Cozinha integrada: Cozinhas  por Fabíola Escobar - Pratique Arquitetura

Iluminação para Cozinha Residencial: 22 Lindas Inspirações e Dicas

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Quando está construindo ou reformando e chega a vez da cozinha, a primeira etapa que você pensa é na escolha dos móveis. Qual será a disposição, estilo e cores? Vai ser uma cozinha simples ou americana com ilha? E o revestimento do piso e das paredes? Esse são pontos realmente importantes, mas a escolha da iluminação para cozinha residencial não fica para trás.

Muitas vezes, somente quando esse ambiente está mal iluminado é que você percebe a importância de uma boa iluminação de cozinha. E isso não significa usar lâmpadas fluorescentes daquelas tradicionais por todo o teto, com uma luz branca e dura. Muito pelo contrário. Sua cozinha merece uma iluminação tão agradável e bonita quanto tem na sala e nos quartos. Mas como fazer isso?

Para os profissionais em iluminação da homify, opções não faltam na hora de escolher lâmpadas e luminárias para cozinha residencial. Então, além de contar com o suporte de um bom profissional, aproveite para ver a seguir diversos modelos de iluminação para cozinhas de todos os estilos. Inspire-se com essas lindas ideias para fazer a sua.

1. Iluminação de LED com spots embutidos em fita amarela no backsplash

Nessa linda cozinha moderna, toda em cinza, a iluminação do teto com pequenos spots embutidos cumpre com seu papel duplo de dar acabamento ao design e também favorecer a visibilidade para o preparo das refeições. Como toque decorativo, uma fita de LED no backsplash da pia valorizou o revestimento geométrico.

2. Bancadas de cozinha com iluminação de claraboia

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Cozinhas  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Se o seu projeto permitir, veja como fica incrível manter uma abertura no teto para fazer uma claraboia. A iluminação natural aumenta, o que é um fator benéfico para a economia de energia, além de oferecer um belíssimo efeito visual. Nesse caso, o ideal é que a vista seja para o céu ou as árvores.

3. Iluminação para cozinha branca com rasgo no gesso

O uso do rasgo no rebaixo em gesso é bastante solicitado em projetos com acabamentos cuidadosos. É como um jeito moderno de utilizar as lâmpadas fluorescentes compridas, lembrando o seu formato. Mas nesse caso é feita toda uma adaptação do gesso e as lâmpadas de LED ficam na parte interna do rebaixo, iluminando de forma indireta, suave e agradável.

4. Cozinha com luminária na bancada e LED nos detalhes

Apartamento Com Design: Cozinhas  por BG arquitetura
BG arquitetura

Apartamento Com Design

BG arquitetura

Para a bancada, uma iluminação mais forte, favorecendo a boa visibilidade. Ao entorno, como por exemplo na divisória com ripas de madeira ao fundo, o efeito de pequenas lâmpadas de LED amarelas oferece um acabamento delicado e muito bonito ao ambiente.

5. Luminárias pendentes e plafons embutidos

Cozinha branca com granito  marrom absoluto: Cozinhas  por Janete Krueger Arquitetura e Design
Janete Krueger Arquitetura e Design

Cozinha branca com granito marrom absoluto

Janete Krueger Arquitetura e Design

Nessa cozinha residencial, a escolha para a iluminação principal foi de quatro plafons de embutir com lâmpadas de LED brancas, garantindo uma luminosidade mais direta. Já sobre o balcão de refeições, o efeito decorativo ficou por conta das luminárias pendentes contemporâneas, harmonizando a beleza entre o branco e o granito marrom.

6. Cozinha moderna com jogo de pendentes

A harmonia é perfeita entre os elementos dessa cozinha em preto, cinza e branco. A iluminação principal é feita com um plafon retangular sobreposto e outro de embutir, enquanto o detalhe decorativo foi feito com o jogo de quatro luminárias pendentes com design moderno sobre o balcão.

7. Iluminação embutida para cozinha com LED

Casa Americana: Armários e bancadas de cozinha  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa Americana

Olaa Arquitetos

Essa cozinha somente necessita de iluminação à noite, já que durante o dia dispõe de toda a luz natural possível. Portanto, a escolha foi por pequenos spots de LED embutidos no gesso e duas luminárias pendentes em aço escova sobre a ilha central.

8. Iluminação de cozinhas com múltiplas soluções

Apartamento Modelo Elegante: Cozinhas  por BG arquitetura
BG arquitetura

Apartamento Modelo Elegante

BG arquitetura

Em um mesmo ambiente, quatro formas de iluminar. As duas mais diretas são as lâmpadas longas no corredor e as luminárias pendentes sobre a mesa, que também são decorativas. Já os pequenos spots embutidos são um reforço para a luz principal, enquanto lâmpadas suaves e indiretas iluminam apenas o espaço do fogão.

