Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Pilares em 21 Fotos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Pilares em 21 Fotos

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
Casa em Nova Lima-MG: Casas familiares  por Lanza Arquitetos
Loading admin actions …

Toda construção precisa de sustentação e de estruturas. Sejam elas de concreto, de ferro, madeira, para telhado ou para paredes, elas são essenciais e indispensáveis para qualquer edificação. Existentes em diversos tipos e formas, elas servem para apoiar as vigas de uma casa, prédio, pontes entre outros. Os tipos de pilares estruturais são existem em diversos tipos e formatos, podendo servir como apoio para as vigas de concreto, que também são tipos estruturais. Os pilares servem para distribuir o peso das vigas para as fundações, e normalmente são dimensionados na mesma largura da parede onde este existe, para que fique escondido após a construção ser finalizada. Ou em vãos superiores a 4 metros eles ficam aparentes, e então pode-se revestir os mesmos conforme preferir para deixa-los mais atraentes visualmente. Para o dimensionamento de pilares ou estruturas tenha sempre um profissional qualificado em estrutura das construções.

Os tipos de pilares usados na construção civil são bem diversificados e podem ser aliados também na hora de valorizar uma fachada, dependendo do seu formato. Neste livro de ideias, vamos mostrar tipos de pilares na arquitetura para inspirar você a escolher o modelo ideal para a sua construção.  

Tipos de pilares de concreto

Os pilares de concreto são os mais comuns no Brasil, e dificilmente um prestador de serviço de obras não dominará este tipo de estrutura. O concreto pode ser preparado in loco, ou seja, no local da obra mesmo, e depois se preenche a fôrma, com o desenho e função estrutural que o pilar foi projetado. Existem diversos tipos de formatos para pilares de concreto, basta preparar as fôrmas em madeira, metal ou plástico para que o concreto, por ser muito versátil e por ser liquido em seu principio, tome o formato da fôrma em questão. Depois o concreto seca e endurece, e para ser forte e sustentar uma viga, ele é “armado” com vergalhões de obra em seu interior no formato de colunas de ferro em questão, ainda na fase de molde.

Este é o modelo mais comum e barato para construção residencial. Outro tipo de concreto é o usinado, que é entregue em obra por alguma empresa especializada e é despejado nas fôrmas previamente preparadas no canteiro. Também existem as placas de concreto pré-moldadas: estas são fabricadas de acordo com os moldes também, e as fôrmas, que podem ser de metal, plástico ou madeira são alugadas pela empresa responsável pelo concreto, e então são moldadas em obra. E as placas pré-fabricadas, são feitas industrialmente e entregues prontas diretamente na obra.

Maranhão: Casas  por FCstudio
FCstudio

Maranhão

FCstudio

Nestas duas imagens acima aparecem clássicos pilares de concreto armado, no formato retangular. Pode-se até perceber as marcas das fôrmas nestes, por que eles não foram rebocados e nem pintados, conservando assim, seu estado bruto.

Residência G.S: Terraços  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

Nesta área de festas, a parede de fundo demonstra bem marcado onde está situado o pilar, e as vigas de concreto apoiadas neste. Aqui a estrutura foi rebocada e pintada de branco, e a parede ficou em tijolo aparente.

Casa de serra - Guamiranga CE: Casas do campo e fazendas  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Casa de serra – Guamiranga CE

RI Arquitetura

Aqui aparece uma boa mistura de pilares e tipologias para o mesmo. O pilar de canto em cada extremidade é de concreto, e na parte mais alta onde fica o telhado ele passa a ser de madeira, que é mais um tipo diferente de pilar. Em sua base ele é revestido em pedras, no segundo pavimento ele é apenas rebocado e pintado, e o topo em madeira pintada de branco.

CASA ANGRA DOS REIS - PORTOGALO: Casas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

CASA ANGRA DOS REIS – PORTOGALO

Maria Claudia Faro

Esta casa tem seus pilares revestidos de pedra, o que deixa eles mais bonitos e com aspecto rustico.  

Pilar de concreto redondo

Um formato muito comum nos pilares de concreto armado é o tubular. Quando a fôrma é preparada neste formato ela pode ser preenchida no diâmetro projetado e de acordo com as necessidades estruturais da edificação, previamente calculadas pelo responsável do projeto.

