Arte de cozinhar: dê um olhar profissional para sua cozinha!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Há quem diga que cozinhar é uma arte, mas também pode ser um grande prazer, além disso, cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir – é uma terapia que contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. Afinal, aquela lenda que lugar de mulher é na cozinha deu espaço para área masculina, agora o lugar de homem é na cozinha, sim! Pois, são os chefs do sexo masculino que comandam as panelas da maioria dos restaurantes. O ato de cozinhar é uma forma de promover uma reunião com sua família durante a refeição, além de conhecer mais da vida do outro, trocar informações, ouvir e falar favorece as relações familiares e de amizades.

Se você gosta tanto de cozinhar e gostaria de fazer isso profissionalmente, considere se tornar um chefe de cozinha. O caminho não é fácil – envolve longas horas, trabalho físico e um ambiente fortemente competitivo –, mas oferece recompensas: oportunidade de criar pratos criativos, liderar uma cozinha ou, até mesmo, gerenciar um restaurante. Aprenda de quais cursos e experiências você precisa para começar a sua carreira como chefe, mas você pode começar na sua própria casa e fazer uma bela cozinha funcional e colocar panelas para dançar.

Quer você ainda esteja na faculdade ou pensa em mudar de carreira para as artes gastronômica, a primeira coisa a fazer é conhecer as condições de trabalho, técnicas, equipamentos e cultura que envolvem a elaboração de um prato. O seu primeiro trabalho em um restaurante não precisa ter prestígio. Ter experiência na área é muito importante nesse ramo, mas você pode também começar treinar com seus amigos e familiares. Então, comece a trabalhar o mais cedo possível e confira como tornar sua cozinha profissional!

Prateleiras para garrafas de vinho

Como você está buscando crescer, mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em cozinha. Coma em ótimos restaurantes, conheça outras pessoas da área e mantenha as suas técnicas culinárias atualizadas. Comece a pensar criativamente e mantenha os olhos abertos tentando identificar o que garante o sucesso de um restaurante.

No tempo certo, você será promovido à chefe, ou você terá o conhecimento e as habilidades necessárias para abrir o seu próprio restaurante. Agora, se você apenas aprecia a arte da culinária e não pretende se tornar um mestre cuca e quer todo o conforto para dentro da sua casa, que tal criar um espaço para garrafas de vinho? Você pode instalar uma prateleira ou um espaço em cima da geladeira, assim como na foto ilustrativa. 

Estante cheia de livros de receitas

Um livro é bom, dois ou três nunca é demais, ou seja, é uma delícia abrir um livro e recriar uma receita. Tenha uma estante cheia de exemplar de culinária e você também pode se inscrever em um curso. Estudar sobre a combinação dos alimentos ou temperos é importante para você cozinhar e acertar na harmonia dos sabores. A maioria dos cursos oferece educação em nutrição, técnicas de segurança sanitária alimentar, cortes de carne, padaria e doces, e outros conhecimentos básicos em cozinha.

Móveis básicos, mesmo que você nunca vai usá-los!

Quando você for montar sua cozinha, não esqueça dos móveis, peças e itens importantes que uma cozinha deve ter, ou seja, mesmo que você não vá utilizar, mas chega um hora que uma receita pede tal item e você não tem na sua cozinha – é melhor ter do quê faltar!

Criar uma área de estar linda

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras: Cozinhas modernas por Carlos Salles Arquitetura e Interiores
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Crie uma linda área de estar para você e sua família, pois os projetos de cozinha geralmente em sua maioria se conectam a outros ambientes de forma orgânica. Em alguns casos, quando há bastante espaço disponível, as cozinhas são feitas com ilhas centrais mas acabam por ser separadas dos outros ambientes.

Quando o espaço disponível é pequeno, deve-se pensar bem no aproveitamento de espaço sem sacrificar a circulação dos ambientes. A vantagem de se utilizar a cozinha aberta é a sensação de amplitude maior devido a inexistência de paredes separando a cozinha dos outros ambientes. O projeto da foto foi criado por Carlos Salles Arquitetura e Interiores, localizado na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Máquina de café

Ter uma máquina de café completa na sua casa é um escolha sua, claro, se você for um apaixonado por café e não vive sem tomar uma boa xícara. Há várias opções para fazer instalar uma máquina no conforto do seu lar, às vezes, muito mais barata do que na rua. A vantagem é poder escolher o seu café preferido a hora que você quiser. 

A máquina de café tira um café expresso semelhante ao da rua, além disso, permite ainda fazer outras bebidas, como descafeinado, cappuccino, chá ou chocolate quente. No entanto, esta é a opção mais dispendiosa, pois utiliza cápsulas. É também a escolha menos amiga do ambiente pela quantidade de resíduos produzidos, como o plástico ou o alumínio, que devem ser devidamente separados. Antes de escolher uma máquina de café leve algumas itens em consideração e busque saber o fim das cápsulas em fim de vida, ou seja, de utilização.  

Ambiente limpo e alegre

Uma cozinha limpa é tudo, pois, ninguém merece comer em um ambiente que não tem nenhum higiene, aliás, é questão de saúde manter o espaço limpo e alimentos no prazo de validade. Se você ama cozinhar, como mencionamos no artigo – coma fora! Cozinhar em um restaurante não é a mesma coisa que cozinhar em casa e você pode encontrar muitas informações e ideias nos cardápios, além de você descobrir cada item utilizado para elaborar o prato. Você vai se sentir um jurado dos programas Master Chefs!

E aí? Qual será o prato do dia? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!