Tendências Arquitetura 2019: Guia Completo com Fotos e Dicas

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
homify Casas familiares
Loading admin actions …

Com a virada de ano chegando, começa a bater aquela vontade de começar tudo de novo, de limpar a casa, o armário, de renovar e criar. Novos projetos, objetivos e planos. É com este entusiasmo que vamos falar um pouquinho sobre as novidades na arquitetura para o ano de 2019! Aquela reforma ou aquele projeto que você tem em mente, que tal colocar ele em prática neste novo ano? E que tal deixar tudo dentro das mais altas tendências de arquitetura para 2019?

A moda e a arquitetura sempre caminham juntas quando se trata de tendência de cores. Para 2019, e até para 2020 (para os mais ansiosos), surge uma consciência cada vez mais inclusiva, e sustentável. A tendência as e novidades para casas é de que as cores variem entre tons provenientes da natureza: verdes, azuis e terrosos. A paleta entre os tons de cada um desses é enorme, e os usos e forma de aplicação para os mesmos também. Mas calma, a gente te mostra como fazer isto na arquitetura!

Neste livro de ideias vamos mostrar algumas dicas de arquitetura e paisagismo, decoração residencial, design e muito mais, abrangendo as tendências de cores e formas para 2019:

As formas

O orgânico vem junto ao movimento das tonalidades naturais: formas fluidas e sem arestas vem ganhando espaço para 2019. Nada no meio ambiente é quadrado, portanto a nova tendência é seguir o formato natural das coisas, sem cantos ou arestas. É claro que numa construção isto fica difícil de aplicar em um todo, porem que tal ter este tipo de formato em pontos como a piscina ou canteiros? Neste exemplo, a piscina foi feita em formato oval, e ficou bem interessante o contraste de sua forma com a construção de conceito cubista. A ideia não é construir uma residência totalmente curvilínea, e sim aplicar estas formas em certos pontos da casa, podendo ser na fachada, nos canteiros ou elementos no interior desta, com moveis ou decoração.

homify Casas modernas

Esta casa, por exemplo, tem seu paisagismo com formatos orgânicos e bem fluidos. Mesmo a casa tendo um formato mais contemporâneo e reto, a parte externa deixa-a mais leve e suave por suas curvas propositalmente projetadas. O verde tomando conta da escadaria também da um toque muito legal a fachada da casa.

Natureza e Construção

Uma coisa que não sai de moda e que na verdade só se torna cada vez mais tendência: componentes naturais. Materiais como a madeira, pedras, a própria vegetação e cores que remetam ao meio ambiente estão cada vez mais em alta.

Esta casa, por exemplo, brinca com orgânico e geométrico, externo e interno e é composta por diversos elementos naturais. Sua forma é predominantemente de linhas retas e planas, contudo possui formas orgânicas, como os pilares estruturais redondos, por exemplo. A ideia de fazer as portas de correr e abrirem completamente para o externo, o natural, também cria conexão com o nosso bem mais primitivo: a natureza.

Interno se Integra ao Externo

Revestimentos que remetem ao meio ambiente

Revestimentos que mesclam materiais como o concreto, com a madeira, que traz calor para a construção e remete ao natural.

Cores

Uma das colorações que aparece como tendência na paleta de cores para 2019 é o roxo. Vindo como uma variação da grande febre que foi o rosa claro na decoração de 2018, chegou a vez de o roxo aparecer também. Por ser uma coloração mais forte e vibrante, é legal deixa-la para itens menores ou no caso de paredes, áreas não tão grandes, para não carregar demais o ambiente. Pode-se optar por tons mais pastéis ou claros vindos de variações do roxo forte também. Mas a ideia para 2019 é exatamente a de vibrar e celebrar as cores fortes, então não tenha medo de ousar!

Mais uma das cores que está dentro da paleta prevista nas tendências para 2019, o azul, que aqui foi aplicado de forma ousada. Neste tipo de construção, também super em alta, o azul ficou moderno e ao meio de todo este verde pode-se dizer que ficou vibrante, imponente, porem sem exageros. Criou-se até uma impressão, ou seria uma ilusão de ótica entre o azul e o verde, remetendo ao azul do céu, combinado com o verde da vegetação no entorno, ficou genial!Construir com containers, usados ou novos, também é uma grande tendência, não somente para 2019, mas de hoje em diante.

Construir de forma sustentável nunca sai de moda. Aproveitar produtos já existentes, como os containers, reciclar, reutilizar. Este tipo de conceito só cresce e ganha mais espaço em todo o mundo. Entrando no tema sustentabilidade, podem-se estudar muitos: energia solar, telhado jardim, tintas sem química agressiva ou produtos em geral, materiais naturais, compostagem, reutilização de esquadrias, telhas, etc. Este assunto pode ir muito longe, mas que fique entendido neste livro de ideias, que sustentabilidade (da forma que houver) é a grande tendência na área da construção.

homify Casas rústicas fachada

Uma das formas mais fáceis de atualizar e aplicar em uma fachada de uma casa, quando se trata de tempo e investimento, é a pintura. Com a pintura pode-se mudar e renovar com mais frequência e não fica tão trabalhoso ou dispendioso quanto usar materiais como pedras, porcelanatos e afins. Esta casa tem alguns dos elementos tendências na arquitetura 2019: as cores em tons terrosos, e elementos orgânicos circulares na fachada. As cores quentes, combinadas ao verde no entorno remetem muito a ideia de aconchego, e as aberturas circulares deixam as paredes mais leves. Imagine só estes paredões sem as aberturas? Ficaria certamente mais pesado e carregado visualmente.

Estruturas a vista

Mais uma tendência, seguindo a ideia do prático, inclusivo e livre: estrutura aparente. Onde há concreto ou vigas de concreto, mesmo que marcadas pelas fôrmas de obra, deixa-las aparecendo é mais um movimento para 2019. Aqui a intenção é de não esconder com reboco e tinta, o que foi feito em obra, e sim mostrar propositalmente. É uma ideia libertadora e não somente para aplicar com o uso do concreto, mas também com estruturas de iluminação, tubulação, telhado e até teto sem forro. É claro que se deve ter um bom Arquiteto para saber projetar e dosar este estilo, afinal ninguém quer uma casa com cara de que ainda está em obras, certo?  

Por fim, podemos afirmar que assim como a moda, a arquitetura segue tendências que são estudadas mundialmente por grupos especializados, e é definido de acordo com um comportamento que vem surgindo, uma fase ou uma nova consciência. O mundo hoje vive um momento de libertação, de ser o que se é, de empoderamento e isto tudo se reflete tanto na moda quando na arquitetura, que caminham juntos.

Este momento de libertação traz esse conceito das estruturas a vista, como elas são mesmo, sem julgamentos. As cores vibrantes já fazem parte do movimento de empoderamento, e os elementos naturais vêm dessa consciência coletiva que finalmente começa a tomar forma e cada vez mais força no mundo: a sustentabilidade. Vários destes elementos já estão presentes na arquitetura há algum tempo, porem sempre existe uma nova forma de aplica-los, e reinventa-los. O ano novo é o momento perfeito para uma reforma ou a realização de um novo projeto, e é isto que queremos instigar neste livro de ideias: colocar estas novas tendências em pratica! Vamos? 

Qual tendência você mais gosta? Comente aqui!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista