Como instalar um carpete em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Comodidade, acolhimento e beleza. As vantagens de se instalar um carpete no lar, não param nestas qualidades. Perfeito para compor uma decoração mais elegante, os carpetes estendem-se completamente nos ambientes, mudando completamente o aspecto do ambiente. 

Com diferentes estilos, cores, estampas e tecidos, os carpetes trazem um preenchimento completo para o ambiente no qual estará instalado. Entre os cômodos mais considerados para a instalação do carpete, estão a sala de estar, o quarto e o escritório. A escolha dependerá de fatores como o trânsito de pessoas no ambiente, a presença de crianças ou animais domésticos, possíveis alergias a tipos de fibras e o tempo disponível para a limpeza da peça. 

A instalação de um carpete requer cuidado e é idealmente feita com a ajuda de um profissional. No entanto, caso seja o seu desejo aplicar a instalação por conta própria, traremos aqui algumas dicas básicas que poderão ser muito úteis. São diversas etapas para que o seu carpete fique perfeitamente instalado, com alguns cuidados fundamentais para que o acerto neste processo seja o máximo possível. Afinal, a ideia é justamente deixar o seu lar ainda mais lindo do que é. 

Além das dicas que traremos logo abaixo, você poderá conferir também algumas opções de ambientes perfeitamente decorados por talentosos profissionais homify. Ideias, inspirações, estilos e cores serão parte de ótimas referências que você poderá manter em mente no momento de escolha do seu carpete, caso ainda não o tenha feito. 

Por isso, convidamos você a seguir conosco mais uma vez e conferir mais um conjunto de dicas que tem como principal ideia, ajudar a fazer do seu lar o melhor lugar do mundo, do jeitinho que você deseja. Confira abaixo as nossas dicas, conte com a consultoria de um bom profissional no caso de dúvidas e acerte perfeitamente na instalação do seu carpete. Aproveite!

Medindo o espaço

Como você deve imaginar, a primeira tarefa a ser feita é tirar as medidas do espaço para que o carpete possa ser comprado com o máximo de assertividade. Caso o seu piso seja de concreto, sem revestimento, é importante que você, ao chegar na loja de preferência, informe isto ao vendedor, já que para este tipo de piso, existem materiais específicos para a instalação. Lembre-se de que você deverá comprar um carpete ao menos 15 cm. maior em todos os lados, já que serão necessários recortes para que a peça se ajuste perfeitamente ao espaço do cômodo onde será instalado.

Na imagem, um lindo projeto da arquiteta de interiores, Graziella Nicolai, de Belo Horizonte (MG), que optou por um longo carpete em tom claro para que o ambiente pudesse ficar ainda mais aconchegante. Os móveis foram escolhidos em tons que complementam perfeitamente o espaço, enquanto que, as peças em camurça servem para dar o contraste perfeito ao ambiente. A iluminação bem distribuída torna perfeitamente perceptível o aconchego do ambiente. 

Cores escuras x cores claras

Esta escolha será a responsável pelo efeito do carpete no seu ambiente. Ter em mente os efeitos de cada tom, irá ajudar muito no momento de escolha para a decoração do ambiente. Tapetes de cor escura deixam o ambiente espaçoso mais confortável, enquanto que, cores claras são ótimas para dar a sensação de maior amplitude a espaços pequenos. Estar atento às cores dos elementos decorativos do espaço também contribui fundamentalmente para que o melhor tom seja escolhido. 

Neste lindo projeto do arquiteto de interiores, Caco Borges, do Rio de Janeiro (RJ), a escolha pelo carpete em cor escura, deixou o ambiente elegante, luxuoso e com um perfeito contraste no ambiente de marcenaria vermelha e teto em cor clara. 

Cuidados para a instalação

home theater: Salas multimídia modernas por korman arquitetos
korman arquitetos

home theater

korman arquitetos

Já com o carpete escolhido, você deverá fazer uma checagem no piso para verificar possíveis focos de umidade, já que, a instalação do carpete em um local que sofra de infiltrações poderá ocasionar graves prejuízos em reestruturação. Outro cuidado deverá ser quanto ao nivelamento do piso, para que o carpete fique perfeitamente aplicado. 

Já com os devidos cuidados tomados, instale as bordas de preensão ao redor de todo o quarto para que o carpete fique bem preso em todo o ambiente. As bordas de preensão são pequenas ripas de madeiras onde um conjunto de pregos e grampos ajudam a manter o carpete perfeitamente esticado no ambiente.

Na imagem, um belíssimo carpete felpudo, que cobre toda a sala de estar projetada pelo escritório Korman Arquitetos, de São Paulo (SP), que utilizou perfeitamente o contraste da cor preta do tapete com o vermelho da moderna poltrona. Destaque ainda para o pequeno conjunto de banquetas posicionadas próximas ao sofá.

Estenda o carpete

Para facilitar a instalação do longo carpete no ambiente, o ideal é que as portas sejam removidas para facilitar o processo. Estenda o carpete por todo o espaço do cômodo onde o carpete ficará, mantendo as tiras lado a lado para cobrir todo o espaço. Mantenhas as bordas bem encostadas, colando-as com fita silver tape. 

Neste belo projeto da arquiteta de interiores Karina Koetzler, de Florianópolis (SC), a escolha pelo carpete de cor clara foi perfeita para a composição dos tecidos que decoram o ambiente, como a roupa de cama e a cortina. O destaque incrível do projeto fica por conta da instalação luminotécnica, organizada sobre e ao lado do teto de gesso, em um efeito incrível!

Corte as bordas

living room: Sala de estar  por @idearprojecao
@idearprojecao

living room

@idearprojecao

Como dissemos no início, é muito importante que você compre um carpete em tamanho maior do que o espaço onde será instalado. Lembre-se de manter uma sobra de 15 cm de tecido para cada lado. Para carpetes com estampas, faça cortes que possibilitem a emenda dos tecidos de uma maneira mais discreta. No momento do corte, utilize uma régua ou outro equipamento de traço reto para que o tecido seja perfeitamente recortado e, assim, evitas danos.

Neste belo projeto, um longo carpete quadriculado com tons vermelhos foi uma excelente escolha para o projeto desenhado pelo escritório Idear Desenhos Arquitetônicos, de Feira de Santana (BA), que tem ainda ao fundo uma composição belíssima com tijolos a vista, somando harmonia perfeita ao ambiente. 

Esticando o carpete

Decora Lider Salvador - Home Office: Escritórios  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Salvador – Home Office

Lider Interiores

Um excelente equipamento para ajustar o carpete de forma perfeita ao piso, é a utilização de um esticador de carpete, que pode ser até mesmo encontrado para locação. Chamada de power stretcher, a ferramenta deverá ser utilizada com cuidado, já que pode causar danos ao tecido. Neste ponto, o ideal é contar com a mão de obra profissional para dar o acabamento perfeito ao espaço, assim como podemos notar neste ótimo projeto da Líder Interiores, de Belo Horizonte (MG).

E você, o que acha de utilizar carpete no lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!