Como Fazer o Quarto para Menino e Menina Juntos: 8 Ideias e Dicas

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
Concept Baby, Espaço do Traço arquitetura Espaço do Traço arquitetura Quarto infantil moderno
Loading admin actions …

Elaborar um quarto para menina e menino é inegavelmente um desafio. Um quarto de menino pode ter uma linguagem somente dele, de sua personalidade, suas preferências e gostos. Já um quarto de menina, igualmente pode ter suas particularidades. Agora, unir os dois em um só ambiente? Isto ate parece uma missão impossível! Mas não se preocupe, a gente te ajuda.

Para o melhor resultado possível, procure entender as necessidades dos pequenos, suas preferencias e gostos. Todo ambiente planejado precisa imprimir a personalidade de seus usuários, e neste caso especifico é desafiador sim, mas impossível, jamais! Veja a seguir algumas ideias para te inspirar na missão quarto menino e menina!

1. Quarto para menino e menina juntos

De uma forma geral, meninos e meninas tem energia de sobra, então soluções estimulantes são sempre bem vindas. Por outro lado, eles também precisam que seu quarto seja acolhedor, para dar aquela forca na hora de sossegar e dormir. A madeira, muito presente neste projeto da Espaço do traço Arquitetura, traz o aconchego necessário para acalmar a criança. Ao mesmo tempo possui elementos para estimular as mesmas, como este lindíssimo balanço. O tapete tem desenhado um jogo conhecido como amarelinha, igualmente estimulante e interessante. Tons de verde aparecem aqui também, que ornam muito bem com os formatos de arvore ao fundo. Todo o projeto esta muito integrado e bem decorado.  

2. Cores para quarto de menino e menina

Rosa para meninas e azul para meninos? Este quarto, possui cores para quarto de menino e menina bem definidos: rosa para a menina, e azul para o menino. Mas afinal, por que estas cores? Claro que ninguém ‘e obrigado a seguir alguma padronagem de cor, para decorar um quarto de acordo com o sexo de uma criança. Estas escolhas de rosa e azul foram definidas pelo mundo do marketing em meados dos anos 80. Por outro lado, sua função na cromoterapia é bem definida e interessante: o azul tem propriedades calmantes, perfeitas para meninos, que geralmente são mais elétricos que meninas. Já o rosa, tem benefícios energéticos, ou seja, eles induzem forca, energia e vitalidade, perfeito para estimular o empoderamento das meninas desde cedo.

3. Quarto pequeno para menino e menina

Uma boa solução para um quarto pequeno, é ter uma bicama, ou beliche. Estas opções nem sempre são as mais confortáveis, mas por outro lado o quartinho ganha um espaço extra para brincadeiras. Quando se tem limite de área, é importante resolver questões de acesso, circulação e espaço de armazenamento. Este quarto, composto de cores vibrantes, tem um toque que o faz ser ao mesmo tempo acolhedor. Por conta do piso de madeira e seus elementos têxteis, demonstra um belo exemplo de um quarto sem gênero, mas claramente infantil. A bicama é toda especial, pois além de ter dois colchões, tem gavetas, maximizando ainda mais o aproveitamento do móvel. Além disso, com a cama assim, fechada, as crianças tem espaço de sobra para brincar.

Ficou com gostinho de quero mais? Confira 23 ideias maravilhosas para quartos pequenos.


4. Decoração para quarto de menino e menina

A decoração perfeita para um quarto infantil ‘e aquela que também se torna útil. Um Poster, como este mapa-múndi, além de ser super charmoso, torna-se educativo para crianças em idade escolar. Os moveis com coloração verde e o amadeirado também, conciliam decoração com utilidade. Muito espaço de armazenamento deve ser incluído em qualquer quarto infantil. As cores podem ser escolhidas através de técnicas de cromoterapia, para auxiliar em alguns pontos que as crianças precisem, ou simplesmente optar pelas escolhas feitas por elas mesmo, mas com coerência é claro. É interessante que a criança sinta que fez parte da criação de seu próprio quarto, nesta idade escolar. Não tente forcar uma decoração apenas pela estética, se ela não tiver nada a ver com os pequenos. Lembre-se que eles precisam se sentir felizes e confortáveis em seu espaço.

Quarto infantil e bebê juntos

E quando temos que criar a decoração para um quarto infantil e bebê juntos? Só de pensar já parece um desafio e tanto, mas assim como falamos anteriormente, o ideal é apostar por uma decoração útil e que tenha um apelo atemporal. Se o irmão ou irmã mais velho tiver idade suficiente, uma boa opção é pedir para que ele participe na escolha do tema da decoração, por exemplo. Se não quer arriscar muito, também é possível oferecer opções de decoração que você mais gosta para que o pequeno escolha entre elas. Pense que a decoração de um quarto infantil e bebê não precisa estar tão focada no bebê, uma vez que essa fase passa rápido e quando você menos esperar já será um quarto infantil, um quarto para menino e menina. Escolher móveis versáteis é uma das nossas recomendações. Escolha um berço que possa ser transformado em cama baixa para os primeiros anos do bebê, ou uma cômoda que com um adaptador sirva de trocador enquanto o bebê ainda é pequeno.

5. Quarto dividido para menino e menina

A ideia de ter um mezanino no quarto para menino e menina é muito interessante. Pode ser feito pela própria marcenaria contratada, sob medida para o espaço que for planejado. Uma questão importante para estes casos é ter um pé direito livre de pelo menos 3 metros, para ficar confortável e coerente. O uso das cores aqui neste projeto também está incríveis. Tons neutros contrastam com o alegre amarelo, aplicado em apenas alguns toques têxteis. Uma excelente dica também em usar a cor desta forma é que, caso enjoe, é fácil trocar por outra. O espaço abaixo do mezanino está muito bem aproveitado com nichos e um pequeno sofá, ideal para a criança fazer uma leitura.

6. Papel de parede para quarto de menina e menino

Papéis de parede podem ser escolhidos de acordo com a faixa etária da criança, ou simplesmente pode-se optar por algo mais atemporal, mas que preferencialmente remeta à ideia de quarto infantil. Papéis de parede com formas geométricas são sempre uma boa pedida. Este exemplo, mesmo com padrão preto e branco, é alegre e divertido. Tons neutros facilitam a escolha e também não enjoam tão facilmente.  

8. Beliche no quarto da menina e menino

Os beliches não precisam ser necessariamente, uma cama disposta em cima da outra, alinhadamente. Como este quarto infantil demonstra, colocar as camas em ângulo também funciona, e muito bem! A parte de baixo da cama superior foi aproveitada para fazer uma pequena escrivaninha, e alguns nichos. Posicionar um espelho no quarto também ajuda a dar a ilusão de que o espaço é maior do que realmente é. Os tons neutros e pastéis, também deixam o quarto já decorado para menino e menina.  


Para finalizar este livro de ideias, vale lembrar: quem são estas crianças? Qual sua faixa etária? Suas necessidades especificas? Deixamos aqui algumas dicas de como harmonizar um espaço para duas crianças: menino e menina. Porém lembre sempre de analisar bem a personalidade de cada um. Para o melhor resultado deste tipo de cômodo, um quarto infantil planejado seria a melhor opção. Consulte um profissional para ajudar no aproveitamento máximo de área para brincar, estudar, dormir e cair de amores pela decoração planejada. Não é assim tão simples montar um quarto para menino e menina, porém, não é impossível! Esperamos ter ajudado com este livro de ideias cheinho de inspirações. E aí, curtiu?

7. Decoração lúdica

Incluir elementos divertidos e interativos para a criança é essencial. Aproveitar a decoração de quarto infantil lúdica, é materializar aquilo que poderia ser somente fruto da imaginação de uma criança. O tapete em formato de nuvem, junto com o papel de parede com chuvinha, podem ser muito estimulantes e ao mesmo tempo acolhedores. E qual criança não ama uma cabana? As cores aqui também, neutras tanto para um menino quanto uma menina.

Qual é a sua escolha? O que mais te inspirou? Conta pra gente!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista