Jardim Minimalista: Jardins  por ricardo pessuto paisagismo

10 Casas com Coqueiro de Jardim (+Tipos, Dicas e Cuidados)

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Zelar de flores, dedicar-se a diferentes tipos de plantas e estar perto da natureza é, muitas vezes, gratificante. Se você tem uma prática habitual diária corrida, o quintal pode ser o local ideal para descansar e admirar o que a natureza tem a ofertar. Arquitetar um jardim elegante, porém, vai além das plantas e da intimidade com a terra. Quando falamos de decoração, nem só de flores é feito um jardim perfeito. É preciso levar em conta fatores mais amplos e secundários, tais como iluminação, escolha de móveis, tipos de vasos, manutenção (poda e irrigação).

Independentemente de qual é o tipo do seu jardim, grande ou pequeno, externo ou interno, jardim de inverno ou vertical, o jardim exigirá muito carinho e dedicação para mantê-lo sempre bonito, verdinho e com a manutenção em dia. Também não é preciso gastar tanto para conseguir um efeito bacana. Basta organizar os itens essenciais para o espaço que você tem e deixar sua criatividade fluir.

Pensando em ajudar você, que está a procura do jardim perfeito, juntamos uma lista de 10 casas com coqueiro para jardim, que tornarão qualquer quintal lindíssimo. Confira.

1. Coqueiro em jardim com chafariz

Muito mais do que apenas uma simples árvore no quintal de sua casa, o pé de coqueiro para jardim pode ajudar você a moldar e aproveitar melhor seu espaço ao ar livre ou interno. Assim como um portão de ferro forjado pode marcar a entrada para um mundo verde, um banco curvo inspira uma soneca, um belo coqueiro no jardim pode transmitir um clima tropical e aconchegante para seu lar. Cuidadosamente colocados, bonitos e práticos, esses elementos oferecem vistas sutis, mas eficazes. Eles também dão ao espaço do jardim uma aparência finalizada em todas as quatro estações. O truque é não exagerar.

Esta linda casa conta com um amplo jardim e os coqueiros estão em meio a outras árvores e ao lado de um belo chafariz.

2. Coqueiro em jardim de inverno

Jardim: Jardins de fachadas de casas  por Vereda Arquitetos

Há uma série de alternativas interessantes de cultivar e decorar o ambiente com o coqueiro de jardim, tanto em espaço externo, como fachadas, quanto para jardim de inverno ou vasos. O coqueiro é uma planta que torna a paisagem mais romântica. Destaque-as com o brilho da lua ou por luzes artificiais, isso tornará o ambiente ainda mais elegante e atraente. Ideal para dar “graça” a sua casa ou apartamentos, o coqueiro de jardim deixa seu cantinho mais verde e arrojado.

Esta casa conta com um espaço muito especial para o coqueiro. Se trata de um belo jardim de inverno entre as salas com parede de vidro, garantindo uma visão panorâmica ao espaço.  

3. Tipos de coqueiros

Há vários tipos de coqueiros, entre eles os mais conhecidos que podem ser cultivados no quintal da sua residência ou decorar o interior dela são:

 Areca-bambu, que cresce bastante (pode atingir 10 metros de altura), conta com folhas pinuladas e um caule bastante fino;

 Palmeira Rápis, que cresce bem lentamente, atinge cerca de 4 metros e pode resistir a temperaturas baixas e a pouca luminosidade, esta espécie e muito vista em vasos dentro de casa;

Licuala Grandis, que apesar do nome é a espécie ideal para quem procura um coqueiro mais baixo (cerca de 3 metros de altura) e ótimo para ser plantado em vasos;

Palmeiras-das-canárias, que pode atingir 16 metros de altura e deve ser utilizado em grandes espaços, já que além de alto, ele conta com caule largo e folhas grandes.

Procure escolher o tipo de coqueiro que melhor se encaixe no ambiente que deseja inseri-lo. Se houver mais espaço, opte por espécies maiores ou se for para tê-lo em um jardim de inverno, escolha os menores.

4. Alguns cuidados que devem ser tomados com os coqueiros de jardim

Os coqueiros de jardim necessitam do equilíbrio correto de água, luz, fertilizantes e calor para poderem desenvolver saudáveis e robustos. Por isso, é imprescindível que você conserve alguns cuidados, como manter o ambiente sempre úmido, pois a água é a condição mais importante para a preservação dessas árvores (você pode regar de dois em dois dias ou optar por um umidificador), reforçar a terra a cada seis meses com adubo, esterco ou outro material orgânico específico, optar que elas fiquem em lugares expostos à luz solar e também podá-las para auxiliar o crescimento e diminuir os ramos imperfeitos.

5. Coqueiros decorando a fachada da casa

O estilo de qualquer tipo de coqueiro que você escolher tem um grande impacto na aparência da fachada de sua casa. Mas eles também devem se sentir em harmonia com os outros objetos decorativos e materiais que você usa.

No exemplo desta linda residência, o jardim é minimalista, composto pela grama e dois tipos de coqueiro enfeitando a fachada.

6. Como plantar coqueiro de jardim

Antes que qualquer coisa você deve saber como plantar um coqueiro de jardim. Algumas condições são extremamente importantes e devem ser levadas em consideração na hora de cultivá-los. A condição climática é o primeiro fator que devemos nos atentar, já que os coqueiros são típicos de regiões quentes, úmidas e ensolaradas, portanto, a temperatura média anual deve ser acima de 22ºC. Já os ventos podem desempenhar um papel importante na polinização dos coqueiros.

Os solos mais indicados para esse tipo de plantio são de aluvião, leves, com uma profundidade entre 1 e 2 metros, permeáveis e com boa aeração. Além disso, os terrenos devem ser planos e ligeiramente ondulados. Se você tem dúvidas de quando é melhor plantar, aposte na época das chuvas, de preferência pela manhã.

7. Decorando a sala com coqueiro de jardim em vaso

A decoração com coqueiro de jardim para o interior, torna o seu espaço mais confortável, respirável e luxuoso.  O papel dessa planta torna o clima interior indiscutível . Coqueiro de jardim em vaso proporciona uma atmosfera animada e podem transformar sua casa em um oásis verde. O objetivo deles deve ser criar ambientes externos ou internos tão confortáveis quanto qualquer outro.

Podemos ver que o resultado nesta sala de estar é incrível. Além do coqueiro no vaso, outras plantas contribuem para embelezar o ambiente.

8. Como combater pragas que atacam coqueiros

Para combater as pragas dos coqueiros de jardim, o uso de produtos e a retirada manual podem ser a melhor opção. Porém, o certo é que antes você procure o auxílio de um profissional, pois para cada caso existe uma forma diferente e específica de cuidar da planta.

9. Use luzes para enaltecer seus coqueiros durante a noite

Acrescentar esse tipo de item é ideal para quem deseja dar ao jardim uma iluminação de fundo ou silhueta, que nada mais é que uma luz direcionada para alguns pontos, dando maior destaque a uma área específica do espaço.

Neste belo jardim podemos ver a diferença que uma luz faz iluminando um coqueiro. 

10. Projeto de casa com coqueiro no jardim

Este projeto aproveitou boa parte do quintal pra decorar a fachada da casa com coqueiros.

Se ainda está em busca de mais dicas de paisagismo para seu jardim, confira também nosso livro de ideias com os principais tipos de palmeiras para jardim além de dicas de paisagismo.

Gostou desses jardins com coqueiro? Comente aqui sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!