Design de Interiores de Clínicas e Consultórios no Rio de Janeiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Corporativo, Studiopar Arquitetura Studiopar Arquitetura Espaços comerciais
Loading admin actions …

Os projetos corporativos apresentados neste livro de ideias foram desenvolvidos pelo escritório StudioPar Arquitetura, localizado em Niterói, no Rio de Janeiro. Os projetos se destacam pela sua modernidade, elegância e sofisticação, com toques originais no design do mobiliário e nos revestimentos. Um detalhe que merece atenção é o uso criativo da cor, como o vermelho na recepção de um consultório, o rosa bebê na clínica e a cor de berinjela em um banheiro. A iluminação também se faz notar, ao ser planejada para as atividades de cada ambiente. Confira!

1. Recepção de consultório

Os espaços corporativos na área de saúde apresentados neste livro de ideias foram desenvolvidos pelo escritório StudioPar Arquitetura, localizado em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, e comandado pelos arquitetos André Rezende e Paula Rozemberg, graduados há mais de 10 anos pela Universidade Federal Fluminense.

Atuando com um grande diferencial de qualidade, criatividade e seriedade tanto na apresentação de seus projetos quanto no material entregue aos clientes, o StudioPar Arquitetura oferece propostas modernas e contemporâneas às quais não faltam elegância e sofisticação. Um público que vem se destacando é o de profissionais da área de saúde. Alguns locais têm também se destacado, como os bairros de Icaraí e São Francisco, em Niterói, e os de Leblon, Ipanema e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

Em termos organizacionais, o escritório atua em três setores:

Projetos Residenciais – Eles são solicitados em vários estilos e tipologias, por isso não há um só padrão: o que se procura é satisfazer os desejos e necessidades de cada cliente. Entre os projetos realizados estão casas contemporâneas, casas modernas, casas de campo, casas com telhado, casas sem telhado e condomínios residenciais. A qualquer um desses projetos é possível incorporar o conceito de sustentabilidade, por meio de instalações especiais, como captação de água de chuva para reuso ou captação solar para aquecimento de água e/ou energia elétrica.

Projetos Corporativos – Também conhecidos como projetos comerciais, são solicitados em grande escala na área de saúde. Estes projetos são idealizados de forma a se enquadrarem nas normas da ANVISA, mas de modo a atender também o padrão estético, de conforto e/ou de luxo esperado pelo cliente. Os consultórios, as clínicas e os laboratórios podem atender a especializações diversificadas como Ortopedia, Reprodução Humana, Psiquiatria, Fisioterapia, Ginecologia, Urologia, Oftalmologia, Neurologia, Geriatria, Cardiologia, Pediatria, Patologia, Dermatologia,  Odontologia e Endoscopia, entre outros. Os locais podem ainda ter espaços de exames ou cirurgias com padrão e nível hospitalar. Outras edificações também podem solicitar projetos corporativos, como por exemplo lojas e shopping centers.

Projetos de Interiores ou Decoração – Neste caso, o projeto visa a atender às necessidades de transformação ou composição de ambientes internos em casas e apartamentos. 

Na imagem acima, temos um exemplo de projeto corporativo. A recepção deste consultório de Reprodução Humana não tem balcão para a secretária, apenas belas poltronas vermelhas com design moderno. A parede de fundo, revestida em madeira que torna o ambiente aconchegante, tem em seu centro uma imagem dos pés de um bebê envolvidos pelas mãos dos pais, cujo objetivo é sensibilizar e emocionar os clientes do consultório em relação ao tema da maternidade e da paternidade. 

2. Consultório médico

O consultório do médico especializado em Medicina Reprodutiva exigia uma decoração elegante e sofisticada. A mesa, a cadeira e as poltronas pretas introduzem um ar masculino ao ambiente, mas os armários brancos com porta de correr e os tampos de madeira do mobiliário ajudam a clarear a sala. O revestimento de madeira na parede em que está instalada a TV não só confere aconchego como sofisticação. A cortina clara também  ajuda a criar um ambiente acolhedor e com privacidade sem perder a iluminação natural. Um detalhe que merece atenção é o painel branco ao lado da TV, solicitado pelo cliente para a apresentação de imagens e vídeos. 

3. Clínica

Nesta imagem, vemos uma clínica moderníssima e muito original: a cama e a cadeira são na cor rosa bebê, que, combinada com a cor branca que domina a decoração, torna o ambiente suave e delicado. A decoração apresenta ainda um painel branco com imagem abstrata que cria movimento, em composição com detalhes em cinza na parede. Ao fundo, há uma mesa de vidro com cadeiras de acrílico e uma moderníssima estante cinza com design ousado. 

Aqui, vemos a sala em outro ângulo. 

Nesta imagem, o detalhe da estante. 

4. Sala de espera

Nesta imagem, a sala de espera é pequena, mas elegante. A parede é pintada na cor vinho, que contrasta com o mobiliário planejado em madeira e estofados brancos. A luminária pendente preenche de luz o canto da sala. 

5. Consultório II

Neste consultório médico, a parede de fundo recebeu revestimento em madeira, com espaço para um trecho em azul onde se encontram pequenos quadros. A mesa branca tem um design moderno e fica linda com a poltrona e as cadeiras pretas com estrutura em metal. 

6. Banheiro

O pequeno banheiro é moderno e sofisticado com suas paredes cinza e com revestimento texturizado. A bancada da pia e as louças são brancas para deixar mais leve o ambiente. As luminárias pendentes dão um toque elegante, assim como a porta cor de berinjela dá um toque de cor. 

Gostou dos projetos? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista