Lindas Ideias para Usar a Cor Grafite na Decoração (Veja Dicas + 20 Fotos)

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento F Juliana Agner Arquitetura e Interiores Sala de estarBancadas e bandejas Concreto Preto
Loading admin actions …

A cor grafite está em alta na moda, na arquitetura e design de interiores. É uma cor muito bonita, versátil, imponente e ao mesmo tempo discreta, dependendo de como é inserida no ambiente. O grafite nada mais é do que um cinza, podendo ser mais claro ou escuro, além de ficar incrível com efeito metálico.

Por ser neutra é muito fácil utilizar a cor cinza grafite para decorar a casa, da sala de estar ao quarto, da cozinha ao banheiro. Embora seja uma cor especialmente utilizada em ambientes de estilo industrial, onde o cimento cru ou polido é elemento essencial, não há restrições. O grafite é uma cor contemporânea e atemporal, que vai ficar bem em ambientes de todos os estilos e para complementar qualquer cômodo da casa, inclusive a fachada. Confira!

Dicas de como decorar com a cor grafite

Quarto do menino Studio² Quartos modernos
Studio²

Quarto do menino

Studio²

Se você estiver pensando em usar a cor grafite na decoração da sua residência, esse livro de ideias traz uma seleção de ambientes utilizando essa cor em diferentes tonalidades. Você vai perceber que ela combina com todas as cores e elementos, tornando um ambiente mais sério, sóbrio ou descontraído, conforme as combinações que fizer.

Ao harmonizar o grafite com preto e branco, o resultado será de um visual mais sóbrio e elegante. Combinando com a madeira clara e com tons pastéis, vai oferecer mais suavidade ao ambiente. Já se optar por sobrepor o grafite com tons fortes e terrosos, vai ter um ambiente intenso e visualmente bem preenchido, então é preciso tomar cuidado para manter o equilíbrio e não deixar o espaço poluído.

Você pode usar o grafite nas paredes, em um ou vários móveis. Pode escolher texturas de toque macio, como veludo e peças em tricô, promovendo o estilo hygge no seu ambiente, que é aquele baseado em oferecer uma atmosfera de total conforto e acolhimento.

Já se quiser usar o grafite para uma decoração mais refinada, os móveis laqueados, com aspecto bem liso e brilhoso, são uma boa opção. Também o efeito metalizado na cor é outra sugestão que a deixa mais sofisticada.

Então, agora já sabe que a cor cinza grafite pode ser sua melhor aliada para renovar a decoração. Confira os modelos de ambientes utilizando essa cor criados pelos designers de interiores da homify e inspire-se a fazer o seu.

1. Sala de estar contemporânea

Nesse primeiro ambiente, foi feita a combinação entre preto, branco, grafite, amadeirado e revestimento de tijolos. Os tons mais escuros predominam, enquanto o branco equilibra, trazendo a luz. Um resultado limpo e moderno.

2. Cor de grafite na cozinha e na sala

A cor grafite foi a base para a decoração desses ambientes integrados. Note que ela aparece em cor grafite claro no rack, bancada de refeições e detalhes do tapete. Já a cor grafite escuro também compõe o tapete e ainda aparece na parede à direita. Lembre-se de contratar um bom pintor para que a parede fique com um resultado perfeito. Para suavizar, a madeira é utilizada para equilibrar os tons de cinza.

3. Quarto cor grafite

Se você gosta de um quarto com cores escuras, este modelo é uma ótima inspiração. O preto e o cinza grafite estão por todo o ambiente, inclusive nas paredes e no teto, variando as tonalidades. O único ponto de cor mais clara é o piso laminado com efeito de madeira. A fita em LED atrás da cabeceira também é um detalhe importante para conferir mais leveza.

4. Cadeiras modernas em grafite e madeira

Cadeiras Betina cinza grafite Rivatti Móveis CozinhaBancadas
Rivatti Móveis

Cadeiras Betina cinza grafite

Rivatti Móveis

Nesta cozinha moderna, o preto foi a cor eleita como predominante, mas harmonizada com o grafite das cadeiras em design moderno, a madeira na bancada e detalhes em um verde abacate na estante ao fundo. Um visual sóbrio e cheio de estilo.

5. Cor grafite escuro para fachada

Casa do Bosque - Fachada Frente IVVA Construindo Valores Casas modernas
IVVA Construindo Valores

Casa do Bosque – Fachada Frente

IVVA Construindo Valores

Não é apenas dentro de casa que o grafite fica bonito. Veja como ele destaca essa fachada e traz mais imponência aos volumes da arquitetura. Fica ainda mais sofisticado por conta da parede de vidro espelhado e as grandes janelas.

6. Cor grafite para parede e painel

Sala de estar homify Salas de estar modernas
homify

Sala de estar

homify

Você pode brincar com os tons de grafite sobrepostos, como nessa sala de TV. São três tons. O mais escuro na parede, o mais claro no painel e o médio no rack e prateleira. O resultado é de uma sala moderna, acolhedora, com visual leve e com profundidade.

7. Sofá cor grafite em sala com pegada industrial

Sala de Estar homify Salas de estar industriais
homify

Sala de Estar

homify

Você pode usar um sofá grafite à frente de uma parede na mesma cor, complementando com quadros, veja que incrível fica o resultado. Além do uso dessa cor, os trilhos com spots no teto são outro elemento que remetem ao estilo industrial, então se gosta dessa pegada, já sabe que esses elementos o representam muito bem.

8. Cor grafite nos detalhes de um living sóbrio

Se deseja um espaço sóbrio, moderno, com linhas limpas e retilíneas, aposte na mescla entre preto, branco e detalhes em grafite, de preferência a cor grafite metálico. Nesse ambiente de estar, a cor surge nas almofadas e no tapete.

9. Sofá cor grafite claro em sala sofisticada

Este ambiente é uma variação na mesma linha da ideia anterior. Linhas retas, sobriedade, mescla entre grafite, preto e branco. Note o detalhe especial de sofisticação no painel trabalhado em mármore.

10. Salas integradas com estilo industrial

Como pode ver, o estilo industrial é uma forte tendência, e pode ser usado de forma mais intensa ou suave, como neste espaço integrado. Aqui o grafite aparece no painel da TV e é complementado por preto, branco e a madeira clara. Os elementos em linhas finas e delicadas conferem muita leveza ao resultado final.

11. Loft industrial

Neste espaço o estilo industrial tem um pouco mais de intensidade do que no modelo anterior. O grafite claro do sofá, da cadeira da sala e das mesinhas de centro complementa com total equilíbrio o uso do preto na estrutura do mezanino. A madeira e as paredes em tijolinhos brancos trazem a leveza e o acolhimento. Essa combinação de cores é certeira.

12. Cor grafite e preto entre as paredes brancas

Se tem muitas paredes brancas na sua casa e quer quebrar essa dureza com cores que vão trazer personalidade e sofisticação, aposte no grafite e no preto. O uso de espelhos também vai oferecer esse contraste e ampliar o espaço.

13. Sofá grafite com parede laranja

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS Arquitetando ideias Salas de estar tropicais
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Sofá grafite combina com que cor de parede? Todas, inclusive um laranja-terroso, como neste projeto de casa de praia. As duas cores, para ficarem mais harmônicas, foram complementadas por muita madeira e leves detalhes coloridos, pois cinza e amarelo também ficam ótimos juntos.

14. Tapete grafite e azul

Note não apenas as cores, mas também as texturas dos tecidos escolhidos para esta sala de estar e TV. Os tecidos de toque macio são a chave para uma decoração acolhedora e confortável. A combinação do grafite com azul em tonalidades próximas também contribuiu com esse aspecto.

15. Sofá cor grafite em sala de estar ampla

Projeto Alto de Pinheiros - SP Alice Martins Flávio Butti Salas de estar modernas
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

Outras cores, além do já mostrado laranja-terroso, harmonizam bem com o grafite, como por exemplo o amarelo e um vermelho-cereja. São cores mais fechadas e que trouxeram preenchimento a uma sala ampla, com total equilíbrio.

16. Cor grafite escuro na cabeceira

Suíte master homify Quartos industriais
homify

Suíte master

homify

A cabeceira em grafite escuro facilita muito a escolha dos demais elementos da decoração. Inclusive se quiser incluir um papel de parede estampado. O grafite é uma forma de manter a neutralidade sem precisar usar tudo branco ou preto. É o meio termo ideal.

17. Quarto moderno e temático

Quarto Personalizado homify Quartos clássicos
homify

Quarto Personalizado

homify

Este quarto é um verdadeiro cenário. A utilização do preto e do grafite, seja claro ou escuro, é uma opção coringa para usar outros elementos e cores bem variados. Na dúvida de qual cor usar como uma base neutra, aposte no grafite.

18. Quarto com painel em cor grafite escuro

Apartamento Cond. Maison Isabel RI Arquitetura Quartos modernos
RI Arquitetura

Apartamento Cond. Maison Isabel

RI Arquitetura

O painel de TV em grafite escuro laqueado trouxe muita sofisticação a este quarto de casal elegante. Outro ponto interessante é a cortina em uma cor grafite metálico, contrastando os tons de cinza, mas com muita harmonia.

19. Grafite, preto e branco no quarto

Sobriedade é a palavra que define a combinação de preto, branco e cinza, seja como grafite médio ou mais clarinho. Contrapor essas cores com equilíbrio oferece mais profundidade e acolhimento ao espaço, mesmo que não haja o colorido.

20. Quarto grafite delicado

Quando combina o grafite claro com espelhos, um bom projeto de iluminação e elementos decorativos delicados, esse é o resultado. Um ambiente leve, gracioso e muito agradável.

Dicas: 9 cores para combinar com cinza

Laranja – Entre o amarelo e o vermelho, o laranja confere alegria, calor e modernidade a ambientes sociais e, ao ser combinado com cinza, impacta na medida certa, sem cansar as pessoas.

Vermelho – Combinado com cinza, o vermelho cria um estilo moderno, ousado e cheio de vida. Mas, por ser forte e impactante, deve ser usada em poucos itens da decoração, como uma poltrona, um tapete ou almofadas.

Rosa – A combinação entre cinza e rosa cria uma atmosfera ao mesmo tempo romântica e moderna, portanto é perfeita para quartos de meninas e adolescentes. Objetos em cobre são um belo complemento decorativo para a dobradinha cinza/rosa. 

Amarelo – Esta é uma combinação com cinza das mais estimulantes, alegres e modernas. O amarelo ilumina os ambientes e, combinado com cinza, cria uma atmosfera descontraída e criativa. O ideal é usar o amarelo em elementos pontuais do mobiliário, como poltrona ou cadeiras, ou em eletrodomésticos, como um frigobar. 

Verde – O verde é uma alternativa ao azul na combinação com cinza. O importante é encontrar os tons certos de uma e de outra cor para que o ambiente não fique escuro demais ou com aspecto lavado, sem contraste.

Azul – Esta cor fria, quase unânime na preferência das pessoas, tem uma ampla paleta de tons, dos mais claros aos mais escuros. A combinação entre tonalidades de azul e de cinza cria ambientes elegantes e sofisticados, nos quais o cinza deve entrar como base nas paredes e o azul como complemento em detalhes da decoração e do mobiliário. 

Roxo – A cor roxa é requintada e extravagante, estimulando uma atmosfera de criatividade, mas deve ser usada em detalhes. A cor cinza, combinada com o roxo, suaviza o ambiente e o torna mais leve e moderno.

Preto – Uma combinação sofisticada, cinza e preto são cores que precisam ser bem dosadas quando associadas sob risco de deixar o ambiente pesado e menor do que realmente é. Prefira os tons mais claros de cinza.

Branco – Combinado com o branco ou tons claros, a cor cinza favorece uma ambientação clássica que associa leveza e sofisticação. Tons mais fechados, como grafite ou cinza chumbo, garantem relevo e profundidade.

De qual ambiente usando a cor grafite você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!