Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura

Uma casa de madeira fascinante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A madeira possui qualidades estéticas únicas e indiscutíveis, apresentando também um ótimo desempenho mecânico, térmico e acústico. Além disto, quando comparada com materiais como o concreto ou o tijolo cerâmico de alvenaria comum, a madeira destaca-se ainda por ser um material mais sustentável, uma vez que a sua produção ou beneficiamento demanda um consumo de energia muito menor. A única coisa estranha nisto tudo é que no Brasil ainda se constrói muito pouco com madeira, utilizada mais em elementos de marcenaria, como móveis, painéis ou na estrutura de telhados. A explicação é simplesmente cultural. Isto significa dizer que as pessoas, por causa da desinformação, desconhecem todas estas vantagens do uso da madeira, e portanto não existe no país esta cultura de utilização da madeira como material construtivo. Mas existem sim construções que empregam madeira e os resultados, graças à beleza e qualidades da madeira, são quase sempre encantadores.

Homify apresenta hoje uma casa de madeira simplesmente fascinante. Localizada em um condomínio fechado em Londrina, no norte do Paraná, a casa, denominada Residência P.D, projetada pelo estúdio Zani Arquitetura, tem na madeira sua maior expressão e é portanto uma homenagem a este material de vastas possibilidades. A residência de estilo tradicional e rústico tem por objetivo se mimetizar na paisagem, na qual a natureza é a protagonista, e trazer a natureza para o seu interior, buscando assim uma fusão entre ambiente construído e ambiente natural. Claro que a madeira desempenha portanto um papel fundamental nesta estratégica. 

Curioso para desvendar todos os encantos e apreciar todos os ângulos desta casa de madeira incrível? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Residência P.D, que explora as qualidades estéticas únicas da madeira e dá vida a um edifício que se funde na natureza como parte da paisagem natural. As imagens são de autoria do fotógrafo R. P. Guimarães.

Fachada principal

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

A residência é composta de três volumes. Os planos inclinados da cobertura dos dois volumes principais se inclinam em direções opostas, realçando desta forma a volumetria simples e a forma tradicional da edificação. 

Conforme os autores do projeto, esta residência, localizada dentro de um condomínio de chácaras, foi concebida visando ao menor impacto no ambiente a ser inserida. O projeto buscou acolher a natureza e ser acolhido pela natureza, de modo que a casa se fizesse parte dela. Além da sua materialidade exuberante, que combina madeira, tijolos à vista, vidro e aço, um dos elementos de maior destaque do edifício é o seu telhado, com seus beirais extensos que protegem o edifício e o deck de madeira. 

Varanda

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

A residência aproveitou o perfil natural do terreno, que proporcionou maior leveza com o deck de madeira em balanço, criando a sensação de estar suspenso no terreno. Além disto, a elevação da construção do solo garante a proteção contra a umidade e portanto prolonga a vida útil de materiais como a madeira. À noite o projeto de iluminação que ilumina o perímetro do deck de madeira realça ainda mais a sensação da casa estar flutuando no terreno.   

Os dois volumes principais, que abrigam a maior parte do programa de necessidades da residência, possuem varandas e terraços abertos para a paisagem circundante, que aproximam os moradores da natureza e servem portanto de espaço de estar e de contemplação do entorno. 

Mais informações sobre projetos de varandas e terraços, você encontra aqui.

Madeira e tijolinhos à vista

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

Nas palavras dos autores do projeto, esta casa é uma homenagem à madeira. Uma das principais vantagens da utilização da madeira é que um edifício de madeira, independente do seu estilo, colonial, rústico, moderno, ao emprestar duas qualidades estéticas únicas, exibe sempre um aspecto exuberante e uma beleza encantadora.
Mas esta residência não é feita completamente de madeira. O projeto buscou escolher também materiais que combinassem com a madeira e ressaltassem o estilo rústico da edificação, com destaque para os tijolos cerâmicos à vista, que dialogam com a madeira e reforçam esta atmosfera campestre e natural. O guarda-corpo, feito de aço, e o vidro das amplas janelas e portas visam a expressar leveza e permitir a integração do espaço interno com o espaço externo.

Área de lazer

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

Um destes terraços com deck de madeira abriga o espaço da churrasqueira, situado próximo à cozinha e à sala de jantar, por questões práticas de fluxo e funcionalidade.

O espaço da churrasqueira destaca-se pela sua aparência rústica, marcada pela combinação da madeira com os tijolos à vista, que revestem as superfícies externas. Além da churrasqueira, o espaço conta ainda com prateleiras, armários de madeira, bancadas revestidas de granito e com três pendentes na cor preta, que agregam funcionalidade e charme ao ambiente, dedicado aos churrascos que unem amigos e familiares nos fins de semana e dias de folga.

Área de lazer

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

Além dos dois volumes principais, a residência é composta também de um terceiro bloco, também constituído de estrutura de madeira. Este volume porém, situado na parte posterior do lote, é caracterizado pela forma retangular e pela cobertura plana. O projeto de iluminação também buscou realçar o perímetro deste volume, criando a sensação do edifício flutuar no terreno.

Jacuzzi ao ar livre

Residência P.D: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

A residência reserva ainda uma grande surpresa. Situada na parte posterior do terreno, cercada pelo jardim tropical exuberante, deparamo-nos com uma jacuzzi instalada sobre o deck de madeira. A banheira, que acomoda até cinco pessoas, possui hidromassagem e uma pequena cascata, proporcionando aos moradores e convidados o máximo de conforto e requinte. Imagina poder desfrutar de um banho de banheira ao ar livre e cercado de plantas e de um ambiente natural tranquilo e relaxante? Este é sem dúvida o espaço favorito da família e um dos espaços mais agradáveis e aconchegantes da casa.

Se você aprecia casas de madeira rústicas, continue navegando. Neste artigo, você vai encontrar casas de madeira deslumbrantes de todos os estilos.

Você gostaria de ter uma banheira de hidromassagem no seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!