13 modelos de guarda-corpo para o projeto perfeito (+ Materiais e Dicas)

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

13 modelos de guarda-corpo para o projeto perfeito (+ Materiais e Dicas)

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
SEGUNDO PAVIMENTO: Escadas  por Maria Claudia Faro
Loading admin actions …

O guarda-corpo é um elemento essencial em toda residência que possui escadarias, varandas, rampas, terraços ou mezaninos. É aquela proteção que fica na altura da cintura ou do peito para garantir a segurança das pessoas em lugares altos ou com desnível de piso.

O guarda-corpo não é a mesma coisa que corrimão, mas muitas vezes eles estão juntos. O corrimão é o apoio que fica nas laterais de uma escada ou rampa para que as pessoas apoiem-se e subam com mais facilidade. Já o guarda-corpo, quando está junto ao corrimão de uma escada, possui uma função mais decorativa ou serve de apoio para a fixação do corrimão. Quando está em um terraço ou sacada, cumpre também a função de proteção.

Existe ainda uma outra dúvida sobre a diferença entre guarda-corpo e parapeito, que é simples. O parapeito se difere do guarda-corpo porque é uma estrutura inteira, feita de madeira ou alvenaria, conforme o material usado na construção da edificação.

Então, agora que as diferenças foram esclarecidas, esse livro de ideias tem a finalidade de lhe mostrar modelos de guarda-corpo para colocar na sua residência. Não faltam opções de materiais a escolher no mercado, sendo que um dos mais solicitados por conta do efeito estético é o vidro temperado. Mas não é o único. Confira a seguir lindos modelos de guarda-corpo sugeridos pelos arquitetos da homify em seus projetos e lembre-se da importância de contratar prestadores de serviço para escadas e corrimãos que tenham boa procedência no mercado.

​1. Guarda-corpo de vidro

O primeiro modelo de guarda-corpo é esse em vidro, que não é muito alto como outros, pois não há um corrimão fixado a ele, fazendo com que sirva tanto como guarda-corpo quanto como corrimão. É um modelo ideal quando deseja um visual bem clean, sem muitos detalhes, como nessa residência moderna.

​2. Guarda-corpo de vidro alto

Escada e área íntima com nosso piso de madeira Quaruba: Escadas  por Rodapé.com Triângulo
Rodapé.com Triângulo

Escada e área íntima com nosso piso de madeira Quaruba

Rodapé.com Triângulo

Também há modelos de guarda-corpo de vidro mais altos, para garantir ainda mais proteção a quem estiver subindo ou descendo as escadas. Nesse também não há corrimão fixado, o que nem sempre é um benefício, dependendo de quem são os moradores da casa.

É interessante que haja corrimão especialmente quando tem crianças e idosos em casa, pois necessitam de apoio extra, além de evitar que o vidro sirva de apoio e esteja sempre com marcas, o que reduz o seu visual clean.

​3. Guarda-corpo de mezanino em vidro

Outra forma muito bonita de utilização das folhas de vidro temperado é para um mezanino. Veja que nesse modelo não há nem corrimão nem guarda-corpo na escadaria, somente no piso superior. Como os degraus são bem largos, oferecem mais segurança ao subir e descer, então se não houver crianças em casa é uma bonita opção.

​4. Guarda-corpo de madeira

SEGUNDO PAVIMENTO: Escadas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

SEGUNDO PAVIMENTO

Maria Claudia Faro

Agora mudando de material, veja como fica interessante fazer um guarda-corpo todo em madeira no mezanino de um piso superior. Esse modelo é delicado, com grades bem finas e uma cor bem natural, ideal para compor residências campestres ou rústicas.

​5. Guarda-corpo de alumínio e vidro

A mistura de elementos também é bastante comum. Nesse modelo, o vidro temperado é usado como guarda-corpo na escadaria, enquanto o acabamento em alumínio também serve como corrimão. A escolha da cor do alumínio vai depender exclusivamente do efeito estético que deseja ter no ambiente. Mas com a presença das folhas de vidro, mesmo um alumínio escuro, como o utilizado nesse projeto, mantém a leveza visual.

