18 Ideias para Decorar o seu Banheiro Retangular (+Dicas Preciosas) 18 Ideias para Decorar o seu Banheiro Retangular

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

18 Ideias para Decorar o seu Banheiro Retangular (+Dicas Preciosas)

Banheiro moderno Banheiros modernos por Laura Mueller Arquitetura + Interiores Moderno
Loading admin actions …

O banheiro retangular é o formato mais comum nas casas e apartamentos, justamente porque ocupa uma metragem quadrada pequena. Esses espaços costumam ser os menores ambientes da casa, mas nem por isso precisam ser desconfortáveis e sem personalidade. 

Neste post vamos falar sobre as medidas mínimas de planta de banheiro, mostrar algumas possibilidades de modelos de banheiros retangulares e dar várias sugestões para deixar o seu banheiro decorado e lindo. Mesmo que você tenha só tenha espaço para um banheiro retangular pequeno em casa, essas dicas vão te ajudar muito!

1. Preste atenção às dimensões mínimas

Banheiro por WGR Engenharia Moderno

Para saber as medidas mínimas de um banheiro é necessário que você acesse o Plano Diretor da sua cidade – pois podem variar de cidade para cidade, mas geralmente seguem este tamanho padrão de banheiro:

  • Área: Círculo inscrito com diâmetro mínimo de 1,00 metro. 
  • Área mínima: 1,50m² 
  • Largura mínima: 1,00 metro 
  • Espaço na lateral do vaso: 30 centímetros de cada lado.

A circulação no ambiente é muito importante para garantir o uso confortável do vaso sanitário e da pia, e acesso ao chuveiro. Busque o auxílio de um arquiteto para encontrar soluções criativas para banheiros pequenos, onde parece impossível aplicar as medidas ideais e confortáveis.

2. Escolha bem o box

03_Projeto de Interiores Banheiros modernos por Paula Carvalho Arquitetura Moderno
Paula Carvalho Arquitetura

03_Projeto de Interiores

Paula Carvalho Arquitetura

O tamanho de box de banheiro mínimo indicado é de 80 centímetros x 80 centímetros, mas é ideal que estas áreas tenham medidas iguais ou maiores do que 90 centímetros x 90 centímetros. Mesmo que o seu tamanho de banheiro seja limitado, é indicado que você siga estas medidas para evitar acidentes e garantir conforto na hora do banho.

3. Tamanho da bancada

Para banheiros de uso diário, é ideal que a profundidade da bancada seja de pelo menos 50 centímetros. Desta forma é possível instalar uma cuba confortável, e apoiar produtos e itens de uso do dia a dia. Entretanto, muitas vezes o banheiro não dispõe deste espaço e as bancadas podem variar entre 35 centímetros ou 40 centímetros de profundidade, e portanto o modelo da cuba deverá ser bem menor.

Fique atento! A altura final da borda da cuba, independente do modelo, deve ser de  90 centímetros do piso, podendo variar entre 85 centímetros e 93 centímetros de acordo com a estatura das pessoas que usam o espaço. Essa medida sempre é feita do ponto mais alto da cuba ou da bancada. Por isso, em banheiros onde são usadas cubas de apoio, por exemplo, os móveis devem ser um pouco mais baixos do que o comum, para que o uso da pia não seja prejudicado.

4. Torneira lateral

Apartamento compacto para jovem casal moderno Banheiros modernos por Studio² Moderno
Studio²

Apartamento compacto para jovem casal moderno

Studio²

Para banheiros pequenos, uma dica é usar uma torneira de bancada ao lado da cuba. Desta forma a bancada não precisa ser tão profunda e você pode usar um modelo de cuba um pouco maior e mais confortável.

5. Torneira de parede

Para quem possui uma planta de banheiro pequeno e precisa fazer uma bancada estreita, mas gostaria de ter uma cuba maior, essa é uma opção viável mas que requer um pouco mais de obra bruta se o imóvel já está finalizado.

O ponto de água para torneira de banheiro geralmente está de 50 a 60 centímetros do piso e precisa subir para 110 ou 120 centímetros para que seja instalada a torneira de parede.

6. Cuba de semi-encaixe

Banheiro Banheiros modernos por QViveAlli Moderno
QViveAlli

Banheiro

QViveAlli

A cuba de semi-encaixe fica para fora do móvel, como é o caso deste projeto, e geralmente é usada em ambientes onde a abertura da porta limita bastante a profundidade da bancada. É uma boa opção de bancada para banheiro pequeno, pois consegue manter uma cuba grande e confortável, mesmo com uma bancada menos profunda.

7. Nicho no box

apto cobre/blue Banheiros modernos por Casa100 Arquitetura Moderno
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

Os nichos na alvenaria são uma alternativa para quem tem pouco espaço dentro do box. Ele é um rebaixo na parede e pode comportar shampoo, condicionador e até objetos decorativos.

Se houver uma janela na mesma parede do nicho, é comum que ambos tenham a mesma largura, para que fique mais harmônico esteticamente.

8. Revestimentos claros

Os tons claros sempre dão à impressão visual de que o espaço é maior, então vale a pena investir em tintas e revestimentos claros para tornar o ambiente mais clean e com aparência de mais amplo. É possível criar banheiros simples e bonitos com revestimentos claros tanto na parede quanto no piso, assim como nesse projeto.

Outra vantagem de revestimento claro é que ele cria uma base neutra para muitas possibilidades de decoração. Então você pode ousar nas cores das toalhas, acessórios de escova de dentes, velas, bandejas, etc.

9. Espelhos grandes para ampliar

Os espelhos grandes também contribuem para a sensação de amplitude no espaço. Eles geralmente são feitos sob medida e colocados sobre a bancada e o vaso em banheiros retangulares.

10. Espelhos soltos

Os espelhos soltos – que não são feitos sob medida – podem ser uma solução interessante para você ter um espelho no banheiro sem investir tanto nesse item. Além disso, espelhos soltos são uma opção excelente para imóveis alugados.

11. Móvel com porta sobre o vaso sanitário

Planta Baixa Banheiros modernos por homify Moderno
homify

Planta Baixa

homify

Em banheiros muito pequenos e que precisam de armazenamento, é indicado utilizar o espaço sobre o vaso para criar um armário para objetos pequenos e itens de higiene pessoal.

O acesso aos objetos é melhor com porta de correr, mas é importante lembrar que a porta de correr ocupa mais profundidade que a porta de abrir. Então se o móvel for bem estreito, é preciso analisar antes de escolher uma solução.

12. Prateleira sobre o vaso sanitário

Essa também é uma opção para aproveitar aquele espaço sobre o vaso. Ponto de atenção: Se essa prateleira estiver na mesma altura que à bancada, é importante prestar atenção ao tamanho do vaso sanitário para que seja possível dar à descarga com facilidade.

13. Cuba dupla

Essa é uma opção ideal para banheiro de casal que utiliza o banheiro ao mesmo tempo. Para que seja funcional, é necessário que a planta baixa banheiro seja mais comprida que o convencional.

14. Iluminação com pendente

A iluminação indireta pode dar aquele toque final do ambiente, tornando-o mais aconchegante e bonito. Uma forma de fazer isso é utilizando pendente sobre a bancada. Em um banheiro retangular, indicamos sempre que o pendente seja instalado no espaço entre a pia e à parede lateral, nunca entre a pia e o vaso.

15. Iluminação com fita de LED

Banheiro moderno e funcional Banheiros modernos por iost arquitetura Moderno
iost arquitetura

Banheiro moderno e funcional

iost arquitetura

O painel do espelho pode servir também para embutir fita de LED e criar um iluminação independente, ideal para usar o banheiro à noite sem ter que acender a luz principal.

16. Móveis de vidro

Lapa | Decorados Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI Moderno
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Os móveis de materiais translúcidos como vidro e acrílico também podem ficar muito bem em banheiros pequenos e retangulares. Eles não pesam no visual do banheiro e ainda são bem úteis para colocar objetos e decorações, como nesse projeto.

17. Utilize tapetes

Nos banheiros retangulares, geralmente temos aquela impressão de corredor e os tapetes quebram um pouco essa ideia de ambiente comprido. Eles deixam os banheiros mais aconchegantes e humanizados, tornando o espaço menos frio.

18. Coloque ganchos

Banheiros modernos por homify Moderno

Em banheiros pequenos, uma dica bem importante é colocar ganchos e toalheiros. Como não há muito espaço de bancada de apoio, é essencial que haja lugares para pendurar roupa, toalhas e roupão.

Se você gostou das dicas acima, não deixe de conferir esses 14 banheiros pequenos e inspiradores para o seu projeto.

De qual inspiração você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!