Tipos de Adega: Descubra 25 Modelos e Ideias Para Ter em Casa Tipos de Adega: Descubra o Modelo Ideal Para Sua Casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tipos de Adega: Descubra 25 Modelos e Ideias Para Ter em Casa

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Adega - Detalhe: Adegas  por ArkDek
Loading admin actions …

Para quem gosta de vinho, ter uma adega em casa pode ser um grande sonho! O ideal é que, antes de comprar ou encomendar a sua adega, você avalie todos os tipos de adega disponíveis no mercado e veja qual o ambiente mais adequado, e também qual o modelo que mais se adapta ao tamanho e estilo do seu espaço.

Neste post nós vamos esclarecer quais os tipos de adega disponíveis no mercado brasileiro, o uso indicado de cada uma delas, bem como a relação de custo e benefício. Com essas dicas e orientações sobre os tipos de adega, vai ficar bem fácil criar um clima agradável e apreciar um bom vinho em casa!

Projeto para diferentes tipos de adegas

É importante que você identifique o ambiente da sua casa que é mais adequado para receber uma adega. Geralmente os espaços mais utilizados para instalar uma adega são próximos da sala de estar, sala de TV, sala de jantar ou da cozinha. Além disso, é comum criar uma adega em espaços ociosos e pequenos da casa como, por exemplo, espaços embaixo da escada, ou espaços residuais em corredores. Para casas com muito espaço, vale a pena planejar um ambiente único para uma adega passiva adega – com mobiliário e detalhes pensados em quem se reúne com os amigos e com a família para conversar e apreciar diferentes tipos de vinho.

Perceba que a adega, independente do modelo, raramente está sozinha: geralmente está próxima de uma mesinha de apoio, um sofá ou poltrona, e existe um móvel de apoio para taças e utensílios ligados ao universo do vinho.

ESPAÇO CHANDON: Adegas  por Motta Viegas arquitetura + design

Definindo o tamanho e o modelo de adega

Depois que você identificou qual o melhor espaço da sua casa para receber uma adega, o segundo passo é definir o tamanho. Existem diversos tipos de adegas e com diferentes capacidades de armazenamento e conservação.

Procure pensar quantas garrafas de vinho você guarda ou gostaria de guardar ao mesmo tempo, e se você precisaria que elas estivessem refrigeradas. A partir desse planejamento, você consegue identificar o tamanho da sua adega, consegue estimar o investimento e definir o tipo de adega mais adequado para você. O ideal é que você tenha o acompanhamento de um bom profissional para realizar este serviço para você, isso evita problemas e manutenções futuras.

Adega passiva

Adegas  por Silvana Barbato, StudioAtelier
Silvana Barbato, StudioAtelier

Visualizzazione 3D – cantina vini, taverna

Silvana Barbato, StudioAtelier

Dentre todos os tipos de adega, a adega passiva é o modelo que não usa nenhuma tecnologia avançada para manter os vinhos na temperatura ideal de conservação. Este modelo conta apenas com as leis físicas para desempenhar sua função: basta colocar os vinhos nas prateleiras ou suportes e pronto.. não precisar ligar nem desligar nada. Mas, você vai precisar de espaço ou quem sabe encarar uma pequena reforma.

Em casos onde a coleção de vinhos é muito grande e existe a possibilidade de reformar ou ampliar o espaço da casa, pode valer a pena pensar em ter uma adega passiva para evitar o grande número de adegas climatizadas em casa para abrigar todas as garrafas.

Para ter uma adega passiva em casa você precisará de um mínimo de espaço. O ideal é que este tipo de adega esteja em um porão, ou que ocupe um espaço do tamanho de uma despensa ou closet. O mais importante nessa situação é que a adega fique protegida dos raios UV e proporcione as condições ideais de temperatura (entre 10 e 16°C) e umidade (entre 65 e 85%) para armazenar as garrafas de vinho.

Além de ser um charme, este tipo de adega independe de eletricidade e basta fechar a porta para que os vinhos fiquem preservados adequadamente, reduzindo o perigo de oxidarem.

Adega climatizada

A adega climatizada utiliza a eletricidade para manter o seu interior adequadamente resfriado e umidificado. Existem basicamente dois tipos de adega climatizada:

  • Adega climatizada termoelétrica
  • Adega climatizada com compressor

Projeto exclusivo em vão de escada: Adegas  por Edr Cristal - Adegas Climatizadas
Edr Cristal – Adegas Climatizadas

Projeto exclusivo em vão de escada

Edr Cristal - Adegas Climatizadas

Adega termoelétrica

A adega climatizada termoelétrica funciona através da troca de calor do ambiente interno com o ambiente externo, que é feita por uma placa cerâmica. Desta forma, o sistema retira o calor de dentro da adega e mantém a temperatura interna cerca de 10º mais baixa do que a temperatura externa. O custo benefício deste tipo de adega geralmente é bom, pois não utiliza grande quantidade de eletricidade e não interfere muito na conta mensal de energia.

As adegas termoelétricas surgiram nos países de clima temperado, como uma alternativa compacta para locais que não tem espaço ou condições de temperatura e umidade ideais para conservação dos vinhos. Estes equipamentos costumam fazer pouco barulho e não geram vibrações. Entretanto, como este modelo apenas retira o calor dos vinhos e faz a troca de temperatura com o ambiente onde está instalada, pode não funcionar muito bem em locais com grande variação de temperatura ou regiões muito quentes do país.

Adega com compressor

A adega com compressor é hoje o modelo mais moderno de adega climatizada disponível no mercado! Este modelo costuma parecer bastante com a adega climatizada termoelétrica por fora, mas tem um funcionamento bem diferente: o compressor usa a eletricidade para resfriar efetivamente o interior da adega, e manter a temperatura e umidade adequada para cada tipo de vinho. Então, ao invés de fazer a troca de calor, o compressor faz com que o equipamento funcione como uma geladeira específica para vinhos. 

Em alguns modelos é possível, inclusive, controlar a variação de temperatura em diferentes níveis e partes da adega. Esse diferencial possibilita a melhor conservação de vinhos tintos, brancos e espumantes – já que cada um deles tem uma temperatura de armazenamento ideal específica.

A adega com compressor é a melhor maneira de armazenar vinhos, especialmente em casos de coleções e vinhos caros, ou locais com oscilação constante de temperatura e períodos longos de calor. Entretanto, nem tudo são maravilhas: de todos os tipos de adega, este costuma ser um dos mais caros, consome bastante energia, além de gerar alguns barulhos e vibrações.

Adega de madeira

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Adegas  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Agora que já entendemos sobre os sistemas e tipos de adega, selecionamos alguns projetos incríveis de desenvolvidos pelos nossos profissionais, para te inspirar a criar um espaço dedicado para os vinhos na sua casa!

A adega de madeira é elegante e sofisticada. Este material combina perfeitamente com a atmosfera de receber amigos, celebrar e beber bons vinhos. Conheça estes sete tipos de adega de madeira para conservar vinhos e decorar a sua casa.

Adega para apartamento

Em apartamentos o espaço costuma ser reduzido, então é comum que seja escolhido um modelo adequado de adega para sala. Uma sugestão bem interessante que pode te ajudar a preparar a sua adega em casa é criar um espaço de apoio que integre a proposta de um mini bar.

Apartamento Bela Vista 2: Adegas  por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Bela Vista 2

Mundstock Arquitetura

Adega rústica

Adega - Detalhe: Adegas  por ArkDek
ArkDek

Adega – Detalhe

ArkDek

O cultivo da uva e o processo de fabricação do vinho remetem bastante à uma atmosfera mais rústica, e a adega pode assumir essa mesma característica para criar um projeto simples e aconchegante.

Adega de parede

Adega, Tapete Pele, Aparador Espelho, Banquetas: Adega  por Sgabello Interiores
Sgabello Interiores

Adega, Tapete Pele, Aparador Espelho, Banquetas

Sgabello Interiores

Depois das adegas climatizadas, a adega de parede é a mais comum na maioria das casas brasileiras. Você pode explorar materiais diferentes e inusitados, como este projeto – que usou ferro de caixaria de obra para organizar os suportes das garrafas.

Garrafeiros para todos os estilos!: Adegas  por Edr Cristal - Adegas Climatizadas
Edr Cristal – Adegas Climatizadas

Garrafeiros para todos os estilos!

Edr Cristal - Adegas Climatizadas

Adega: Adegas  por Studio²

Adega caseira

Adega Rústica Valência em Madeira de Demolição - Cód 1310: Sala de jantar  por Barrocarte
Barrocarte

Adega Rústica Valência em Madeira de Demolição – Cód 1310

Barrocarte

Nem sempre são necessários grandes projetos, estruturas e equipamentos sofisticados. Você pode criar uma adega em casa com materiais e soluções simples para armazenar algumas garrafas de vinho e, de quebra, incrementar a decoração.

http://designsantaclara.blogspot.com.br/: Adega  por Ateliê Santa Clara Interiores
Ateliê Santa Clara Interiores

http://designsantaclara.blogspot.com.br/

Ateliê Santa Clara Interiores
Qual destes tipos de adega é mais adequado para a a sua casa? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!