Home Office no Quarto: 35 Projetos Maravilhosos e Dicas Práticas

Apartamento DIV, 285au 285au Quartos modernos
Loading admin actions …

Atualmente é muito comum ter um escritório em casa, muitas construtoras inclusive já lançam novos empreendimentos com plantas que incluem um ambiente ou um espaço dedicado para este uso: um home office. Entretanto, se você precisa ter um escritório em casa e não dispõe de muito espaço, ter um home office no quarto pode ser uma ótima alternativa. Já pensou nisso? 

Selecionamos 35 projetos maravilhosos para te inspirar e dar dicas de como montar um home office no quarto. Parece uma tarefa simples, mas é importante que você pense em todos os detalhes e medidas para não prejudicar o espaço de circulação do quarto, e também para que o seu tempo de trabalho seja de qualidade, confortável e prático. Ambientes com uso híbrido (ou seja, com dois ou mais usos) são uma tendência, mas precisam ser bem planejados para garantir o conforto e funcionalidade. Designers e decoradores podem te ajudar com um projeto e ideias de home office no quarto. 

1. Planeje os móveis de acordo com as suas atividades

É fundamental que antes de montar o seu home office no quarto você liste todas as tarefas e atividades que vai realizar neste espaço, e que avalie o espaço de apoio e armazenamento que vai precisar. Com base nisso ficará mais fácil dimensionar e comprar os móveis. Neste quarto a solução foi criar um móvel aéreo com portas e usar gaveteiros soltos (ótimos para guardar documentos). Avalie também se você não precisa de gavetas com chave para documentos importantes e confidenciais.

2. Altura ideal da bancada

A altura ideal de uma mesa de trabalho para home office no quarto varia entre 75cm e 80cm.

3. Posição ideal da escrivaninha

Dependendo da sua profissão e das atividades que você desenvolve, pode ser interessante posicionar a escrivaninha embaixo da janela para receber bastante luz natural. Caso você seja ilustrador, artista, ou artesão, essa dica pode ser valiosa para você. Além disso, a bancada posicionada abaixo da janela permite o contato com a rua e, especialmente para quem for trabalhar o dia todo neste espaço, é também um ponto de descompressão.

4. Profundidade e largura ideal da bancada

O ideal é que a bancada tenha pelo menos um 1,00m de comprimento e 50cm de profundidade. Assim você consegue usar o notebook com conforto, apoiar uma luminária, e organizar seus materiais de trabalho.

5. Avalie a necessidade de ter um móvel de apoio

Algumas pessoas usam o home office no quarto por poucas horas e nem todos os dias da semana, pois seguem com um espaço fixo de trabalho em outro local. Nessas situações, geralmente não é necessário muito espaço de apoio e armazenamento de materiais e documentos. Entretanto, se você decidir levar o seu escritório para o quarto de vez, é interessante pensar em móveis e nichos de apoio para guardar tudo que você precisa.

6. Criado mudo como segundo apoio

7. Cadeira para home office: como escolher

É importante que você faça um breve cálculo de quantas horas vai usar a cadeira e quais atividades você vai desenvolver na bancada, para que você possa identificar o modelo de cadeira ideal para você. Um critério básico: é importante que ela seja confortável.

Se a sua bancada for grande e você for usar o espaço diariamente para trabalhar por longos períodos de tempo, é indicado que a cadeira tenha rodinhas. Os braços da cadeira também ajudam a trazer mais conforto, e são uma escolha bem pessoal. Caso essa for a sua opção, fique atento à relação entre a altura do braço da cadeira e a altura mais baixa da bancada, para garantir ergonomia e funcionalidade. Existem opções no mercado que permitem regular a altura do braço da cadeira.


8. Bancada de canto: uma solução para quem tem pouco espaço

Uma excelente solução de mesa de estudo para quarto pequeno é utilizá-la no canto do ambiente. É provável que ela não seja muito espaçosa, mas para responder emails e realizar pequenas atividades no dia a dia, é perfeita! Se você optar por um home office no quarto de canto, lembre-se de escolher uma cadeira um pouco menor para que ela não seja uma barreira na circulação do quarto.

9. Bancada e prateleiras de vidro

Este home office no quarto de canto também apostou em uma bancada de vidro. O vidro é um material interessante porque traz muito mais leveza ao ambiente, devido à sua transparência, além de ser um material prático para limpar.

10. Pense nas tomadas

Este home office no quarto super feminino, com linhas retas e o aconchego da madeira, ficou incrível e funcional. Além da bancada e do apoio lateral, os gavetões e o nicho para a impressora tornam o espaço ainda mais prático e organizado.

Caso você tenha uma impressora no seu home office no quarto, lembre-se de deixá-la próxima de uma tomada ou, em caso de móveis planejados, passe a fiação por trás do móvel para que você possa ligar o seu computador e todos os equipamentos.

11. Invista na iluminação

É importante que o seu quarto tenha uma luz indireta e com tom mais quente, mas a luz indicada para estimular a produtividade no trabalho é justamente o contrário: uma luz neutra e direta. Este home office no quarto de solteiro investiu na iluminação para criar cenas diferentes, e isso faz toda a diferença em um ambiente com dois usos. A luz da cabeceira criou uma cena mais aconchegante, enquanto a iluminação embutida no forro, proporciona um ambiente mais claro e desperto.

12. Divisória para proporcionar privacidade e aconchego

Essa é a solução ideal para um home office no quarto moderno! Se você tiver espaço, vale muito a pena investir em uma divisória entre esses dois ambientes. Não precisa ser algo totalmente fechado e pesado. Neste quarto a divisória não vai até o teto e fica solta no meio do quarto, e de quebra ainda serve como painel para a TV. Caso opte por essa solução, lembre-se de que são necessários pontos de energia no piso para ligar a TV e os demais equipamentos.  

13. Modernidade e estilo: divisória vazada

Estes móveis para home office criaram uma divisão entre o closet e o ambiente de trabalho, que deixou o quarto com um ar moderno e despojado. Especialmente em quartos pequenos, é importante pensar em elementos vazados que proporcionem uma sensação de amplitude e leveza.

14. Bancada multifuncional para home office no quarto com tv

Este quarto de casal é uma excelente inspiração para quem não tem muito espaço, mas faz questão de ter uma bancada de home office no quarto, uma escrivaninha e uma TV, sem esquecer do armário, claro! Como conciliar tudo isso? Use a bancada para trabalhar e também como penteadeira, e posicione TV logo acima dela. Outra dica é utilizar uma parte do espaço abaixo da bancada para pequenas gavetas, que servem para guardar papéis, canetas, ou maquiagem. 

Temos outras 15 ideias ideias para você colocar a televisão no quarto e deixá-lo lindo.

15. Mesa de estudo para quarto pequeno

16. Bancada com base de cavaletes

Para quem gosta de soluções práticas e de colocar a mão na massa, vale anotar essa ideia: os pés da bancada de trabalho podem ser feitas a partir de dois cavaletes. A base pode assumir a cor que você quiser, e o tampo geralmente é de MDF ou de vidro. Existe ainda a possibilidade de usar uma porta antiga como tampo. Uma excelente dica para quem gosta de reaproveitar materiais!

17. Papel de parede para home office no quarto

O uso do papel de parede é um ótimo elemento para decorar um home office no quarto. É importante que o papel de parede combine com os demais tons e elementos do quarto, e que o desenho ou textura não seja cansativo para os olhos. A vantagem é que se você cansar, basta retirar e colar outro.

18. Estilo e personalidade para home office no quarto com tv

O espelho parede ampliar o espaço do quarto. A bancada que mistura base de serralheria com tampo de MDF é uma solução simples para deixar o espaço mais leve e com mais personalidade. As bases e pés vazados transmitem mais transparência a sensação de espaços maiores.

19. Decoração com livros e lembranças de viagem

Uma decoração de home office no quarto bonita é aquela que combina com quem usa o espaço. O seu quarto deve ser um ambiente acolhedor, onde você possa expor suas recordações e objetos pessoais e, mesmo criando um espaço de trabalho dentro dele, o quarto deve continuar representando a sua personalidade. Livros e souvenirs são uma ótima dica!

20. Decoração clássica para o home office

É importante que a decoração de home office no quarto siga a decoração e o estilo que já existe. Apesar de ser legal buscar elementos que dividam e demarquem esses dois usos, eles continuam sendo um único ambiente, e por isso é legal que mantenham a mesma linguagem na decoração.

21. Simplicidade que encanta

Os móveis para home office nem sempre precisam ser planejados. Este ambiente prova que peças soltas, com linhas simples e retas podem criar um resultado leve e inusitado.

22. Cores intensas para estimular a mente

23. Ambiente sóbrio com um toque de cor

Se o seu quarto seguir um estilo mais industrial, é legal avaliar se este ambiente não vai se tornar muito sóbrio e pesado para trabalhar no dia a dia. Trazer um toque de cor pode alegrar o ambiente, e deixá-lo mais descontraído.

24. Materiais ideais para um home office clássico e elegante

25. Escrivaninha para quarto pequeno

Soluções para ambientes pequenos não faltam! Essa bancada é ideal para atividades e tarefas rápidas que existem um apoio para o notebook.

26. A bancada pode substituir a mesinha lateral

Neste home office no quarto de casal pequeno, a solução foi substituir uma das mesinhas laterais pela bancada. Além de servir de apoio, também configura um pequeno espaço de trabalho.

27. Ideia para trabalhar no quarto, sem perder o aconchego

A partir do momento que temos o home office no quarto, é comum que o ambiente se torne um pouco mais frio, agitado e impessoal, por isso precisamos investir em materiais como a madeira, que ajuda a a trazer aconchego para o espaço.

28. Home office temático: divertido e cheio de personalidade

29. Escrivaninha para quarto de adolescente

Crianças e adolescentes também precisam de uma bancada de apoio no quarto para realizar tarefas e atividades.


30. Escrivaninha e penteadeira em um móvel só

31. Gavetas e organizadores

Solução inteligente: os móveis suspensos deste home office no quarto demarcaram o espaço e às gavetas ajudam na organização de materiais e documentos. Lembre-se desse detalhe na hora de montar o seu escritório em casa para evitar que não vire uma bagunça.

32. Um elemento que conecta os usos

Tente usar um elemento que conecte o espaço de descanso com o espaço de trabalho para criar uma unidade no ambiente. Neste caso o painel ripado cumpre essa função e torna o home office no quarto de casal pequeno um espaço leve e acolhedor.

33. Menos é mais!

34. Um ambiente industrial, tranquilo e moderno ao mesmo tempo: é possível!

35. Utilize seus certificados na decoração

Selecionamos mais imagens de projetos de home office no quarto para você se inspirar!

Bancada para quarto que ocupa toda a extensão da parede e cria assim um grande espaço para um home office no quarto!

Mesa de estudo para quarto ao lado da cama

Mesmo sem ter muito espaço você pode ter uma pequena mesa de estudo para quarto. Um ótimo exemplo é o projeto deste quarto, que abriu mão de uma mesa de cabeceira para colocar uma pequena mesa ao lado da cama e ter assim a possibilidade de ter um quarto com escritório.

Você está procurando o modelo ideal de escrivaninha para montar um home office pequeno e fazer um quarto escritório? Não perca então o nosso livro de ideias com uma seleção de escrivaninha para estudo: 12 dicas e 54 inspirações imperdíveis!

Mesas de estudo para quarto pequeno

Caso você tenha que criar um home office no seu quarto, mas não queria mexer tanto na decoração nem fazer um novo projeto, você pode apostar por mesas de estudo para quarto, como a escolhida para o quarto acima. Assim você só precisa calcular um espaço no quarto onde ela encaixa e já pode começar a trabalhar!

Caso você precise de ajuda para elaborar um espaço para uma bancada para quarto para fazer o seu home office no quarto, entre em contato com um dosarquitetos de interiores inscritos na homify e crie o projeto perfeito para o seu home office pequeno!


Qual dessas dicas para ter um home office no quarto você mais gostou? Deixe seu comentário! 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista