Tipos de Lâmpadas Residenciais: Como Escolher + 37 Ideias de Iluminação | homify Tipos de lâmpadas residenciais: Tudo o que você precisa saber para

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tipos de Lâmpadas Residenciais: Como Escolher + 37 Ideias de Iluminação

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Apartamento em Fortaleza para férias Salas de jantar modernas por RI Arquitetura Moderno
Loading admin actions …

Existe hoje no mercado uma infinidade de tipos de lâmpadas residenciais. Cada uma possui características de luminosidade, consumo e tempo de vida útil únicas. Neste artigo, vamos apresentar as lâmpadas de acordo com o seu surgimento no mercado, e fazer um resumo para que você saiba tudo sobre lâmpadas e escolha o melhor para sua casa:

  • Lâmpadas incandescentes
  • Lâmpadas halógenas
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Lâmpadas de descarga (HID)
  • Lâmpadas de LED


Além disso, vamos explicar sobre temperatura da cor e vida útil para facilitar essa escolha.

Luz branca ou amarela? O que é temperatura de cor?

A iluminação é extremamente importante para garantir que você se sinta confortável dentro do ambiente. Para escolher a iluminação ideal é necessário prestar atenção na temperatura da luz.

Quando falamos de luz quente ou luz fria, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente.

A temperatura de uma luz é medida em Kelvins (K). Quanto mais quente uma luz, mais “amarela” ela aparenta ser e menor a quantidade de Kelvin. Em um quarto, que é um ambiente de relaxamento, podem ser utilizadas lâmpadas de 2700K, já em um centro cirúrgico, que é um espaço de extrema atenção e tensão, são utilizadas lâmpadas acima de 6000K. Em áreas de trabalho como cozinhas e áreas de serviço, o ideal é que à iluminação seja em torno de 4000K.


Vida útil de uma lâmpada

Cozinha FS Cozinhas modernas por Studio² Moderno
Studio²

Cozinha FS

Studio²

Na embalagem de cada lâmpada, é obrigatório que conste a quantidade de horas aproximadas de vida útil de cada lâmpada. Para saber quanto tempo ela vai durar, divida o número total de horas pelo tempo que ela ficará acesa em um dia. Por exemplo: Se uma lâmpada de LED dura aproximadamente 25.000 horas e você irá ascender ela 5 horas por dia, ela durará 5.000 dias, ou seja, quase 14 anos.

Tipos de lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes foram o primeiro tipo de lâmpada inventada no mundo. O modelo comercializável, que emite uma luz incandescente, foi desenvolvido por Thomas Edison em 1879.

Essas lâmpadas são utilizadas em lustres, pendentes e plafons ou para iluminação decorativa em abajures e arandelas. A luz incandescente é amarelada e super aconchegante, porém emite muito calor e pode tornar os ambientes mais quentes. Os tipos mais comuns são:

  1. Lâmpada incandescente clássica transparente: modelo mais comum, em que à luz sai por todos os lados;
  2. Lâmpada incandescente clássica opaca (branca leitosa): parecida com a transparente, só que o vidro é branco leitoso;
  3. Lâmpada incandescente vela: formato mais alongado, possui a versão transparente à leitosa;
  4. Lâmpada incandescente para forno, fogão e geladeira: utilizadas em eletrodomésticos mais antigos, são conhecidas como lâmpada bolinha;
  5. Lâmpada incandescente espelhada: modelo prateado, muito comum em spots antigos.


Todos nós já tivemos esse tipo de lâmpada em nossas casas ou escolas, mas cada vez mais elas caem desuso porque têm baixa eficiência – só 5% da energia consumida por uma lâmpada incandescente é transformada em luz, todo o restante é transformado em calor.

  • Valor: Baixo custo de compra;
  • Consumo de energia: Alto;
  • Cor: Amarelada, geralmente com 2.700K;
  • Vida útil: Cerca de 1.000 horas.


Apesar de consumir muita energia, essas lâmpadas conseguem deixar ambientes muito aconchegantes, com uma luz amarela e quente. Se a ideia é deixar sua sala de estar dessa maneira, não deixe de conferir esses 14 projetos de iluminação que transformaram a atmosfera de salas de estar.

Tipos de lâmpadas halógenas

Casa Vila do Perpétuo Corredores, halls e escadas modernos por Lanza Arquitetos Moderno
Lanza Arquitetos

Casa Vila do Perpétuo

Lanza Arquitetos

As lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes que possuem um halogêneo (bromo ou iodo) em sua composição. Elas são uma evolução das incandescentes e são muito utilizadas em projetos luminotécnicos nos formatos dicróica, mini-dicróica, palito, AR, PAR e halopin. Além de consumirem menos, elas podem ser dimerizáveis (controle de luminosidade ajustada).

  • Valor: Médio custo de compra;
  • Consumo de energia: Alto, mas inferior às incandescentes comuns;
  • Cor: Amarelada, de 2.700 a 3.200K;
  • Vida útil: De 2.000 a 4.000 horas.


Observação: Quando as lâmpadas halógenas não ligadas diretamente a rede de 110V ou 220V, apresentam baixa eficiência energética (mas ainda maior que as incandescentes). Se forem ligadas em um transformador de 12V, elas possuem alta eficiência energética.

Tipos de lâmpadas fluorescentes

PLAFON NO QUARTO Quartos modernos por Boutique dos Lustres Moderno
Boutique dos Lustres

PLAFON NO QUARTO

Boutique dos Lustres

São as mais conhecidas e durante muito tempo foram as mais indicadas para uso residencial devido ao baixo consumo de energia em relação às incandescentes, elas são de 2 à 4 vezes mais eficientes. São facilmente encontradas no mercado e estão disponíveis em três modelos principais:

  1. Lâmpada fluorescente tubular: a primeira fluorescente disponível no mercado, o tamanhos mais comuns são 60cm e 120cm. É necessário uso de reator externo, que vem sempre dentro da luminária.
  2. Lâmpada fluorescente compacta: possuem as mesmas características das tubulares, mas são os modelos pequenos – espiral, torre, etc.


Inicialmente as lâmpadas fluorescentes possuíam apenas luz fria, mas hoje já existem lâmpadas de fluorescentes com uma luz mais quente e confortável para utilizar em residências.

  • Valor: Baixo custo de compra;
  • Consumo de energia: Baixo;
  • Cor: 3.700 a 6.500K;
  • Vida útil: de 7.500 a 45.000 horas.

Lâmpadas de descarga

As lâmpadas de descarga são utilizadas para iluminar áreas externas grandes, como jardins e espaços de piscina. Existem quatro modelos de lâmpadas de descarga:

  1. Multivapores Metálicos
  2. Vapor de Sódio
  3. Vapor de Mercúrio
  4. Lâmpadas Mistas

Essas lâmpadas demoram de 2 a 15 minutos para acender por completo, possuem ótima eficiência energética, produzem pouco calor e proporcionam uma luz extremamente forte e brilhante.

  • Valor: Alto;
  • Consumo de energia: Baixo considerando a intensidade da luz.
  • Cor: Branca e Branco quente, 3.000 a 6.000K;
  • Vida útil: de 2.000 a 20.000 horas.

Tipos de lâmpadas de LED

Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata Cozinhas campestres por Olaa Arquitetos Campestre
Olaa Arquitetos

Casa de Campo – Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

São as lâmpadas mais modernas e mais ecológicas disponíveis no mercado, devido ao baixo consumo de energia e ao longo tempo de vida útil. Durante muito tempo, foram consideradas caras e com pouco eficiência, já que não produziam tanta luminosidade quanto as lâmpadas fluorescentes e halógenas. Além disso, as lâmpadas de LED criavam uma iluminação muito artificial e quase azul, mas hoje, com o avanço tecnológico, à diferença entre a luz emitida por uma halógena e uma lâmpada de LED é praticamente imperceptível.

Há no mercado diversos tipos de lâmpadas de led para residências, mas elas basicamente são a substituição das lâmpadas antigas tradicionais:

  1. LED dicróica: substitui a lâmpada dicróica halógena;
  2. LED PAR 20: substitui a lâmpada dicróica PAR 20;
  3. Tubulares de LED: substituem as tubulares fluorescentes;
  4. Placas de LED: possui reator interno e superfície de acrílico;
  5. Fita de LED: utilizado em sancas de gesso e em mobiliários, para criar uma iluminação indireta e valorizar no gesso ou em móveis.


Essa cozinha planejada acima, utilizou tanto LED dicróica quanto placas de LED. Confira mais cozinhas planejadas incríveis aqui.

Considerando a grande vida útil e a economia de energia, aliadas às melhorias constantes das lâmpadas e da replicação de várias temperaturas de cor, o único motivo para não utilizar LED é realmente o valor de investimento inicial. Entretanto, vale a pena fazer um comparativo rápido: Uma lâmpada incandescente tem vida útil de aproximadamente 1.000 horas, uma halógena de 2.000 a 4.000 horas, enquanto uma lâmpada de LED dura no mínimo 25.000 horas.

  • Valor: Alto, se comparado com as incandescentes e fluorescentes;
  • Consumo de energia: Baixíssimo;
  • Cor: 3.000 a 6000K;
  • Vida útil: de 25.000 a 100.000 horas.


Esperamos que você tenha gostado das explicações dos tipos de lâmpadas e suas características, e que seja útil para a escolha das lâmpadas adequadas para a sua casa. Se você tiver mais alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com os nossos profissionais especializados em iluminação.

Confira a seguir diferentes tipos de lâmpadas na iluminação residencial

Lareira Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Lareira

homify

Banheiros clássicos por homify Clássico Madeira Efeito de madeira

Living contemporâneo com personalidade Salas de estar modernas por Andréa Spelzon Interiores Moderno
Andréa Spelzon Interiores

Living contemporâneo com personalidade

Andréa Spelzon Interiores

Opção sala de jantar independente - fechamento do painél Salas de jantar modernas por homify Moderno
homify

Opção sala de jantar independente – fechamento do painél

homify

Sala de estar integrada Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de estar integrada

homify

Sala de Estar Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de Estar

homify

Studio por homify Moderno MDF
homify

Studio

homify

Fachada noturna da casa contemporânea por homify Moderno
homify

Fachada noturna da casa contemporânea

homify

Banheiros modernos por homify Moderno

Casa no Clube dos Caçadores -BH Salas de estar modernas por Lanza Arquitetos Moderno
Lanza Arquitetos

Casa no Clube dos Caçadores -BH

Lanza Arquitetos

Quartos modernos por homify Moderno

Casas modernas por homify Moderno

Espaço Gourmet em casa! Varandas, alpendres e terraços rústicos por Andréa Spelzon Interiores Rústico
Andréa Spelzon Interiores

Espaço Gourmet em casa!

Andréa Spelzon Interiores

Hall de Entrada Espaços comerciais industriais por homify Industrial
homify

Hall de Entrada

homify

Projeto de Interiores Comercial | Casa para Festas Locais de eventos modernos por BG arquitetura | Projetos Comerciais Moderno
BG arquitetura | Projetos Comerciais

Projeto de Interiores Comercial | Casa para Festas

BG arquitetura | Projetos Comerciais

Quarto infantil moderno por homify Moderno
Qual lâmpada você pretende utilizar na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!