​6. Guarda-corpo e corrimão em madeira

Voltando para as opções em madeira, esse é um modelo bem clássico, um pouco mais rústico do que o apresentado na opção 4, pois as grades são feitas com ripas mais grossas. Na questão de segurança não há diferença, somente na estética, então é interessante visualizar os dois modelos para perceber o que melhor vai combinar com a sua decoração.

​7. Guarda-corpo de escada em madeira e vidro

Sala de estar: Escadas  por DRG ARQUITETURA
DRG ARQUITETURA

Sala de estar

DRG ARQUITETURA

A mescla entre vidro e madeira também fica muito bonita e sofisticada. Nesse projeto, na lateral da escada foi utilizado um painel vazado em madeira com um belíssimo efeito decorativo, ao estilo cobogó. Na parte superior, do mezanino, ocorre a junção entre madeira e vidro, com muita sutileza e personalidade.

8. Guarda-corpo para varanda em vidro e ferro

Nas varandas é comum que haja um guarda-corpo em ferro ou alumínio que já faça parte da construção original. Mas caso a transformação em área gourmet seja posterior ao término da construção, o ideal é incluir folhas de vidro para que a varanda possa ser fechada em dias de muito frio ou chuva. Assim possibilita que o espaço seja melhor aproveitado em qualquer condição climática, mantendo a vista panorâmica. Acaba sendo uma proteção dupla.

​9. Terraço com guarda-corpo e parapeito

Nesse modelo de terraço pode-se ver os dois elementos juntos, guarda-corpo em ferro na lateral direita e o parapeito em alvenaria ao fundo. Assim você pode compreender melhor a diferença entre eles. Se o espaço fosse todo fechado com o parapeito não ficaria tão agradável, pois impediria a vista da área externa inferior. Além, é claro, do bonito efeito visual que um guarda-corpo vazado oferece ao ambiente.

10. Sacada fechada com guarda-corpo de alumínio e vidro

Esse é um modelo diferente do apresentado no item 8, em que o guarda-corpo de ferro ou alumínio está à frente das folhas de vidro. Aqui eles estão juntos, ocupando a mesma estrutura e formando janelas na metade superior. É uma opção que pode exigir uma adaptação mais detalhada no projeto, entretanto ganha-se um pouco mais de espaço, questão de centímetros, mas que faz toda a diferença em uma área pequena.

​11. Guarda-corpo de metalon

O metalon é a estrutura que segura as folhas de vidro nesse modelo. Tratam-se de tubos de aço de carbono, que podem ser quadrados ou retangulares. A grande vantagem desse material sobre o ferro ou o alumínio é o custo reduzido, mas não só. Ele é um material muito resistente, antioxidante, anticorrosivo e tem uma garantia de durabilidade de até 10 anos.

Quando esse material passa pelo processo de galvanização também torna-se protegido contra a ferrugem. Então, se está pensando em usar estruturas metálicas para fazer seu guarda-corpo, converse com o arquiteto sobre a opção do metalon, pois será um ótimo custo-benefício na sua obra.

​12. Guarda-corpo de inox

Nesse modelo, o mesmo material foi utilizado como corrimão e como guarda-corpo, que para ter esse efeito pode ser usado o inox, oferecendo mais brilho do que o alumínio. Veja como essa composição em uma residência de alto padrão colabora para que todo o ambiente fique mais iluminado e sofisticado.

​13. Guarda-corpo de blindex e esquadrias de alumínio

Mezanino, espaço de reflexão da família.: Corredores e halls de entrada  por RABAIOLI I FREITAS
RABAIOLI I FREITAS

Mezanino, espaço de reflexão da família.

RABAIOLI I FREITAS

Mais um modelo diferente em que o guarda-corpo é utilizado com uma altura elevada para que sirva quase como uma parede. Veja que é existe uma porta ao final da escada, permitindo que se crie, lá em cima, um ambiente com privacidade, mas sem abrir mão da vista para a parte inferior da casa, mantendo uma melhor iluminação natural.

Então, como você pôde ver, opções não faltam, tanto em modelos quanto em materiais, para escolher o guarda-corpo perfeito. Converse com o seu arquiteto sobre qual é a melhor escolha para o seu projeto ou, se ainda não contratou um profissional, conheça os melhores arquitetos do mercado que estão cadastrados aqui na homify. 

Qual é o seu material preferido para fazer um guarda-corpo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!