Maneiras de integrar água em seu jardim

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O jardim é importante na sua residência, ele é um espaço de relaxamento e lazer, em que elementos da natureza como a água, a terra e as plantas devem estar equilibrados entre si. A água, traz vida e fluidez ao ambiente , podendo ser introduzida na paisagem através de fontes, cascatas e lagos. Sua importância não é apenas estética, mas funciona como recurso importante para trazer mais umidade ao ar e te proporcionar calma.

Segundo os simbolismos budistas, a água, representa a vida e purificação, além de induzir o homem a enxergar a si mesmo com seu reflexo, por isso jardins orientais costumam ter lagos e riachos. Todos estes significados, podem ser colocados em prática em sua residência com a introdução de algum tipo de fonte de água e vegetação apropriada. 

Para criar uma atmosfera acolhedora, o ambiente também pode ser reforçado com vegetação diversificada e objetos decorativos como estátuas, vasos diferentes, chez long e bancos de madeira. Nesta matéria o homify traz à você algumas dicas de como integrar água de diferentes maneiras em seu jardim e torna-lo um ambiente mais agradável.

Maneiras de integrar água ao seu jardim

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

A água é um elemento essencial no seu ambiente externo, além de servir para irrigar e manter o aspecto verde e saudável de seu jardim, este elemento apresenta funções de lazer e decorativas importantes. Num projeto de jardins de inverno ou em espaços menores, fontes e lagos pequenos podem ser uma solução viável, já em jardins maiores é possível ousar um pouco mais, construindo piscinas, lagos com vegetação e com fontes quedas naturais.

Piscinas

O seu jardim é espaçoso e possui uma área verde sem declives? Talvez seja um ótimo local para a instalação de uma piscina e um deck para tomar sol. A piscina pode ser feita com diferentes revestimentos e formatos que consigam estar integrados ao ambiente do entorno, trazendo elegância e agregando valor à sua residência.

Piscinas Naturais

Ao construir uma piscina natural você deve observar primeiramente alguns elementos importantes como as formas do desenho demarcados pela própria topografia e vegetação. A piscina natural funciona como uma espécie de lago com água tratada porém sem cloro que integra elementos como pedras, plantas aquáticas e solo de areia que incorporam a paisagem de maneira mais orgânica do que outros tipos de piscina.

Lagos em jardins

O lago do jardim pode ser de diferentes formatos e tamanhos,  deve integrar preferencialmente elementos como fauna e flora. O lago, além de atrair pequenos animais como sapos, rãs e pássaros, pode conter espécies de peixes ornamentais como as carpas. Busque estruturar um ambiente harmônico com pedras, fontes de água corrente, plantas aquáticas e plantas filtradoras que ajudam a limpar a água. 

Fonte

Fontes têm sido utilizadas em jardins para proporcionar tranquilidade através do movimento corrente das águas e do barulho relaxante do som. O escritório Borges Arquitetura e Paisagismo, criou para um espaço mais estreito, num corredor de passagem de madeira, um ambiente interessante com a fonte de bambu e base de vaso cerâmico, pedras e plantas ao redor.

Espelho d'água

M&M House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

M&M House

Studio MK27

Espelho d'água é uma superfície rasa de água exposta à atmosfera que se pode perceber em determinado ângulo. Possui fins decorativos quando colocada num jardim ou até mesmo funcionar como uma piscina. O espelho d'água cria um aspecto moderno e elegante no ambiente externo de sua residência devido à sua condição ilusória de continuidade da paisagem e espelhamento desta, como o próprio nome sugere.

Cascatas

As cascatas para o jardim devem preferencialmente serem de fonte de água corrente e pedras naturais, no entanto, nem sempre é possível ter um espaço com tais condições, por este motivo, é possível construir uma cascata com pedras artificiais e vegetação natural. A vantagem da pedra artificial é a sua similaridade ao elemento natural, além de ser muito leve e resistente. Crie um ambiente com pedras no fundo, plantas e um sistema com reservatório e bombas submersas de alta vazão, que além de silenciosas, te ajudarão a economizar energia e manter a queda d'água.

Pequenos lagos

Se você quer ter um objeto com água porém não tem muito espaço, uma dica bacana é recriar um ecossitema em pequenos dentro de um recipiente com água. Para isso busque um recipiente de cerâmica, vidro ou metal, coloque pedras e plantas aquáticas variadas. Vasos grandes com flores de lótus ficam muito bonitas em jardins de inverno e são fáceis de se montar. 

Quais destas possibilidades você pode agregar em seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!