SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dê um toque rural à sua casa!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo rústico – ou rural – não precisa estar confinado apenas em casas de campo ou de praia. Para quem gosta do aconchego e simplicidade que esse estilo confere ao ambiente, sempre é possível dar um toque dele na casa ou no apartamento da cidade.

Elementos simples como cerâmicas ou mais estruturais como paredes de tijolo ou de pedra podem ser incluídos facilmente no projeto da sua casa. Outros, como lareira rústica, forno a lenha e vigas de madeira aparentes,, exigem mais obras, mas podem dar um ar deliciosamente campestre à sua casa.

Também vale reciclar móveis antigos e exibir utensílios tradicionais, como jarras de ferro e panelas de cobre, sem se esquecer que a madeira é um material onipresente em uma casa rústica, devendo ter sua presença garantida, seja no piso ou no mobiliário.

Conheça algumas ideias que podem fazer parte da sua casa e da sua vida e dar aquele toque de fazenda tão gostoso aos ambientes!

Vasos de cerâmica

Vasos de cerâmica artesanais, com a cor crua da argila e linhas arredondadas e simples, podem ser dispostos em vários lugares da casa, dando um ar rústico ao ambiente. De preferência, aproveite-os para cultivar plantas verdes e viçosas ou, ainda, ervas aromáticas, proporcionando ao espaço um cheirinho de campo que fica como nota de fundo o tempo todo. Existem os mais variados tipos e tamanhos de vasos artesanais de cerâmica, alguns crus, outros pintados com a arte popular da gente simples. Todos eles são bonitos e encantadores, trazem a natureza para dentro de casa e descontraem um ambiente um pouco mais sisudo. Use e abuse deles na sala de estar, jantar, corredores, halls de entrada, jardins, pátios e até banheiros e cozinhas. 

Parede rústica

Nesta casa de inspiração rústica, as paredes são de tijolos de demolição, apresentando ainda mureta de pedra bruta junto à escada e piso de madeira. O efeito é simples e natural, mas o ambiente ganha sofisticação no contraste com os móveis claros de linhas modernas e limpas, que se harmonizam com as cortinas brancas e leves e o teto branco sem laje. A diferença de níveis entre os ambientes acrescenta ainda movimento ao conjunto e destaca a espacialidade.

Móveis reciclados

O projeto do Espaço Glaucia Britto para esta sala de estar apresenta vários móveis que podem ter sido reciclados, tais como a poltrona clássica, o sofá de couro com capitonê, a grande mesa de centro em madeira e o móvel de porta dupla em azul que serve de aparador. Se você tem poltronas, cadeiras, mesas, aparadores, estantes, buffets, mesas laterais ou de centro antigos e/ou rústicos, pode reformá-los, trocar os estofados, pintar de cores alegres ou suaves e incorporá-los à decoração da sua casa. Vai ficar lindo e ainda manter na família peças que atravessaram gerações. Ou pode ainda procurar por móveis rústicos e antigos em antiquários e feiras de antiguidades, reformá-los também e dar uma nova cara para a sala ou o quarto.

Vigas de madeira aparentes

Outra característica comum às casas rústicas é o teto de madeira com vigas aparentes, que dão mais amplitude ao espaço. Com esse elemento, o espaço pede luminárias pendentes e abajures, mas também favorece à instalação de uma estante alta para abrigar sua biblioteca sem que o ambiente fique pesado. Como na imagem acima, o piso claro ajuda a contrabalançar a sobriedade do teto de madeira escura, assim como os sofás e poltronas em tons neutros. Perceba que a madeira, em vários tons, apareça em diversos pontos do ambiente, proporcionando maior aconchego ao espaço.

Lareira rústica

Na imagem acima, a lareira rústica foi totalmente esculpida na pedra que apoia a casa. Mas você pode ter uma lareira de pedra ou argila na sua casa da cidade também. O cantinho pode ficar tão acolhedor quanto esse se você também fizer uso de tijolos aparentes nas paredes e madeira maciça no piso. O sofá simples com estofado de fibras naturais complementa o ambiente, que ganha leveza com a porta-janela e os painéis de vidro no alto da parede onde se encontra a lareira. 

Forno à lenha

Quer coisa mais charmosa na cozinha do que um forno à lenha? O da imagem acima tem formato de casulo e dutos de ferro para expulsar a fumaça. Tem ainda uma porta na parte inferior que dá acesso ao depósito das achas de lenha. Imagine fazer pão caseiro no seu próprio forno à lenha para aquele café da tarde? É o máximo de rusticidade em plena cidade grande! Só é necessário que seja construído em uma casa, e não em um apartamento, em uma cozinha com espaço suficiente para abrigá-lo. 

Utensílios tradicionais

Uma cozinha com ar rústico se destaca pela presença da madeira no mobiliário, como na imagem acima. Mas o detalhe que pode ser incorporado em qualquer casa ou apartamento na cidade é a exposição, sobre uma mesa central ou fogão, de utensílios tradicionais como panelas de cobre. O efeito do cobre é lindo, caloroso, acolhedor e dá aquele ar de campo ao ambiente. Experimente pendurar esses utensílios nas paredes da sua cozinha e dê a ela um charme natural e despretensioso.

Utensílios tradicionais II

RESIDÊNCIA JCGS | SÃO FERNANDO GOLF CLUB (PROJETO DE INTERIORES): Cozinhas  por Studio 011 Arquitetura
Studio 011 Arquitetura

RESIDÊNCIA JCGS | SÃO FERNANDO GOLF CLUB (PROJETO DE INTERIORES)

Studio 011 Arquitetura

Outros utensílios como jarras de ferro podem ter efeito decorativo em cozinhas com estilo mais clássico, como esta com bancada com detalhes em relevo, banquetas simples em linhas retas, janelas com molduras em madeira e viga aparente, tudo em um tom de verde relaxante e delicado. O contraponto do ferro com o verde claro do mobiliário tem um resultado elegante, sem ser afetado. E as peças podem ser usadas de fato, se você quiser.

Pedra no banheiro

A pedra bruta pode dar um toque todo especial ao seu banheiro. Na imagem acima, a bancada azul da pia se apoia em uma meia parede de pedras azuladas e bege, que dá personalidade ao ambiente. O espelho de moldura amarela e decorada complementa o conjunto com um ar alegre. já o toilette apresenta pedra rústica nas paredes e bambu na parte externa da porta. Simples e encantador. Para outras dicas sobre decoração rústica, leia este artigo.

Que toque rústico você daria à sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!