9. Iluminação para área gourmet

Área Gourmet: Cozinhas  por Multiplanos Arquitetura

Na área gourmet, quando é um espaço separado, a importância da iluminação é a mesma da cozinha. Mesmo que seja em um espaço aberto, é preciso pensar em como o ambiente vai ser iluminado à noite. Além, é claro, de permitir que as luminárias façam parte da decoração, como nesse projeto.

10. Iluminação de cozinhas com teto de gesso

Mais uma vez os efeitos dos rasgos no gesso, além da sanca aberta no centro, estão presentes na cozinha. Esse é um processo um pouco mais trabalhoso e, para ter um bom resultado, é essencial contratar um gesseiro de excelência, recomendado pelo seu arquiteto ou designer de interiores.

11. Iluminação embutida para cozinha preta

Espaço Gourmet: Cozinhas  por RS Design Studio
RS Design Studio

Espaço Gourmet

RS Design Studio

Se você pensa em ter uma cozinha preta, bem moderna, é mais um importante motivo para prestar atenção ao projeto de iluminação. A ideia é que o ambiente continue claro e clean, então a iluminação embutida em faixas no teto em gesso é uma linda escolha.

12. Luminária para cozinha em tons claros

Apto. Cond. Parque das Ilhas - Projeto em Fortaleza: Armários e bancadas de cozinha  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Apto. Cond. Parque das Ilhas – Projeto em Fortaleza

RI Arquitetura

Já quando a cozinha recebe cores claras, como o branco e madeira, o uso de uma luminária pendente mais escura cai muito bem. Note como o formato dessa luminária sobre a mesa harmoniza com o design das cadeiras, inclusive com a cor, que é neutra, evidenciando o verde-claro das cadeiras.

13. Iluminação para cozinha pequena

Cozinha corredor: Armários e bancadas de cozinha  por Arquit&thai
Arquit&thai

Cozinha corredor

Arquit&thai

Se a sua cozinha é como essa, em formato de corredor, valorize as janelas e as luminárias para que o ambiente não fique claustrofóbico. Veja como é possível obter um ótimo resultado sem exagero, e ainda por cima incluindo a bancada da pia e o piso em preto.

14. Iluminação discreta sob os armários aéreos

A utilização de pequenas lâmpadas de LED sob os armários aéreos fica um charme. Além de complementarem a decoração, ajudam muito na hora do preparo dos alimentos, já que os armários costumam fazer sombra.

15. Iluminação para cozinha eclética

COZINHA DA FAMÍLIA: Cozinhas  por Adriana Scartaris design e interiores

Quer uma ideia diferente, alegre e cheia de personalidade para iluminar a cozinha? Inspire-se nessas lindas luminárias pendentes de corda. Veja como fica equilibrado harmonizá-las com os spots em LED embutidos no gesso.

16. Bancadas de cozinha com iluminação pendente

Você já deve ter notado a forte presença de conjuntos de luminárias pendentes sobre as bancadas de cozinhas americanas. De fato, não dá para negar que essa é uma combinação perfeita. Só precisa escolher os modelos que melhor combinam com o estilo da sua cozinha.

17. Lustres para cozinha integrada com jantar

Os lustres costumam ser usados em salas de estar, jantar ou no hall, especialmente quando há um pé-direito alto. Então, se quer muito ter um de vidro ou cristais na cozinha, mas não for a melhor combinação, coloque-o na sala de jantar que fica ao lado. Escolha uma peça que tenha um design harmonioso com o estilo da sua decoração.

18. Luminárias para cozinha de apartamento

Renovação de Apartamento em Fortaleza: Armários e bancadas de cozinha  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Renovação de Apartamento em Fortaleza

RI Arquitetura

Para cozinhas grandes, ao invés de colocar vários spots pequenos, escolha por luminárias de embutir em um tamanho um pouco maior. Se não quiser as retangulares, veja nesse modelo como as quadradas criam um bom efeito visual e mantêm o ambiente muito bem iluminado.

19. Iluminação para cozinha preta fechada

Cozinha: Cozinhas  por Stúdio Ninho

Esse é um exemplo de como fica o ambiente de uma cozinha pequena e com móveis pretos quando está tudo fechado ou à noite. Se gosta de uma iluminação bem suave, não é preciso colocar tantos pontos de luz, apenas algumas luminárias centrais que vão satisfazer as necessidades.

20. Iluminação decorativa e funcional

Mais um modelo de cozinha bem ampla, que merece um projeto luminotécnico bem planejado. Nesse ambiente, por mais que tenham diferentes formas de iluminar, são todas suaves, agradáveis e bonitas, além de cada uma complementar o espaço para o qual foi designada. Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental.

21. Jogo de luminárias sobre a mesa

Com uma composição de luminárias pendentes em diferentes níveis, essa cozinha ganhou mais acolhimento. As luminárias possuem interior de cobre, deixando a luz mais suave, além do design encaixar muito bem com toda a decoração.

22. Fita de LED sob o aéreo

Na cozinha já pronta é muito fácil dar um charme extra. Você pode fixar uma fita de LED na parte de baixo do armário aéreo e criar um novo efeito visual para o ambiente. Prático, rápido e transformador.

De qual cozinha você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!