Qual sofá poderia ser a estrela da sua sala de estar?

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O sofá é o ponto focal da sala de estar e, por isso mesmo, precisa ser escolhido a dedo, levando em conta o estilo do ambiente, o mobiliário, as cores predominantes, entre outros fatores.

A princípio, um sofá deve ser confortável e aconchegante para bem receber os visitantes ou acomodar o pessoal de casa. Mas beleza, originalidade, design, texturas, tudo isso ganha pontos para uma sala de estar cheia de personalidade.

O sofá é uma peça de mobiliário extremamente versátil, que pode se apresentar em variadas formas, cores, texturas e dimensões. Sempre vai haver um sofá especial que caiba na sua sala ou para as mais variadas composições com outros sofás e poltronas.

A seleção a seguir busca exemplos diferentes e inusitados para inspirá-lo a apostar no novo (ou no antigo revisitado). Aproveite bem as dicas e renove sua sala de estar!

Estilo retrô

Esse jogo de sofás verdes dessa sala de estar apresentam encostos em capitonê, estofado em camurça, linhas retas e pés discretos. O modelo retrô compõe harmoniosamente com a parede marrom coberta de quadrinhos e espelhos, assim como a mesa de centro em madeira e com pés de palito. As cores terrosas predominantes – verde, marrom e bege – ganham vida e alegria com as almofadas em cores vibrantes e padrões clássicos como listras. O efeito é do tipo casa da vovó, que é bem simpático e descontraído.

Com uma cor surpreendente

Salas de estar industriais por Euro-Parkett OHG
Euro-Parkett OHG

Eiche geräuchert Fineline

Euro-Parkett OHG

Moderníssimo, este sofá com estrutura em metal e linhas assimétricas apresenta assento em um lindo tom de lilás, com o qual combinam as almofadas, e encosto em branco. O contraste da cor lilás com o piso de madeira escura realça ainda mais o design do sofá e sua cor inesperada. A mesa de centro em vidro compõe perfeitamente com o sofá, dando leveza ao ambiente. Perfeito para uma sala de estar despojada, mas com a dose certa de sofisticação. 

Com padrão interessante

Salas de estar ecléticas por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Außergewöhnliche Sitzecke im Retro-Style

Baltic Design Shop

Nesta sala de estar eclética, o sofá de três lugares é confortável e se destaca pelo padrão do tecido, que imita pele de zebra. Ele faz uma composição criativa com as duas poltronas em madeira com estofado rosa e com a poltrona azul com design inovador. O tapete amarelo e as almofadas coloridas acrescentam calor e vida ao ambiente, que conta ainda com uma mesa de centro em metal e vidro com design moderno. É um sofá para quem gosta de extravagância e exuberância, marcas dessa sala de estar por excelência.

Estilo moderno

Apto. Rio de Janeiro: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. Rio de Janeiro

RSRG Arquitetos

No projeto de RSRG Arquitetos para esta ampla sala de estar, o sofá arredondado e encosto baixo, igualmente arredondado, tem um estilo moderno e sofisticado, a despeito de suas linhas simples, puras e pouco convencionais. O tom abacate da peça também é muito original e se destaca no belo piso em madeira. O sofá preenche um canto da sala, propiciando mais um ponto para descanso no ambiente. O visual é limpo e convidativo, chamando para uma pausa no trajeto através da sala enorme. Perfeito como sofá auxiliar em ambientes muito grandes.

Ousado

Salas de estar ecléticas por Urban ART Berlin
Urban ART Berlin

BANKSY BALLON GIRL Streetart Wandtattoo

Urban ART Berlin

Nesta sala de estar em estilo eclético, o sofá vermelho cereja tem forma inusitada, brincando com a ideia de sofá de canto. O resultado é um efeito de ótica, que prevalece sobre a total usabilidade da peça. O sofá compõe um conjunto bem-humorado com a pintura mural em negro, que reproduz a famosa garota dos balões do artista Banksy, nome expressivo da street art. O sofá, que mescla linhas retas e arredondadas, além de capitonê no encosto, encontra seu público entre os artistas e pessoas ousadas, que gostam da ideia de desconstruir a utilidade do objeto em prol de uma nova e trasnsgressora perspectiva estética da decoração de interiores.

Estilo minimalista

Apto. Joaquim: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. Joaquim

RSRG Arquitetos

Inspirada no estilo minimalista, esta sala de estar investe no branco como cor básica, que é rompida pela parede em azul puro, contra a qual se encontra um sofá que representa bem o estilo. Totalmente branco, sem detalhes aparentes, tanto o encosto quanto o assento têm linhas curvas e puras, com um design simples, mas elegante. As poltronas amarelas arredondadas fazem um contraponto delicado com o sofá. Poucas peças em madeira, como a mesa lateral e a de centro, e o piso no mesmo material proporcionam o aconchego que geralmente corre-se o risco de faltar em ambientes minimalistas. O contraste do branco do sofá com a parede azul remete imediatamente ao céu e imprime leveza e claridade a todo o ambiente.

Estofado convidativo

Em um ambiente totalmente despojado, marcado pelo pé-direito alto e pela mistura de materiais na estrutura (alvenaria, tijolo, concreto) que se contrapõem ao aconchego do piso em madeira de tom avermelhado, o conjunto de sofá e poltronas dão o toque de intimidade e conforto. A cor vermelha do sofá e das poltronas, aliada ao estofado em veludo, tornam o espaço convidativo. As formas arredondadas das peças também acentuam o efeito acolhedor do conjunto. As barras em fios trançados na cor bege cobrem os pés do sofá e das poltronas e dão um ar mais clássico a essas peças. A composição é delicada e enxuta, evocando um estilo minimalista na decoração e, ao mesmo tempo, industrial na estrutura da sala. 

Bicolor

Apartamento Brasilia: Salas de estar modernas por LAB606
LAB606

Apartamento Brasilia

LAB606

A versatilidade do sofá é flagrante quando nos deparamos em modelos bicolores, como os sofás da imagem acima. Em linhas retas e modernas, esses sofás se destacam pela combinação acertada do cinza da estrutura em concreto e o rosa dos estofados firmes e confortáveis. A combinação de cores é, ao mesmo tempo, incomum e delicada, criando um ambiente suave, mas com alguma vibração. O piso de tacos em madeira realça o conjunto de sofás, que é complementado por uma mesa de centro arredondada em estilo vintage e por uma mesa de canto discreta, moldada na própria estrutura dos sofás. Paredes nuas e flores delicadas enfatizam ainda mais a presença dos sofás, tornando-os o ponto focal do ambiente. Para outras dicas sobre sofás, leia este artigo.

Qual sofá você gostaria de ter na sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!