Pilar de concreto tubular

Pilar de madeira

Espaço gourmet aberto para piscina: Condomínios  por Bernal Projetos - Arquitetos em Salvador
Bernal Projetos – Arquitetos em Salvador

Espaço gourmet aberto para piscina

Bernal Projetos - Arquitetos em Salvador

Os pilares de madeira são comumente usados para sustentar apenas telhados, ou em casos de estruturas mais leves, por não serem tão resistentes quanto o concreto armado. Para este tipo de pilar a madeira deve ser de lei, que é um tipo de altíssima qualidade, resistente a insetos, umidade e intempéries em geral. Dentre elas está a Imbuia, Cedro-rosa, Ipê, Mogno, Pau-brasil, entre outras.

Mais um exemplo de pilares em madeira, aqui combinados com alvenaria, o que torna a estrutura em geral mais forte.

Tipos de pilares de aço

Este modelo é bem menos comum no Brasil, por seu custo mais alto, e também pela falta de mão de obra especializada disponível para trabalhar com este tipo de material. Porem o aço tem muitas vantagens: menos desperdício do que a estrutura em concreto, maiores vãos entre pilares para o caso das vigas, mais aproveitamento de espaço (por eles serem mais fortes, podem ser menores e ocupar menos área útil), são compatíveis com todo tipo de materiais complementares, como o concreto, por exemplo, menos tempo de obra, por não haver preocupação das intempéries, como acontece com o concreto na hora da secagem, entre outros.

Loft na Pampulha: Salas de estar  por Lanza Arquitetos
Lanza Arquitetos

Loft na Pampulha

Lanza Arquitetos

Os tipos de pilares metálicos são bem diversificados, porém os formatos mais comuns entre os pilares de aço são os de perfil H, perfil caixão (quadrado ou retangular), e o tubular. Mas o aço, assim como o concreto, também pode ser dimensionado e ter diferentes tamanhos e formatos, dependendo do calculo estrutural e do projeto.

Neste loft na Pampulha a estrutura é metálica, e com perfis H, que ficaram aparentes e trouxeram um design lindíssimo com ares de industrial para o espaço. Observe também que o telhado tem estrutura metálica tubular, esta com dimensionamento mais fino e leve, aqui o dimensionamento foi calculado com diâmetro mínimo necessário para sustentar o telhado. A estrutura metálica se apoia nas sapatas ou estaqueamento de base da obra.

Casa Vila Catela: Casas  por Lanza Arquitetos
Lanza Arquitetos

Casa Vila Catela

Lanza Arquitetos

Nesta residência os pilares em metal são finos e atuam também como ornamento para a fachada. Foram feitos especialmente para a obra e sob medida e dimensionamento previamente calculados.  

 Este exemplo demonstra pilares metálicos em ângulo. Mais uma ideia bem legal de usar este tipo de estrutura.

Aqui aparece o pilar em V, também metálico e em diversos tamanhos e alturas. Este formato pode ser executado também no concreto armado, porem pode exigir mais robustez, já que o concreto trabalha mais do que o aço.

Veja abaixo mais alguns exemplos em fotos de projetos com diversos tipos de pilares:

Pilar em concreto

Residência Quintas do Lago: Casas familiares  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Residência Quintas do Lago

RI Arquitetura

Pilar de concreto

Mini resort familiar : Casas pré-fabricadas  por Vortice Arquitetura
Vortice Arquitetura

Mini resort familiar

Vortice Arquitetura

Pilares de concreto

VIsta externa.: Casas  por Humberto Hermeto
Humberto Hermeto

VIsta externa.

Humberto Hermeto

Pilares redondos de concreto armado

Pilares metálicos pintados de branco

Quiosque Ilha dos Marinheiros: Casas  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

Quiosque Ilha dos Marinheiros

Kali Arquitetura

Para finalizar, vale lembrar que com estrutura não se brinca. Tenha sempre um profissional qualificado para fazer o calculo de sua construção, e em hipótese alguma se baseie em outras obras para executar a sua. Cada caso é um caso e cada centímetro aqui pode mudar toda a função estrutural de uma edificação. Os pilares terão dimensões diferentes para cada função, e para construções maiores eles precisam ser estudados e analisados, para assim ter o melhor resultado final.     

Gostou? Deixe seu comentário ou dúvida aqui!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!