Casa tropical estonteante

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
homify Salas de estar minimalistas
Loading admin actions …

“Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim”. Estes versos exaltam duas coisas das quais todo brasiliense e todo visitante se orgulha de apreciar em Brasília, o céu e a arquitetura. Apesar dos escândalos políticos, estes dois patrimônios de Brasília jamais perderão o seu brilho e a sua relevância. Quem vislumbra o céu da cidade e os seus 

Homify apresenta hoje uma casa tropical simplesmente estonteante, localizada em Brasília e projetada pelo arquiteto Carlos Bratke. Denominada Residência LB, a casa possui 1.200 m² de área construída e conta com uma ampla área social, cinco suítes, área de lazer completa e subsolo com garagem para nove carros. A sua arquitetura é uma homenagem à arquitetura moderna, tão celebrada e evidenciada nos palácios e edifícios institucionais projetados por Oscar Niemeyer, dialogando assim com o contexto da cidade. 

Curioso para desvendar todos os encantos e toda a beleza hipnotizante desta casa moderna e suntuosa? Então confira a seguir todos os ângulos e todos os detalhes desta casa moderna e monumental, que esbanja personalidade e elegância em suas linhas retas, em seus planos transparentes e em seus ambientes cheios de luz e abertos para o entorno. As imagens são de autoria da fotógrafa Joana França, que captou com esperteza o que esta casa tem de mais belo e encantador.

Fachada principal

homify Casas minimalistas

A fachada da residência é marcada pelo volume único de forma retangular que compõe o edifício de aparência assimétrica e moderna. O volume alterna transparência e opacidade, cheios e vazios. A monumentalidade do edifício é realçada pelos amplos planos de vidro da fachada, que evidenciam o pé-direito duplo do living room.

Os jardins tropicais com palmeiras de pequeno e médio porte compõem o projeto paisagístico concebido em harmonia com o projeto arquitetônico.  

Detalhe: painel de azulejos

homify Casas minimalistas

Para realçar ainda mais os contornos do edifício e sua forma escultural, a garagem foi situada no subsolo, liberando, portanto, as vistas para a composição arquitetônica. Um dos destaques da fachada é o painel de azulejos na cor azul e branco, que dão um toque de cor e uma identidade única e personalizada ao edifício. Esta solução é também um recurso tradicional, que encontramos em outros palácios de Brasília, nos quais Niemeyer convidava artistas plásticos para ornamentar os edifícios com seus murais de azulejos.

Fachada posterior

homify Casas minimalistas

A fachada posterior expressa a mesma monumentalidade, elegância e beleza da fachada frontal. Contudo, notamos que a transparência e as aberturas foram intensificadas, de modo a proporcionar uma maior integração entre os espaços internos e os espaços externos, principalmente a área de lazer situada na parte posterior do terreno.

Especialmente em Brasília, devido ao calor rigoroso, o uso de amplas aberturas favorece principalmente a ventilação natural. É importante notar que os planos de vidro se encontram recuados em relação ao plano da cobertura, que protegem os planos de vidro da incidência dos raios solares e do aquecimento.    

Entrada principal

homify Casas minimalistas

Apesar da monumentalidade do edifício, a porta de entrada caracteriza-se pela sua escala humana. O que a difere porém é a sua composição cromática. A porta da entrada principal é composta de uma retícula quadrangular de vitrais coloridos, que criam um efeito cromático e visual surpreendentes vistos do interior da residência.

Living room

homify Salas de estar minimalistas

Os espaços sociais da residência estão todos integrados e abrem-se tanto para a parte frontal como para a parte posterior do terreno. O pé-direito duplo do living room, fechado por generosos planos envidraçados, realça a monumentalidade e a presença marcante da luz natural.

O projeto de interiores prioriza o requinte do mobiliário, as cores neutras e principalmente a integração dos espaços internos com os espaços externos, criando uma sensação de fusão entre amos espaços e descortinando vistas agradáveis e exuberantes.

Projeto de interiores

homify Salas de estar minimalistas

A brancura predominante do ambiente denota o seu estilo minimalista. Venezianas do tipo blackout funcionam como brise, protegendo o living room da insolação e garantindo maior privacidade ao ambiente. O mobiliário do living room combina peças contemporâneas, como os sofás de cor branca e peças clássicas do design, como as poltronas Diz, desenhadas pelo designer brasileiro Sérgio Rodrigues, feitas de madeira de lei, que dão um charme e personalidade ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Sala de jantar

homify Salas de jantar minimalistas

A sala de jantar também aposta no estilo minimalista, expressando o máximo de requinte e elegância através do mínimo de meios. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de design espetacular e futurista, desenhada por Guilherme Torres, com acabamento em laca branca e de cadeiras de madeira, assinadas por Sergio Rodrigues, além de um aparador de madeira fixo à parede, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente.

Cozinha

homify Cozinhas minimalistas

A cozinha é mais um ambiente fascinante nesta casa. A cozinha conta com uma estante embutida com portas de vidro jateado, com armários planejados feitos de madeira, nos quais os eletrodomésticos se encaixam, com destaque para as três geladeiras de cor azul celeste e dois fornos de inox, além da bancada em forma de ilha, que agrega funcionalidade e sofisticação ao ambiente, cujo piso de porcelanato também agrega praticidade e elegância.

Gosta de apreciar projetos de cozinhas modernas? Que tal conferir dez projetos magníficos de cozinhas com ilhas? Basta clicar aqui.

Área de lazer

homify Varandas, alpendres e terraços minimalistas

A residência possui cinco suítes, todas situadas no pavimento superior e voltadas para a parte posterior do terreno, com acesso à sacada privativa e vista para o jardim. Os quartos são fechados com portas venezianas de madeira. O volume dos dormitórios projeta-se em balanço servindo de proteção para o espaço utilizado como varanda e terraço.

Piscina

homify Piscinas minimalistas

Além do amplo terraço, situado sob a projeção do volume dos dormitórios, a área de lazer da residência conta ainda com um jardim tropical e uma piscina inacreditável. Não à toa todos os espaços estão voltados para a parte posterior do terreno, desfrutando da vista privilegiada do jardim e da piscina. Aqui, os moradores podem curtir na companhia de amigos e familiares os dias ensolarados de Brasília. Notou o detalhe do corrimão? O corrimão de aço escovado mergulha elegantemente na piscina.

O que você achou deste projeto modernista?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista