Apartamento Jardim Oceânico: Salas de jantar modernas por Priscila Boldrini Design e Arquitetura

Como Escolher Lustre Para Sala Pequena (Modelos +12 Inspirações)

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O lustre é um item de decoração que deslumbra muita gente, especialmente se ele é feito de cristal. Associado à posição social desde o seu surgimento no século XVII, o lustre continua a serviço da sofisticação e até do luxo, embora hoje em dia se apresente também em modelos com design moderno.

Atualmente, o lustre pode decorar todo tipo de sala, como a sala de estar e a sala de TV, mas encontra a sua maior vocação na sala de jantar, onde ele literalmente brilha. O interessante é que, embora o lustre se enquadre melhor em ambientes grandes e/ou com pé-direito alto, ele pode sim ser utilizado em salas pequenas, sejam elas de estar, jantar ou TV. 

Neste caso, o lustre deve se apresentar em modelos menores que fiquem bem dimensionados no espaço existente e também em modelos mais discretos, o que pode significar modelos mais rentes ao teto. Neste livro de ideias, você vai saber o que é um lustre, um pouquinho da sua história, como escolher um para uma sala pequena, os modelos existentes e aqueles mais indicados para cada ambiente, além de dicas de iluminação. Confira! 

O que é um lustre

A iluminação é um recurso muito poderoso na valorização do espaço, assim como de todos os elementos de decoração, como o mobiliário, objetos e acessórios. Todo o esforço dedicado à decoração pode ser em vão se a iluminação não tiver a atenção necessária. Consistindo em uma ação especificamente funcional, a iluminação difusa ou focada vai exigir e propiciar a oferta de uma grande variedade de peças no mercado, tais como luminárias, plafons, spots, refletores, embutidos, lustres e pendentes.

Dentre esses objetos, os lustres – feitos geralmente de um material caro, o cristal – constituem muitas vezes em um símbolo de ascensão social, podendo ainda falar muito sobre a personalidade, o estilo e o modo de vida do seu proprietário.

Belo e imponente, o lustre é muito utilizado para produzir uma iluminação suave e conferir charme e brilho ao ambiente, além de destacar móveis ou pontos específicos da decoração.

Conhecido também como candelabro ou lampadário, o lustre apresenta variadas ornamentações, pode conter velas ou lâmpadas ou usar materiais como cristal, vidro e metal para refletir mais a luz.

Essa peça surgiu por volta do final do século XVII e as velas que ela trazia iluminavam todos os ambientes, apresentando mais grandiosidade sobre as mesas fartas dos nobres. A realeza e a futura classe burguesa usavam lustres em castelos, palácios e palacetes, mas as pessoas mais simples e mais modestas também tinham uma versão de candelabro menos sofisticada que não podiam chamar de lustre porque não reluzia com cristais como os dos nobres.

Com o advento da energia elétrica, as velas dos lustres foram substituídas por lâmpadas. Atualmente, os modelos de lustre se apresentam em tamanhos variados, com opções mais ou menos luxuosas e modernas, até mesmo em um estilo industrial. O importante é que o lustre mantenha o seu encanto e dê o toque final para criar um ambiente interessante.

Graças à sua imponência, o lustre é geralmente mais associado a ambientes maiores, ainda mais se tiverem pé direito alto, mas ele também pode ser utilizado em ambientes menores, como salas pequenas, desde que seja dimensionado para o espaço existente, além de levar em conta requisitos como o estilo de decoração do ambiente, o orçamento disponível e o local em que a peça será instalada.

Como escolher um lustre para sala pequena

Apartamento Dois: Salas de jantar modernas por Bino Arquitetura
Bino Arquitetura

Apartamento Dois

Bino Arquitetura

Atualmente, os ambientes pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, o que obriga a decoração a se adaptar a essa realidade. É preciso escolher itens que fiquem mais proporcionais ao ambiente, como o lustre para uma sala pequena. Ele deve respeitar as dimensões do ambiente e ficar proporcional ao espaço, dando a sensação de harmonia.

A escolha da luminária ideal para uma sala pequena é parte importante da decoração e pode fazer grande diferença no ambiente. No caso de uma sala pequena, é imprescindível não sobrecarregar o espaço. Em qualquer ambiente, é preciso pensar primeiro na arrumação dele e no que se quer iluminar. Ambientes menores seguem a mesma regra: valorizar detalhes sem ser extravagante. Se o ambiente for muito reduzido, o uso de lustre é desaconselhado: é melhor preferir plafons ou embutidos, que garantem a iluminação geral sem serem agressivos. Independentemente da opção escolhida, uma boa ideia é instalá-la em circuito de modo a poder acender o que for necessário para cada momento.

Se a opção for mesmo um modelo de lustre para sala pequena, ele pode ser usado acima de uma mesa lateral, por exemplo, já que ele ilumina apenas o seu foco.  Já se for acima do sofá, é recomendado que a iluminação do local, incluindo o lustre para sala de estar, tenha circuitos independentes para evitar incômodos em certos momentos.

