Saiba Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Spot de Luz (+42 Fotos) | homify Saiba Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Spot de Luz (+42 Fotos)

Saiba Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Spot de Luz (+42 Fotos)

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência Cactos ONÇA ARQUITETURA Salas de estar industriais
Loading admin actions …

A iluminação em um projeto arquitetônico é fundamental porque cria não apenas as condições necessárias para que se realizem tarefas e atividades com total bem-estar, como também concorre para destacar elementos e gerar uma dramaticidade na decoração.

Entre os vários produtos voltados à iluminação estão os spots de luz, que podem ser utilizados tanto como spots de luz externos, como os spots de luz para jardim, como spots de luz internos, como por exemplo os spots de luz para banheiro, cozinha, sala de jantar ou sala de estar.

Neste livro de ideias, apresentamos os vários spots de luz disponíveis no mercado, as vantagens e desvantagens deles e, por fim, damos dicas de como iluminar cada ambiente. Confira!

Iluminação e decoração

A iluminação é um elemento essencial em todo e qualquer projeto arquitetônico. Quando bem planejada, ela é responsável não apenas pelo conforto visual necessário nas diferentes atividades praticadas na edificação, como também por efeitos decorativos que tornam os ambientes mais agradáveis, elegantes e interessantes. Entre os produtos voltados para a iluminação de um espaço estão os spots de luz, verdadeiros coringas na decoração que podem ser utilizados tanto dentro quanto fora da casa. Além do seu inegável valor decorativo, os spots têm como diferencial o fato de fornecerem uma luz mais direcionada: eles costumam ser apontados a um determinado ponto do ambiente e/ou da decoração com o objetivo de dar destaque a ele, como por exemplo quadros, esculturas, paredes e mesmo mesas. 

Tipos de spots

Existem diversos tipos e modelos de spot de iluminação, um para cada necessidade e efeito pretendido. Vamos a eles: 

1. Spot de embutir – Este é o spot mais utilizado em tetos de madeira ou gesso, materiais que pedem uma iluminação mais sutil e que deixam o ambiente mais agradável e aconchegante. Se você quer saber qual spot usar na sala, já o encontrou: ele é indicado principalmente para salas de estar, quartos (mas não junto à cabeceira da cama) ou mesmo o hall de entrada. Os spots de embutir também são utilizados em jardins e quintais, onde são colocados no chão para iluminar os caminhos. Neste caso, é importante que eles sejam vedados contra a entrada de água nas partes ligadas à fiação elétrica. 

2. Spot de sobrepor – Este tipo de spot é instalado diretamente no teto, fornecendo uma luz mais direta e focada. Ele oferece a opção de utilizar mais que uma lâmpada na estrutura, podendo cada uma delas ser direcionada para locais diferentes. É um tipo de spot indicado para ambientes que precisam de uma iluminação direcionada, como o escritório, por exemplo.

3. Spot de trilho – Este modelo (spot de luz trilho) consiste em um trilho eletrificado instalado no teto no qual são fixados os spots, de modo que eles possam ser movimentados facilmente e fornecer iluminação a pontos desejados. Esse trilho dá maior mobilidade aos spots e possibilita a mudança de posição das lâmpadas.

4. Spot de LED – Este tipo de spot costuma vir de fábrica com lâmpadas LED, o que o torna bastante econômico. Sua durabilidade é maior do que a dos modelos fluorescentes e, embora mais caro na hora da compra, representa redução na conta de luz no longo prazo. Ele gera uma iluminação mais fria e está disponível em diversas cores. O spot de LED está disponível na versão fixa, na qual apresenta diferentes voltagens (110 V, 220 V e bivolt), e na versão móvel, em que é possível direcionar a luz para posições distintas. Este tipo de spot, que tem longa vida útil e é à prova d’água, é também versátil quanto aos locais em que pode ser utilizado: ele vai bem tanto em ambientes internos quanto externos, como jardins, beira de piscinas e quadras esportivas.

5. Spot de móvel – Este tipo de spot de luz é feito exclusivamente para a utilização em móveis, nos quais ele transmite uma iluminação direcionada, sutil e agradável. Um exemplo são prateleiras e estantes.

Vantagens e desvantagens dos spots

Decora Lider Campinas - Lounge e jantar Lider Interiores Salas de jantar modernas
Lider Interiores

Decora Lider Campinas – Lounge e jantar

Lider Interiores

 Vantagens 

  1. Posição dos spots – Como eles são pequenos, existem muitas opções de posicionamento, as quais vão criar variados efeitos de iluminação. Esses efeitos devem ser definidos pelo arquiteto ou designer de interiores dentro de um projeto de luminotécnica. 
  2. Variedade de spots – Os spots estão disponíveis em uma grande variedade de cores, formatos, materiais, acabamentos, tamanhos e tipos de lâmpadas. Outra vantagem deles é que podem ser fixos ou móveis, o que cria possibilidades importantes para a decoração. 
  3. Versatilidade na decoração – Além de poderem substituir luminárias em certos casos, os spots permitem que se dê destaque a uma peça decorativa, como um quadro ou uma escultura, e possibilitam não apenas uma complementação à iluminação principal, como também pode criar uma decoração mais dramática. 
  4. Preço – Unitariamente, o preço do spot é bastante razoável, mas lembre-se de que um projeto de luminotécnica vai utilizar uma certa quantidade deles. Por isso, convém não exagerar: peça a orientação de um profissional.

Residencia Condomínio Villa Benvenutti Claudia Pereira Arquitetura Cozinhas clássicas Branco
Claudia Pereira Arquitetura

Residencia Condomínio Villa Benvenutti

Claudia Pereira Arquitetura

Desvantagens 

1. Quantidade de iluminação – Como já dissemos, um projeto de luminotécnica vai exigir um determinado número de spots. Evite exagerar na quantidade deles, pois o excesso pode ser prejudicial e afetar a harmonia do ambiente. 

2. Precisão dos spots fixos – A instalação dos spots fixos exige precisão, pois dela depende que a área desejada seja atingida pela iluminação da forma correta. 

3. Posicionamento dos spots – A instalação de pontos de luz em um determinado ambiente pode exigir a criação de um forro de gesso, o que significa mais gastos. É preciso ponderar a relação custo-benefício. 

4. Preço da iluminação – A quantidade de spots pode encarecer a conta de luz, portanto o ideal é optar por lâmpadas mais econômicas, como a LED.

Iluminação dos ambientes

A iluminação dos ambientes exige alguns cuidados que acabaram se tornando algumas regras. Em relação ao uso dos spots, já vimos que eles são ideais para criar uma luz mais direcionada a algum ponto da decoração, como um objeto, quadro ou estante. O uso desse tipo de luz precisa ser bem pensado e instalado de forma a não ofuscar a visão das pessoas que usufruírem do ambiente. É importante lembrar que os spots não são indicados para ambientes em que uma luz difusa é necessária, uma vez que eles utilizam lâmpadas de foco.

Para se obter uma boa iluminação, os spots devem ser usados em harmonia com o espaço: devem ser evitados quando há um pé-direito alto e, do mesmo modo, deve-se evitar forrar o teto com eles. Os spots são indicados apenas para uma iluminação de foco direcionado, portanto eles devem se restringir ao necessário e ser complementados com abajures e luminárias de piso.

Vejamos como iluminar os diferentes ambientes: 

1. Sala de estar – Este ambiente pede uma iluminação mais suave, pontuando as mesas de centro e laterais, mas sem deixar a área de circulação escura. Pode-se usar um dimmer para controlar a intensidade de luz e investir na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso. É importante evitar de colocar pontos de luz acima do sofá, das poltronas ou dos pufes, pois eles podem incomodar as pessoas que se sentarem embaixo desses focos de luz. 

2. Sala de jantar – A mesa de jantar pede uma boa iluminação, portanto aqui vai bem um lustre. Nas mesas retangulares muito compridas, pode ser necessária a instalação de pontos de luz auxiliares nas laterais, já que o lustre tem foco no centro da mesa. 

3. Cozinha – A iluminação deste ambiente precisa ser geral, eficiente e bem clara, podendo se optar por luz branca, que é intensa. As bancadas de trabalho devem ser bem iluminadas, o que significa que pontos de luz com foco podem ser acrescentadas, assim como fitas de LED embaixo dos armários. 

4. Quarto – Este ambiente pede uma iluminação suave, portanto deve-se evitar lançar luz na cabeceira da cama. O ambiente pede pontos indiretos, como abajures nos criados-mudos. O dimmer também é uma boa ideia para controlar a intensidade de luz. 

5. Banheiro – No banheiro, a iluminação deve prever uma luz geral e outra no local onde estiver o espelho. Esta luz próxima ao espelho deve ser difusa ou indireta para que o rosto fique iluminado de maneira uniforme e sem sombras. Uma possibilidade é usar duas arandelas nas laterais do espelho.

Fotos de cozinhas com spots de luz

Cozinha integrada homify Cozinhas modernas
homify

Cozinha integrada

homify

Cozinha integrada homify Cozinhas modernas
homify

Cozinha integrada

homify

Iluminação de banheiros com diferentes tipos de spot

Apartamento Av. Beira Mar RI Arquitetura Banheiros modernos
RI Arquitetura

Apartamento Av. Beira Mar

RI Arquitetura

Spots de luz para iluminação de salas de estar

Living contemporâneo com personalidade Andréa Spelzon Interiores Salas de estar modernas
Andréa Spelzon Interiores

Living contemporâneo com personalidade

Andréa Spelzon Interiores

Apto. Cond. Parque das Ilhas - Projeto em Fortaleza RI Arquitetura Salas de estar modernas
RI Arquitetura

Apto. Cond. Parque das Ilhas – Projeto em Fortaleza

RI Arquitetura

sala de estar clean homify Salas de estar escandinavas Branco
homify

sala de estar clean

homify

Apartamento por Arquiteto em Fortaleza RI Arquitetura Salas de estar modernas
RI Arquitetura

Apartamento por Arquiteto em Fortaleza

RI Arquitetura

Sala de estar e TV homify Salas de estar rústicas
homify

Sala de estar e TV

homify

Spots de luz em salas de jantar

Salão de festas Studio² Salas de jantar modernas
Studio²

Salão de festas

Studio²

Corredores, escadas e halls de entrada com diferentes tipos de spot

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design Corredores, halls e escadas modernos
Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba

Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

Entrada social homify Corredores, halls e escadas modernos
homify

Entrada social

homify

Recepção Studio² Corredores, halls e escadas modernos
Studio²

Recepção

Studio²

Casa Vila do Perpétuo Lanza Arquitetos Corredores, halls e escadas modernos
Lanza Arquitetos

Casa Vila do Perpétuo

Lanza Arquitetos

Sorveteria de Luxo Gelato Boutique STUDIO CAMILA VALENTINI Corredores, halls e escadas clássicos
STUDIO CAMILA VALENTINI

Sorveteria de Luxo Gelato Boutique

STUDIO CAMILA VALENTINI

Trilho de iluminação para sala integrada

Sala e Cozinha Integradas em um Apartamento Pequeno Estilo Industrial Mirá Arquitetura Salas de estar industriais Tijolo Cinza
Mirá Arquitetura

Sala e Cozinha Integradas em um Apartamento Pequeno Estilo Industrial

Mirá Arquitetura

Nesse projeto, o trilho de iluminação preto combina com a decoração do sofá e balcão da pia, criando um espaço moderno que contrasta com as faixas de tijolinhos ao fundo.

O trilho de luz tem como principal vantagem a fácil instalação e o direcionamento das lâmpadas para os locais mais necessários, evitando pontos de luz ou até mesmo evidenciando peças artísticas. Sem dúvidas, é uma ótima alternativa perfeita para a sala de jantar.


Spot de LED moderno para sala incrível

Nesse projeto sensacional, temos a iluminação com spot de LED em um desenho moderno e muito interessante. A composição alinhada e centralizada no desenho do gesso faz com que o projeto fique ainda mais lindo.

A decoração da sala sofisticada esbanja conforto. A predominância do cinza com o painel preto e o piso de madeira são puro aconchego. A divisão entre ambientes tem no concreto aparente um toque de forte personalidade. Para quem está procurando por decoração com spot de LED, esse é um exemplo impecável.

Quer saber o orçamento para um projeto assim? Fale com nossos arquitetos de interiores que atendem online!


Spot iluminação e + 14 projetos de iluminação para a sala de estar

Apartamento Jardim Oceânico homify Salas de estar modernas
homify

Apartamento Jardim Oceânico

homify

Se você gostou dessa lista que criamos sobre os diferentes tipos de spot iluminação, vai adorar também o próximo artigo que preparamos: confira estes 14 projetos de iluminação para a sala de estar e mude completamente a atmosfera da sua casa.

5 ideias de casas ecológicas sem gastar muito dinheiro
Arrow navigation 3b3136b1
Você gosta da decoração com spots?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!