Cozinha Gourmet.: Cozinhas  por Reformas Inteligentes!

Luminárias de embutir: 30 ideias para tornar o seu ambiente mais bonito

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

As luminárias de embutir são as principais luminárias utilizadas em espaços que possuem forro, seja ele de madeira, gesso ou isopor. Elas dão um ar mais clean para o ambiente, que que o teto fica praticamente reto, sem aqueles volumes gerados pelas luminárias de sobrepor.Nesse post, vamos conhecer 30 projetos que utilizam luminárias de embutir no forro para deixar os espaços ainda mais bonitos.

01. Banheiro com luminárias de embutir para PAR 20

Banho casal: Banheiros  por Letícia Saldanha Arquitetura

Os banheiros geralmente são os menores ambientes da casa e, em edifício residenciais, é comum as construtoras já entreguem esse espaço com gesso. Isso acontece porque a tubulação de esgoto do apartamento de cima precisa ser coberta. Por ser um ambiente pequeno e com pé direito menor, o uso de luminária de embutir no banheiro é muito indicado.

A luminária utilizada nesse projeto é uma de embutir, com fundo preto, para lâmpada PAR 20, que uma lâmpada halógena.As lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes que possuem um halogêneo (bromo ou iodo) em sua composição. Elas são uma evolução das incandescentes e são muito utilizadas em projetos luminotécnicos nos formatos dicróica, mini-dicróica, palito, AR, PAR20, PAR30 e halopin. Além de consumirem menos que as incandescentes, elas podem ser dimerizáveis (controle de luminosidade ajustada).

02. Luminárias redondas de embutir

É muito comum que as pessoas procurem luminárias redondas porque isso faz alusão às antigas luminárias, que eram, em sua maioria, redondas. Atualmente já existem no mercado luminárias de embutir completamente redondas, mas também algumas em que a luminária em si é quadrada, mas a parte translúcida para saída de luz é redonda.Importante: se a luminária dor grande, é muito mais simples cortar o gesso para encaixar uma luminária em que a base seja quadrada – como a desse projeto – do que uma completamente redonda.


3. Luminárias LED de Embutir

BANHO SOCIAL: Banheiros  por Letícia Saldanha Arquitetura

As lâmpadas de LED surgiram no mercado para substituir as lâmpadas tradicionais (incandescente, halógena e fluorescente), por isso o nome de cada lâmpada é sempre uma referência ao produto original. Ex: Dicróica de LED, PAR 20 LED, lâmpada de filamento de LED.Quando nos referimos à luminárias de LED, geralmente estamos querendo falar sobre aquela luminária que possui LED integrado, ou seja, ela não é composta de duas partes (luminária e lâmpada) mas sim de uma peça integrada.

Atualmente, as placas de LED são as luminárias luminárias quadradas de embutir mais utilizadas para iluminação geral de ambientes residenciais. Elas produzem uma iluminação geral no ambiente, muito parecido ao efeito das lâmpadas tubulares fluorescentes. O único ponto de atenção é que, se por acaso houver alguma problema com a luminária, a peça inteira terá que ser trocada.

4. Luminária de embutir com lâmpada tubular de LED

Banheiro Masculino - Azul: Banheiros  por CASAGRANDE ARQUITETURA
CASAGRANDE ARQUITETURA

Banheiro Masculino – Azul

CASAGRANDE ARQUITETURA

Outro tipo de luminária de embutir são as retangulares, que recebem lâmpadas tubulares. Essas luminárias possuem uma “capa” de acrílico ou outro material leitoso e, dentro delas, são instaladas uma ou mais lâmpadas tubulares. Essas lâmpadas possuem dois tamanhos padrão de 60cm e 120cm e podem ser fluorescentes ou de LED.

Nesse caso, foram utilizadas 2 luminárias de embutir retangulares com duas tubulares de LED de 120cm em cada uma delas. Os LEDs são as lâmpadas mais modernas e mais ecológicas disponíveis no mercado, devido ao baixo consumo de energia e ao longo tempo de vida útil. Durante muito tempo, foram consideradas caras e com pouco eficiência, já que não produziam tanta luminosidade quanto as lâmpadas fluorescentes e halógenas. Além disso, as lâmpadas de LED criavam uma iluminação muito artificial e quase azul, mas hoje, com o avanço tecnológico, a diferença entre a luz emitida por uma halógena e uma lâmpada de LED é praticamente imperceptível.


5. Luminária de embutir em forro de madeira

Banheiro: Banheiros  por Multiplanos Arquitetura

É muito comum vermos luminárias de embutir no teto de gesso, mas elas podem ser utilizadas em forro de madeira, isopor e até mesmo de PVC.

6. Banheiro com dois tipos de luminária de embutir

Nesse banheiro, foram utilizadas luminárias redondas para lâmpadas dicróicas próximo às paredes e duas placas de LED retangulares sobre a banheira. Quando se utiliza uma luminária central para iluminação geral e outras menores como suporte, os profissionais pensam em criar diferentes cenas, para que o cliente tenha liberdade de mudar a atmosfera do ambiente de acordo com a iluminação.Nesse projeto, por exemplo, se apenas as luminárias dicróicas ficarem acesas, o espaço fica mais relaxante e tranquilo. Se a ideia é se maquiar ou fazer a barba, atividades que precisam de mais luminosidade e atenção, o ideal é que acenda todas as luzes.


8. Luminárias de embutir + Sanca iluminada

Banheiros  por JFD - Juri Favilli Design
JFD – Juri Favilli Design

Lavabo Minimale Moderno

JFD - Juri Favilli Design

Nesse banheiro, a sanca iluminada faz o papel de iluminação geral e as luminárias de embutir no gesso colocadas sobre a bancada podem ser ligadas para atividades específicas.

09. Luminárias de embutir para cozinha

Apartamento Tutóia: Cozinhas  por Alvorada Arquitetos
Alvorada Arquitetos

Apartamento Tutóia

Alvorada Arquitetos

Essa cozinha planejada acima, utilizou tanto LED dicróica quanto placas de LED de 20x20cm.


10. Cozinha com sancas iluminadas e dicróicas embutidas

Casa Horto OBM 79: Cozinhas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

Cozinha com sancas iluminadas retangulares e luminárias dicróicas sobre a ilha central e na circulação. O tipo de lâmpada escolhido para a sanca geralmente é fita de LED ou tubular de LED.


11. Placa de LED + Sanca Iluminada

Considerando a grande vida útil e a economia de energia, aliadas às melhorias constantes  das lâmpadas e da replicação de várias temperaturas de cor, o único motivo para não utilizar LED é realmente o valor de investimento inicial. Entretanto, vale a pena fazer um comparativo rápido: Uma lâmpada incandescente tem vida útil de aproximadamente 1.000 horas, uma halógena de 2.000 a 4.000 horas, enquanto uma lâmpada de LED dura no mínimo 25.000 horas.

12. Luminária embutida sob medida

Em alguns projetos, quando se quer um formato diferenciado, é possível desenvolver uma luminária de embutir sob medida. Nessa cozinha, a luminária feita sob medida é bem comprida e reforçou o conceito de espaço integrado porque corta todo o ambiente.

13. Iluminação embutida na coifa

Existe luminária de embutir para móveis que podem ser instaladas sob prateleiras e armários aéreos. O uso dessas luminárias para cozinha de embutir é muito indicado para bancadas de preparo de alimento, que precisam de muita luz, mas que estão cobertos por algo (geralmente armários). Nesse projeto, a área de preparo das refeições está coberta por uma coifa, mas ela própria já vem com iluminação. Ideia incrível!


14. Placa de LED grande iluminando cozinha inteira

15. Sequência de placas de LED e dicróicas

16. Placas e fita de LED

Projeto Casa LE | (Casa de praia Cabo-Frio - RJ: Cozinhas pequenas  por Gelker Ribeiro Arquitetura
Gelker Ribeiro Arquitetura

Projeto Casa LE | (Casa de praia Cabo-Frio – RJ

Gelker Ribeiro Arquitetura

Nessa cozinha, a iluminação geral do espaço fica por conta das placas de LED e à iluminação da bancada foi feita através de fita de LED embutida no móvel.Além de ajudar a iluminar a bancada onde serão preparados os alimentos, a fita de LED destacou o revestimento.


17. Luminária de embutir com fundo recuado

Cozinha:   por BG arquitetura

As luminárias de embutir em forro de gesso podem ficar rentes com o teto ou ter esse formato que parece uma caixinha entrando no forro. Essas luminárias do projeto possuem o fundo recuado e dão um charme a mais para a iluminação.

18. Luminárias de embutir para sala

Iluminação de trabalho é aquela que é especificada para um trabalho específico: cozinhar, barbear, estudar, etc. Na sala, geralmente não há a necessidade desse tipo de iluminação, então é possível ousar mais na distribuição da iluminação no ambiente.

Se você está pensando em mudar a iluminação da sala, não deixe de conferir esses 14 projetos de iluminação com ideias para transformar a sua sala de estar.


19. Luminária de embutir preta

Cozinha Gourmet.: Cozinhas  por Reformas Inteligentes!
Reformas Inteligentes!

Cozinha Gourmet.

Reformas Inteligentes!

O teto de gesso recebeu uma pintura que imita concreto queimado e, para reforçar essa cara industrial, as luminárias escolhidas são pretas.

20. Luminárias de embutir moduláveis

Studio Urbano: Salas de estar  por BG arquitetura
BG arquitetura

Studio Urbano

BG arquitetura

Algumas luminárias de embutir, principalmente as feitas para lâmpada PAR 20, podem ser colocadas individuais ou agrupadas e a própria luminária vem com o encaixe para que uma fique bem próxima à outra.

21. Rebaixo no gesso com luminária embutida

22. Luminárias dicroicas sobre aparador

Apartamento Com Design: Salas de estar  por BG arquitetura
BG arquitetura

Apartamento Com Design

BG arquitetura

23. Luminárias embutidas na parede e no gesso

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba: Corredores e halls de entrada  por Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design
Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba

Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

24. Efeito cênico

Nichos decorativos em gesso acartonado: Corredores e halls de entrada  por JKR arquitetura e Designer - Arquitetos Associados
JKR arquitetura e Designer – Arquitetos Associados

Nichos decorativos em gesso acartonado

JKR arquitetura e Designer - Arquitetos Associados

O rebaixo do gesso pintado de preto com a instalação de luminárias dicróicas embutidas próximas à parede, criou um efeito cênico muito interessante e lúdico.

25. Luminárias de embutir em circulação externa

Casa Bosque da Ribeira: Corredores e halls de entrada  por Lanza Arquitetos
Lanza Arquitetos

Casa Bosque da Ribeira

Lanza Arquitetos

26. Luminárias retangulares de embutir

HOME OFFICE - PAREDE PRETA: Escritórios  por CASAGRANDE ARQUITETURA
CASAGRANDE ARQUITETURA

HOME OFFICE – PAREDE PRETA

CASAGRANDE ARQUITETURA

27. Luminárias redondas

Projeto Comercial Escritório de Advocacia : Escritórios  por STUDIO CAMILA VALENTINI
STUDIO CAMILA VALENTINI

Projeto Comercial Escritório de Advocacia

STUDIO CAMILA VALENTINI

28. Luminárias tipo moldura

Apartamento em Fortaleza com vista para o mar: Quartos  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Apartamento em Fortaleza com vista para o mar

RI Arquitetura

29. Valorizando a parede com revestimento

Apartamento Estudantil de 16m²: Quartos  por Fareed Arquitetos Associados
Fareed Arquitetos Associados

Apartamento Estudantil de 16m²

Fareed Arquitetos Associados

As luminárias dicróica de embutir geram um faixo de luz bem demarcado, valorizando muito o revestimento que foi plicado na parede.

30. Básico e muito bonito

Quarto com decoração masculina: Quartos  por Bernal Projetos - Arquitetos em Salvador
Bernal Projetos – Arquitetos em Salvador

Quarto com decoração masculina

Bernal Projetos - Arquitetos em Salvador

Essa placa de LED é a prova de que uma iluminação super básica, pode ficar muito bonita.

Gostou mais de qual ideia?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!