Mas o melhor uso para o lustre é acima de uma mesa de jantar, onde fica esteticamente mais bonito. No caso de lustre para sala de jantar, é preciso ter atenção especial à forma da mesa: mesas ovais e redondas pedem lustres que acompanhem as suas formas, enquanto que as quadradas e retangulares podem ou não seguir esta regra.

O material da mesa também deve ser levado em consideração: mesas com tampos de vidro ou espelho refletem a luz, portanto nesses casos é importante escolher lustres que emitam luz para cima, para não ofuscar.

A temperatura das lâmpadas, aliás, requer atenção: no caso de pé–direito baixo, as lâmpadas halógenas devem ser evitadas por esquentarem demais. As lâmpadas de cor amarela são as mais recomendadas por serem relaxantes. Também é preciso ter cuidado com a temperatura na instalação do lustre: ele deve ficar a uma distância mínima de 50 cm do mobiliário para evitar danos. Caso o móvel seja uma mesa de jantar, o lustre deve ficar entre 70 cm e 1 m acima da mesa para que ele não cause obstrução visual ou ofusque os olhos das pessoas sentadas à mesa.

Modelos de lustres para sala pequena

Apartamento Jovem Casal: Salas de jantar modernas por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Apartamento Jovem Casal

Laura Santos Design
  • Modelos simples – Os modelos mais simples de lustre são perfeitos para não pesar no ambiente pequeno, além de amenizarem uma decoração com muitos detalhes. Além dos lustres simples, outros tipos de luminária que vão bem em pequenas salas são os plafons, que podem ser de embutir (instalado rente ao teto) ou de embutir, e os pendentes, que podem se reduzir a um único fio em ambientes pequenos com mesas menores. Tanto um quanto o outro tipo são encontrados em formatos e estilos diferentes. 
  • Modelos de luxo – Os modelos de lustre mais sofisticados também podem complementar a decoração de uma sala pequena, desde que o estilo da sala seja mais limpo e discreto. Nesse caso, valem os lustres de cristal que, embora caros, são lindos. Se o ambiente é pequeno, é preciso respeitar as suas dimensões e escolher um modelo menor. Com um lustre de tamanho condizente com as dimensões da sala, a decoração fica equilibrada e o ambiente sofisticado e elegante.

  • Modelos modernos – Se a escolha de estilo recai no moderno, pode-se usar lustres aramados, metálicos e direcionáveis, que ficam perfeitos na decoração de salas pequenas e simples. Os modelos vazados, por sua vez, proporcionam leveza à decoração.
  • Modelos provençais – Uma variação do lustre clássico é o modelo provençal, que costuma ser de ferro branco e ter pequenas cúpulas e elementos que simulam velas, além de detalhes minuciosos e delicados.  Mas só se deve investir neste modelo se a sala já faz referência ao estilo provençal, de modo a criar uma continuidade na decoração e deixar o ambiente mais harmônico. Este modelo também é um lustre ideal para sala pequena.

Lustres em cada ambiente

Living contemporâneo com personalidade: Salas de estar modernas por Andréa Spelzon Interiores
Andréa Spelzon Interiores

Living contemporâneo com personalidade

Andréa Spelzon Interiores
  • Em caso de salas integradas – Para se utilizar lustre em salas integradas, deve-se contrabalançar os ambientes, ou seja, se um deles tem um lustre maior ou mais evidente, o outro deve ter uma peça mais discreta e que se harmoniza com o lustre do primeiro ambiente. Por exemplo, se a sala de jantar pequena tem um lustre (adequado ao tamanho da sala), a sala de estar deve ter de preferência um plafon, spots ou embutidos. Nada impede, porém, de cada ambiente ter um lustre, desde que um seja mais discreto do que o outro ou ambos sejam discretos.

A casa Rosa: Salas de estar modernas por AL Interiores
AL Interiores

A casa Rosa

AL Interiores
  • Lustre para sala de estar pequena – Hoje em dia, é bastante fácil encontrar no mercado lustres para sala pequena. Os modelos pequenos e mais rentes ao teto são os mais indicados para a sala de estar pequena, onde provavelmente serão dispostos no centro do espaço ou sobre o sofá. Eles podem ser colocados ainda em uma lateral do ambiente, onde podem ser um pouco mais compridas.

Sala Estar e Jantar - Residência Tristeza: Salas de jantar modernas por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Sala Estar e Jantar – Residência Tristeza

INOVA Arquitetura
  • Lustre para sala de TV pequena – No caso de um lustre para sala pequena e simples destinada à TV, a escolha deve recair em um modelo menor, sóbrio e mais rente ao teto, especialmente os arredondados e os quadrados. Os modelos com fios longos devem ser evitados, pois podem atrapalhar a visão da TV. Na verdade, as melhores luminárias para sala de TV não são os lustres, mas os spots, os embutidos e os plafons.

  • Lustre para sala de jantar – É neste ambiente que os lustres ficam mais harmoniosos, podendo se apresentar em modelos imponentes. O lustre de cristal é indicado no caso de salas de jantar mais sofisticadas ou luxuosas e, como o foco da iluminação é a mesa, ele pode ter fios mais longos, que o tornam mais elegante.
Você gosta de lustres na decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!