SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa reinventa o uso do tijolinho

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Casas revestidas de tijolinhos à vista são geralmente associadas a construções de estilo rústico ou a construções antigas, velhas ou restauradas. Mas esta é uma visão equivocada que precisa ser mudada. Os tijolos à vista combinam com qualquer estilo e tipo de decoração, do rústico ao moderno. Além disto, os tijolos à vista emprestam aos ambientes suas qualidades estéticas únicas e realçam a sensação de calor e aconchego.

Homify apresenta neste artigo um edifício residencial revestido de tijolos à vista. A residência de forma retangular e de traços modernos faz uso deste material tradicional, combinando portanto tradição e modernidade e dando ao edifício uma aparência única e atemporal. Além da expressividade do tijolo à vista, o projeto faz uso de outros materiais como a madeira e o vidro. Aliás, os amplos painéis de vidro trazem a luz natural para o interior do edifício e dão-lhe um toque de sofisticação. Ao projeto de interiores coube a missão de tornar o edifício moderno um lar aconchegante e cheio de personalidade e charme. 

Curioso para desvendar todos os encantos e explorar todos os ângulos desta casa simplesmente encantadora? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa moderna que reinventa o uso dos tijolinhos. As imagens, que valorizam o projeto arquitetônico, foram capturadas pelas lentes da fotógrafa Sonja Speck, radicada em Dortmund.

Fachada principal

Esta vila de traços modernos é bastante peculiar, porque combina materiais contrastantes, como o tijolo à vista, o vidro e o aço, de modo a expressar um contraponto entre solidez e leveza, opacidade e transparência, tradição e modernidade. A fachada principal da residência apresenta seis janelas do chão ao teto, empregadas para permitir a entrada abundante da luz natural e a integração visual entre os espaços internos e externo. 

A entrada principal é feita de uma porta de aço, que dialoga com as esquadrias de aço, pintadas de preto, e com a escada helicoidal de aço, situada à direita, que serve como escada de emergência e dá acesso também acesso direto à cobertura, realçando o aspecto industrial do edifício.

Fachada lateral

No espaço externo, o projeto paisagístico buscou criar espaços e jardins que agregam charme e romantismo à propriedade e ao mesmo tempo proporcionam vistas agradáveis para os moradores. A fachada lateral evidencia esta relação de integração entre espaço interno e o jardim. Uma generosa abertura de vidro, que ilumina o interior do edifício, serve também para apontar os olhos dos moradores e visitantes para o jardim. 

Nos jardins foram instaladas claraboias que capturam a luz natural para o pavimento inferior, que guarda uma surpresa.

Interior da residência

O projeto de interiores tirou proveito da exuberância das paredes de tijolinhos à vista, um dos destaques do projeto, que emprestam aos ambientes suas cores, texturas e seu aspecto tradicional e buscou também realçar a sensação de aconchego dos ambientes através da combinação de materiais harmoniosos. O piso escolhido portanto foi o piso de madeira, que dialoga com as superfícies de tijolos a vista e cria uma atmosfera acolhedora e rústica. 

Cozinha

Surpreendente é o mínimo que podemos dizer da cozinha da residência, com destaque para a bancada em forma de ilha, de design futurista e feita de aço inox, que junto com a coifa dupla de inox agrega funcionalidade e dá um toque industrial ao ambiente. A cozinha conta ainda com armários embutidos na parede feitos de madeira com acabamento em laca na cor marrom. A luz natural invade o ambiente através de três amplas portas-janelas de vidro, que realçam ainda mais a exuberância das paredes de tijolos à vista e descortinam a vista para o espaço externo. 

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Living room

O living room da residência acomoda a sala de estar e a sala de jantar, integrados em um único espaço. Além da lareira a lenha, revestida de madeira laqueada em marrom, a sala de estar e a sala de jantar compartilham também a vista espetacular para a paisagem natural circundante, trazida para o seu interior devido a uma generosa abertura que permite também a entrada da luz natural e dá acesso ao terraço, que funciona como um mirante privativo para contemplar a exuberância da natureza circundante.

Sala de estar

Os espaços sociais, a sala de estar e a sala de jantar, foram situados na parte posterior da residência, de modo a tirar proveito das vistas estonteantes do jardim e da generosa área verde que se estendem até o horizonte a perder de vista.

A sala de estar e a sala de jantar contam com mobiliário simples e de cores neutras, de modo a dialogar com as superfícies dos tijolos à vista e principalmente realçar o protagonismo da paisagem natural.     

Salão cerimonial

A residência reserva em seu pavimento inferior uma grande surpresa. Além da sala de jantar integrada à sala de estar, o projeto criou uma segunda sala de jantar no porão, tirando proveito da proximidade com a adega e da própria arquitetura do espaço, marcado pelos arcos e paredes de tijolos aparentes. Os pontos de luzes, embutidos no piso de madeira, realçam a textura exuberante dos tijolinhos.   

O espaço, próximo à adega, proporciona aos moradores uma atmosfera romântica e solene para receber os amigos e familiares. Obviamente, não podem faltar as velas, apoiadas sobre castiçais de prata, para embalar os jantares românticos e solenes.

O entorno

A localização privilegiada é mais uma das atrações desta vila moderna feita de tijolinhos. A residência abre-se inteiramente para a generosa área verde situada em sua parte posterior, proporcionando aos moradores o contato prazeroso com a natureza e uma atmosfera tranquila e relaxante.

As casas revestidas de tijolos à vista são sempre um colírio para os olhos. Continue navegando e aprecie mais esta casa feita de tijolinhos com um design inovador.

Você construiria uma casa inteiramente de tijolos à vista?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!