Vila moderna e ecológica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Em Barcelona, na cidade mais calorosa e cosmopolita da Espanha, encontramos uma vila moderna e ecológica de encher os olhos. A casa, projetada pelo estúdio 08023 Arquitetos apresenta linhas retas, forma triangular e amplas janelas verticais com caixilhos de madeira, em sua fachada posterior, que combinam arquitetura moderna com elementos recuperados e reciclados, como a madeira de demolição das venezianas e que ornamentam as fachadas.

Concebida seguindo o conceito de baixo custo de manutenção, a residência dispõe estritamente do que os moradores necessitam, sem espaços, móveis ou elementos supérfluos. Os proprietários desejavam uma casa de veraneio simples e prática, que não implicasse muitos gastos. Além das questões técnicas e práticas, a residência incorpora conceitos de sustentabilidade e uso de energias renováveis. 

Curioso para desvendar todos os encantos e atrações desta vila moderna ecológica sensacional? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta vila moderna mediterrânea que goza de uma posição privilegiada, próxima ao mar.

Fachada principal

Casas  por 08023 Architects
08023 Architects

Fachada | Casa A

08023 Architects

Apesar do seu aspecto moderno, devido ao seu rigor geométrico, cobertura plana e amplos planos envidraçados, esta vila combina também materiais naturais como a madeira, que se destaca na fachada posterior devido às amplas venezianas de madeira que protegem os planos de vidro e dão um toque rústico ao edifício. Estas venezianas foram construídas através do aproveitamento de madeira de demolição.

Curiosamente, todas as fachadas desta vila mediterrânea possuem composições diferentes, que variam em relação ao desenho e forma das janelas, de modo a interagir com o espaço externo, seja abrindo-se para a paisagem natural circundante, seja tirando proveito da iluminação natural. Na fachada posterior, voltada para a face leste, onde o sol da manhã é desejado, a casa se abre completamente, inundando o interior de luz natural. 

Living room

Salas de estar  por 08023 Architects
08023 Architects

Living | Casa A

08023 Architects

Todos os cômodos principais da residência, living room, dormitórios, estúdio, possuem mais de uma orientação, permitindo que estes ambientes desfrutem de diferentes vistas e de diferentes níveis de incidência de luz natural ao longo do dia. 

No interior da residência predominam as superfícies brancas e cores neutras, com destaque para o piso de concreto. O mobiliário combina peças de design eclético. Conforme os proprietários desejavam, o projeto de interiores buscou tornar os ambientes práticos e sem elementos supérfluos. A família desejava retornar para a casa nos finais de semana para curtir momentos de relaxamento e encontrar a casa como a deixou durante a última visita.

Sala de jantar

Salas de jantar  por 08023 Architects
08023 Architects

Living | Casa A

08023 Architects

Os ambientes sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, estão todos situados no pavimento térreo e formam um único espaço, de modo a estimular a convivência da família e criar uma sensação maior de fluidez espacial. 

A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de madeira, de estilo rústico, de um conjunto de cadeiras de design contemporâneo, na cor branca, de um aparador, que serve de apoio para artigos decorativos, como vasos de vidro e de porcelana, e de dois pendentes de estilo industrial, que realçam o estilo eclético e despojado do ambiente. 

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Cozinha

Cozinhas  por 08023 Architects
08023 Architects

Cocina | Casa A

08023 Architects

A cozinha da casa se destacada pela praticidade e elegância. Os móveis built-in, ou fixos, garantem a funcionalidade e a facilidade de manutenção. A cozinha conta com uma estante embutida com diversos nichos, para armazenar objetos, com um aparador no qual os fornos estão instalados e com uma bancada em forma de ilha, que agregam charme e elegância ao ambiente. Assim como os demais ambientes sociais, a cozinha desfruta de vista privilegiada para o espaço exterior, com vista para a piscina.

Dê só uma olha nestas dez cozinhas magníficas com ilhas, clicando aqui.

Dormitório

Quartos  por 08023 Architects
08023 Architects

Suite | Casa A

08023 Architects

No pavimento superior estão situados todos os ambientes íntimos, como os dormitórios. Esta solução, que separa os ambientes sociais e privados em pavimentos diferentes, resultou em uma maior privacidade a família. A decoração dos dormitórios priorizou a simplicidade de modo a realçar o protagonismo da paisagem natural, que é descortinada pelas amplas aberturas de vidro. Além da entrada de luz natural abundante, as portas-janelas do chão ao teto proporcionam aos moradores vistas simplesmente incríveis da paisagem circundante. Aqui é possível contemplar a vista do mar e sentir a brisa refrescante que sopre desde a praia. Nada melhor do que acordar todos os dias com este visual e esta sensação refrescante.

Área de lazer

Terraços  por 08023 Architects
08023 Architects

Terraza exterior | Casa A

08023 Architects

O projeto da residência de veraneio também priorizou os espaços externos e abertos, de modo a proporcionar aos moradores diferentes atmosferas, sensações e maneiras de interagir com o espaço circundante. A área externa proporciona aos moradores um contato direto com os jardins circundantes. Situada na parte posterior da residência, uma varanda coberta, de estrutura de madeira rústica e telhas cerâmicas, com um deck de madeira, garante a sensação de conforto e criam um espaço de contemplação da natureza circundante, um lugar ideal para receber os amigos e familiares ou simplesmente desfrutar de momentos de descanso e relaxamento. A madeira empregada na construção da estrutura da varanda também foi reaproveitada de construções antigas e dá ao edifício um toque rústico e mediterrâneo.

Piscina

Casas  por 08023 Architects
08023 Architects

Piscina al atardecer | Casa A

08023 Architects

A casa de veraneio reserva ainda em sua área de lazer uma piscina ampla e iluminada, que à noite brilha como uma joia. Toda cercada pelo deck de madeira, a piscina é uma das maiores atrações de lazer da residência, agregando conforto aos moradores e um charme especial à área externa.

Além das questões estéticas e funcionais, o projeto dedicou também especial atenção aos quesitos de sustentabilidade. O projeto focou no desempenho térmico do edifício. Devido ao ótimo isolamento térmico e ótima ventilação natural, a casa funciona sem climatização mecânica a maior parte do ano. E, o aproveitamento da luz natural também reduz bastante o gasto com energia. A energia solar é empregada para o aquecimento da água e a água da chuva é reaproveitada para encher a piscina e para regar o jardim.

O que você achou desta casa de veraneio mediterrânea?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!