadas de cozinha  por 3JP Engenharia
3JP Engenharia

Apartamento Brooklin

3JP Engenharia

Apartamento Brooklin: Banheiros  por 3JP Engenharia
3JP Engenharia

Apartamento Brooklin

3JP Engenharia

Projeto Banho Suite Casal: Banheiros  por Carla Maldaner Home&Design
Carla Maldaner Home&Design

Projeto Banho Suite Casal

Carla Maldaner Home&Design
E então gostou? Deixe seu comentário aqui!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!