19 Modelos de Escadas de Ferro Maravilhosas para Você se Encantar 19 Ideias: Modelo de Escadas de Ferro Maravilhosas para Você se

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

19 Modelos de Escadas de Ferro Maravilhosas para Você se Encantar

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Retrofit de Residência no Humaitá por Baumann Arquitetura Moderno
Loading admin actions …

Com o estilo industrial em alta na decoração de interiores e na arquitetura, muitas pessoas estão em busca do modelo de escadas de ferro ideal para a sua casa. A escada de ferro, além de ser um elemento de circulação vertical, também é um ponto marcante na decoração do espaço pois possibilita usar a criatividade e criar diferentes ambientes: desde espaços mais clássicos com linhas curvas, até espaços contemporâneos de linhas retas. 

Nós selecionamos 19 ideias maravilhosas para te inspirar e ajudar a escolher o modelo de escadas de ferro que mais combina com o seu espaço, e imagens encantadoras de casa com escada.

1. Escada caracol de ferro colorida

Loja Colaborativa | Enxame Lojas & Imóveis comerciais ecléticos por Arquiteca Projetos Eclético
Arquiteca Projetos

Loja Colaborativa | Enxame

Arquiteca Projetos

Quando pensamos em escadas de ferro, geralmente o primeiro e mais clássico modelo que vem a nossa mente é a escada caracol. Nessa imagem, pode ver que a cor amarela traz um grande destaque junto com os ângulos bem demarcados pelo ferro. Dando ao ambiente um ar industrial alegre, por sua cor viva e quente e criando um contraste com a cor fria turquesa. Essa composição cromática resultou em uma paleta de cores muito harmônica, e ao mesmo tempo, inusitada.

2. Escadas em L

Escada em ferro preto com cabos de aço Corredores, halls e escadas industriais por Studio ML Industrial Ferro/Aço
Studio ML

Escada em ferro preto com cabos de aço

Studio ML

As escadas em L , são identificadas por sua quebra de 90º, fazendo com que ela fique similar a forma da letra L. Pode ser uma quebra brusca, com um patamar maior para quebra, ou uma quebra gradual com degraus em formas de triângulos, que é o caso da foto acima. A vantagem desse tipo de escada é que ela ocupa menos espaço do que a escada reta.

Se você tem um ambiente pequeno e precisa construir uma escada, não deixe de dar uma conferida nessas 21 ideias de escadas para espaços limitados.

3. Escada de ferro com soldas aparentes

ETH - SOLUÇÕES EM TI Lojas & Imóveis comerciais modernos por Melo Mesquita Arquitetura Moderno
Melo Mesquita Arquitetura

ETH – SOLUÇÕES EM TI

Melo Mesquita Arquitetura

Você pode também pode optar por dar destaque ao material e a fabricação da escada, como por exemplo essa escada metálica. Neste modelo mais rústico e bruto todas as soldas estão aparentes e realçam a beleza do material. O ambiente ganha uma cara bem mais industrial, assumindo as imperfeições do material.

4. Escada de ferro degraus de madeira

Casa Olinda Corredores, halls e escadas modernos por Cláudia Legonde Moderno Madeira Efeito de madeira
Cláudia Legonde

Casa Olinda

Cláudia Legonde

Uma escada não precisa ter toda a estrutura e degraus de um único material. É o que acontece nesse exemplo acima, que é uma escada de ferro com madeira, ou seja, o seu perfil e estrutura é feito de ferro, com um corrimão vertical em aço, dando a ilusão que ela suspensa, mas seus degraus são em madeira escura, fazendo uma mistura equilibrada de um material frio com um material quente e aconchegante.

5. Escada de ferro iluminada

Loft Sustentável - Ambiente CASA COR SC 2015 Corredores, halls e escadas modernos por Spengler Decor Moderno
Spengler Decor

Loft Sustentável – Ambiente CASA COR SC 2015

Spengler Decor

Uma outra maneira de fazer a escada metálica ficar “quente” e aconchegante sem ter que utilizar madeira, é usando a iluminação, como no projeto acima. A escada é toda metálica, inclusive o seu corrimão, que tem detalhes em aço.

Para deixar a escada mais destacada e aconchegante foi utilizada a iluminação, realçando o patamar e a parede destaque texturizada de pedra. Com a iluminação, o ambiente fica mais convidativo, e com o pé direito duplo, parece ser um espaço mais amplo e aberto.

6. Escada de ferro com concreto

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras Corredores, halls e escadas modernos por Carlos Salles Arquitetura e Interiores Moderno
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Normalmente quando pensamos em uma escada pensamos nela uniforme, e com os materiais combinando, e os degraus com o mesmo material por toda a escada. Nessa escada residencial, ela também acompanha a forma em L, mas ela tem algo diferente das outras: a primeira parte é feita de concreto com detalhes dos degraus em madeira, e depois do patamar, a estrutura da escada é feita inteira de ferro, criando uma escada moderna, diferente e cheia de personalidade. Além disso, à escada se tornou o elemento principal do projeto devido ao contraste bem grande com o chão, que é feito de madeira de demolição.

7. Escada de ferro rústica em U

Residência LP Corredores, halls e escadas rústicos por Zani.arquitetura Rústico
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Da mesma maneira que a escada em L, ela acompanha, ou imita o formato da letra. A escada em U ocupa um espaço normalmente retangular, mas não muito comprido, ou seja, o espaço de comprimento e largura que ela utiliza são muito parecidos.
A escada em U, acima está localizada em uma sala de tijolos aparentes, que é um material bem rústico. Entretanto, o corrimão de escada de ferro e os degraus de madeira, criaram um estilo rústico mas ao mesmo tempo clean (limpo), com grande harmonia dos materiais.

8. Escada em ferro para sala em U

Agora é uma escada de ferro para sala, com o corrimão em vidro e ferro, não fica uma escada tão rústica e industrial, mas sim moderna. E com seus degraus em madeira, trazendo um material “quente”, cria em contraste muito grande com o porcelanato do piso, o ferro da escada e o vidro do corrimão.

9. Escada em ferro com vidro

Outro exemplo de escada de ferro com vidro, mas dessa vez em um tom mais claro, fazendo com que ambiente inteiro seja claro e moderno. O espaço embaixo da escada abriga um jardim interno. Essa é uma maneira criativa de utilizar o espaço que sempre sobra embaixo das escadas. 

10. Escada em ferro com corrimão de aço e madeira

Mesmo com a estrutura de ferro e com a paleta de cores da escada sendo escura, o resto do ambiente, faz com que o ambiente fique iluminado e convidativo, com os tijolos a vista, e as divisórias de vidro, deixando a iluminação infiltrar.

11. Escada de ferro com paredes texturizadas

Neste projeto, a textura chama mais a atenção que a escada, por causa da iluminação, de uma maneira que a escada quase se mescla com com a parede texturizada.

12. Escada de ferro com madeira

Corredores, halls e escadas modernos por homify Moderno

Em um ambiente amplo e claro, uma escada com a estrutura simples de ferro, degraus de madeira clara e corrimão em ferro pintado, harmoniza com a sala clean e iluminada.

13. Escada de ferro reta

Normalmente utilizada em lofts industriais, como na foto acima, a escada é totalmente em ferro preto, que dá um ar industrial ao espaço junto com o tijolo a vista  da parede. O espaço fica com mais personalidade ainda com a cômoda amarela.

14. Escada de ferro em pé direito duplo

Casa Quintas do Sol - Coga Arquitetura Corredores, halls e escadas modernos por Joana França Moderno
Joana França

Casa Quintas do Sol – Coga Arquitetura

Joana França

Mesmo sendo muito utilizada em lofts, esse tipo de escada pode ser utilizada em casas. Sua estrutura é feita em ferro, pintado com um cinza metálico, e seus degraus em madeira escura. Entra em um contraste com o piso de porcelanato branco, criando um espaço super moderno e claro, com o pé direito duplo com as grandes janelas.

15. Escada de ferro em Lofts

Em um Loft industrial, com metade da parede sendo em tijolo a vista pintado, o modelo de escadas de ferro com madeira, é uma ótima pedida para marcar o estilo industrial minimalista e tornar o espaço mais contemporâneo.

16. Escada de ferro externa

Casa LA - Esquadra Arquitetos + Yi arquitetos Corredores, halls e escadas modernos por Joana França Moderno
Joana França

Casa LA – Esquadra Arquitetos + Yi arquitetos

Joana França

As escadas de ferro têm uma durabilidade muito grande, não precisam de muita manutenção, e possuem resistência grande às intempéries. Por isso, é possível usá-las em áreas externas. Esse é o caso do projeto acima, que utilizou o perfil durável metálico com o porcelanato – que é um material durável também – mas sua principal vantagem é que ele pode imitar a aparência dos materiais, como a madeira ou pedras naturais.

17. Escada de ferro branca

Para ambientes internos, cores claras, como o branco, normalmente são escolhidos para os mais escolhidos. Nesse caso optou-se por branco para a cor do ferro da escada, com a estrutura circular em ferro, degraus de madeira clara e corrimão seguindo o mesmo padrão estético da estrutura, em perfil circular branco.

18. Corrimão de ferro para escada

Escada com guarda-corpo em ferro e latão por Penha Alba Arquitetura e Interiores Clássico Ferro/Aço
Penha Alba Arquitetura e Interiores

Escada com guarda-corpo em ferro e latão

Penha Alba Arquitetura e Interiores

O corrimão desta escada de ferro é o que mais chama a atenção. Seu desenho e seu estilo, além da combinação da cor preta com dourada, faz com que ele seja o elemento mais importante dessa hall de entrada.

19. Modelo de escadas de ferro com pedra

Essa escada é um pouco diferente das ideias acima pelo fato de seus degraus serem feitos de pedra. Ela está na área interna da edificação e forma um S para ligar dois pavimentos. Muito orgânico e elegante!

De qual modelo você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!