Desmistificando as Etapas de Um Projeto Arquitetônico (+Dicas e Exemplos) Desmistificando as Etapas de Um Projeto Arquitetônico

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Desmistificando as Etapas de Um Projeto Arquitetônico (+Dicas e Exemplos)

Casas  por RIMA Arquitectura , Moderno
Loading admin actions …

Se você está pensando em contratar um arquiteto para fazer o projeto arquitetônico de uma edificação e está com dúvidas do que se trata e o que contempla um o projeto arquitetônico, esse post vai te ajudar! Vamos esclarecer as etapas de um projeto arquitetônico, o que ele abrange, qual profissional pode desenvolver um projeto de arquitetura e explicar a importância de ter um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) que é emitido pelos arquitetos.

O que é partido arquitetônico?

É o processo inicial, antes de realizar o projeto arquitetônico em si. Esse é o momento de busca de referências e estudo, é a parte criativa e poética do arquiteto. Durante a escolha do partido arquitetônico, são criadas várias ideias e versões possíveis do projeto que será realizado. O partido arquitetônico muitas vezes é algo totalmente abstrato no início, totalmente não palpável. E no projeto é onde o partido se torna algo palpável.

O que é um projeto arquitetônico?

Projeto arquitetônico é a materialização do espaço que foi imaginado pelo arquiteto e pelo cliente. É através dele que é possível visualizar o melhor layout, para atender todas as necessidades e desejos do cliente, é nele que é possível visualizar possíveis problemas que possam vir acontecer, e logo resolvê-los sem maiores complicações. Não existem uma ordem obrigatória de etapas em um projeto arquitetônico, vamos listar abaixo o que é mais habitual:

1. Levantamento de dados

Essa etapa é geralmente formada por três levantamentos:

  • Levantamento de medidas: medição de terreno em caso de projeto inicial e medição da edificação em caso de projeto de reforma ou interiores; 
  • Levantamento fotográfico; 
  • Levantamento de dados: o cliente explica os seus desejos, objetivos e necessidades no projeto e é feita uma consulta nos orgão públicos da cidade para saber quais as limitações de projeto.

2. Estudo Preliminar

Quando o espaço à ser projetado começa a tomar forma. No projeto de uma casa, por exemplo, é quando é apresentada à planta baixa inicial, com os ambientes definidos e suas metragens  estimadas.

3. Anteprojeto

É a etapa onde todas as dimensões do projeto são definidas, são feitas todas as plantas arquitetônicas (planta de implantação, planta de cobertura e todas as plantas baixas de cada pavimento). Nessa etapa são definidos alguns materiais essenciais, área total de cada ambiente e lançamento dos pilares, vigas e elementos estruturais (que serão revisados e aprovados posteriormente por um profissional de engenharia civil). Nessa etapa é onde é desenvolvido o 3D da edificação ou do ambiente, então é quando o cliente tem à visão mais clara da concepção plástica pretendida.

4. Projeto Legal

Casas  por homify , Campestre
homify

PLANTA BAIXA I

homify

É a evolução do anteprojeto, graficado de acordo com as normas técnicas. Nessa etapa é feito o quadro de áreas, constando a taxa de ocupação e de permeabilidade do solo. Depois de tudo graficado, cópias impressas são levadas para aprovação em órgãos públicos e, se tudo estiver de acordo com a legislação vigente, será emitido um Alvará de Construção.

5. Projeto executivo

É a última etapa e consiste no detalhamento do anteprojeto. É a etapa onde todos os projetos complementares se integram com o projeto, dando todos os meios, para execução da obra, através do detalhamento que foi realizado no projeto.

Registro de Responsabilidade Técnica

Os arquitetos têm que emitir, obrigatoriamente, Registro de Responsabilidade Técnica através do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) sobre qualquer serviço prestado. Mas o que é o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica?

De acordo com o “Manual do Arquiteto e Urbanista” : “É o instrumento que a sociedade tem para garantir que serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil sejam realizados apenas por profissionais devidamente habilitados”. É como se fosse um certificado de o trabalho será efetuado de acordo com as normas, dando segurança para quem está contratando o Arquiteto e Urbanista, como também ao Arquiteto Urbanista. A emissão do RRT é obrigatória, de acordo com a Lei nº 12.378/2010, qualquer trabalho que o Arquiteto e Urbanista faço sozinho, ou com outros profissionais, é obrigatório o RRT. Os registros podem ser de: 

  • 1. Projeto; 
  • 2. Execução; 
  • 3. Gestão; 
  • 4. Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano; 
  • 5. Ensino e Pesquisa; 
  • 6. Atividades Especiais (laudos, vistorias, perícias, consultorias e assistência técnica, entre outros); 
  • 7. Engenharia de Segurança do Trabalho (disponível apenas para especialistas na área).

O Registros de Respondabildade Técnica pode conter mais de uma atividade de cada grupo, mas para cada novo grupo é necessário emitir um novo registro. Por exemplo, se você contratou um arquiteto para fazer o projeto arquitetônico da sua casa e também à execução da obra, ele emitirá dois Registros: Um de projeto e outro de Execução.

Mas para que serve o RRT? 

  • Ele comprova a responsabilidade técnica de planos, projetos, obras e serviços; 
  • Comprova desempenho do cargo e função técnica em órgãos públicos e empresas privadas; 
  • Comprova a prestação de serviços entre o cliente e o profissional. O RRT tem valor em disputas judiciais em relação ao exercício profissional do arquiteto;

O RRT tem que ser emitido antes de qualquer trabalho realizado e à emissão é feito via Internet, por meio do SICCAU. Se você está pensando em contratar um profissional, fique atento a esses detalhes, para garantir que receberás um projeto de acordo com as normas vigentes.

Uma das coisas que as pessoas mais buscam quando contratam um arquiteto é saber exatamente como vai ficar à sua casa através do projeto 3D. Selecionamos alguns projetos 3D para te inspirar:

Neste projeto foi utilizado muitas texturas e formas, resultando em um projeto contemporâneo e convidativo, e principalmente criativo. O arquiteto conseguiu harmonizar todos os elementos utilizados no projeto.

Casas  por homify , Moderno

Uma fachada que utiliza madeira, pedra, concreto, vidro e as esquadrias de alumínio, permitem que a luz penetre nos ambientes, por causa das enormes janelas, criando um design absolutamente moderno, com suas formas marcadas e com sua espaçosas varandas;

Casas  por homify , Clássico
homify

​Projeto de Casa Neoclássica Sobrado

homify

Com uma arquitetura neoclássica muito visível nos elementos, como as colunas, com as pequenas varandas com guarda em ferro forjado, e com as grandes janelas, é uma arquitetura muito marcante, que chama muita atenção.

Casas  por homify , Moderno

Uma casa moderna, colada a outros edifícios, não significa que ele não se destaca com as cores e os materiais utilizados, o branco e o cinza da tinta, fazendo um contraste grande com a madeira chama muito a atenção a textura e forma do material;

Um projeto compacto cheio de personalidade, e com cores marcantes, como o marrom escuro e branco, com pequenos rasgos de luz na fachada, permitindo que a luz entre no ambiente delicadamente;

Uma imagem que contém vários projetos, mas cada um com suas peculiaridades, mostrando que pode ser feito com os mesmos materiais, como a madeira e o vidro, concreto e pedras. São materiais presentes em quase todos os projetos, mas que são totalmente diferentes um do outro, criando personalidades distintas. Mostrando também que o mesmo partido arquitetônico pode resultar em diversos projetos, completamente diferentes.

Se quer conhecer mais projetos 3D, não deixe de conferir essas 31 casas incríveis.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as etapas de um projeto arquitetônico?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!