DIY: seis dicas para decoração faça você mesmo

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

DIY ou Faça Você Mesmo,  é a técnica utilizada para reaproveitar materiais e utilizá-los para uma nova ideia. Existem inúmeros projetos muito criativos que utilizam esta técnica para que novos objetos sejam utilizados na decoração do lar. Aproveitar estas possibilidades é uma excelente forma de estimular a criatividade e ainda dar um toque mais personalizado à sua decoração. Afinal, além de dar este toque especial ao seu lar, a decoração com ideias DIY é útil ainda para preservar o meio ambiente, já que muitos itens deixam de ser jogados no lixo e, por consequência, não poluem o meio ambiente.

Estrelas do Youtube e do Pinterest trazem a impressão de que fazer trabalhos manuais é fácil, com resultado rápido e idêntico ao visto na internet ou TV. O objetivo é atrair nossa atenção e propagandear as vantagens do DIY. No entanto, nem sempre é assim. Ter paciência e atenção é essencial para que você consiga repetir o resultado o mais próximo possível do observado. Para isto, não hesite em seguir sem pressa o passo-a-passo que geralmente acompanha os tutoriais destes projetos. Quanto o tutorial é em vídeo, vale à pena pausar e seguir cada dúvida e, principalmente, ler os comentários com as dúvidas comuns de outras pessoas. 

Para desmistificar a ilusão de que estes projetos são geralmente feitos de forma fácil, trouxemos aqui algumas facilidades que poderão servir como um ótimo guia para que você tenha tranquilidade na execução dos seus projetos, especialmente nas primeiras vezes em que você se aventurar no universo DIY. São diversas sugestões acompanhadas com projetos ótimos que poderão servir como inspiração para ambientes como a sala, cozinha ou quarto. Por isso, venha conosco, confira algumas dicas importantes do universo DIY e realize projetos incríveis para a decoração do seu lar! 

Cuidado com imagens

Residência Bandeiras: Quartos  por ARKITITO
ARKITITO

Residência Bandeiras

ARKITITO

É muito comum que nos inspiremos com objetos DIY a partir de imagens e vídeos encontrados em tutoriais espalhados pela internet. Observamos nestes tutoriais projetos perfeitos em cada detalhe, mas que, na verdade, merecem ser olhados com algum cuidado, já que, muitas vezes, passam por tratamentos de imagens que oferecem um resultado, de certa forma, distantes do que pode ser alcançado na realidade. Por isto, sempre que possível, procure por imagens que tenham referências de pessoas comuns que sejam iniciantes. Por fim, lembre-se de que o mais importante para a decoração é que seu projeto DIY esteja exatamente com o seu jeito – e não perfeito. 

Na imagem, um excelente projeto DIY sem tratamento de imagem, realizado pelo escritório Arkitito, de São Paulo (SP), que tem na cabeceira da cama feita com madeira maciça e luminárias. A ideia rústica e criativa pode ser repetida em muitos lares.  

Não subestime tempo e investimento

Por mais que os projetos DIY sejam realizados com a reutilização de peças descartadas, nem sempre isso significa que o custo final será extremamente baixo. Este mesmo cuidado deve ser tomado quanto ao tempo estimado para o término do projeto. Lembre-se que ver fazer é muito mais fácil do que praticar a atividade, portanto, guarde um pouco mais de paciência e investimento do que o projeto aparenta. Coloque nesta estimativa o tempo para a compra das ferramentas necessárias para a montagem do projeto, bem como as opções que darão um resultado mais personalizado para sua escolha. 

Na imagem, diversos projetos incríveis feitos com técnicas DIY, como o balde e o cesto pintados para servirem como vasos e o crochê feito para deixar a pequena banqueta ainda mais colorida.

Tente novamente

Se o seu projeto não está exatamente como o esperado, recomece. Não importa quantas vezes seja necessário, tentar novamente é seu maior trunfo. Não há mal nenhum em procurar a beleza de algo que sairá de suas próprias mãos e que será o destaque em seu lar. Por isso, se os resultados não estão agradando você ou, ainda, se o passo a passo parece estar um pouco mais complicado, não hesite em recomeçar de um jeito mais lento. Esta dica servirá para que você aprimore ainda mais suas habilidades e, assim, possa se tornar cada vez melhor na execução do seu projeto.

Na imagem, um projeto incrível de uma estante DIY feita com caixotes de feira, realizado pelo escritório Nautilo Arquitetura & Gerenciamento, de São Paulo (SP).

Não se cobre demais

Como dissemos no início deste artigo, é importante que você não se apegue demais às imagens de projetos DIY que encontrar na internet ou vê pela TV. Geralmente estas imagens sofrem manipulação para um visual mais bonito. O mais importante é o efeito que o projeto dará ao seu lar. Portanto, saiba dosar a própria cobrança e veja esta atividade como algo prazeroso e de aprendizado. Isto fará toda a diferença. Afinal, a ideia maior é se divertir e contribuir com criatividade para o seu lar. 

Neste projeto belíssimo do arquiteto Chico Gouvêa, do Rio de Janeiro (RJ), a utilização de panelas de alumínio como luminárias, deu um toque criativo e divertido para a linda cozinha vermelha com composição rústica, o que criou um resultado de personalidade ímpar ao ambiente.

Conte com ajuda de outras pessoas

DIY - CESTO DE CORDA SEM COSTURA: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

DIY – CESTO DE CORDA SEM COSTURA

Casa de Valentina

A experiência de outra pessoa é sempre importante. É comum que na construção do seu projeto DIY, algumas dúvidas surjam, assim como é muito comum que outras pessoas já tenham passado por estas mesmas dúvidas que você tem. Por isso, conte com toda a pluralidade da internet e, quem sabe, de amigos para que você termine o seu projeto DIY com todo o sucesso. Quem sabe, contando com a ajuda de outras pessoas, você some excelentes experiências a ponto de fazer parte de um time incrível? Aproveite! 

Na imagem, um cesto incrível feito de cordas em um projeto muito criativo divulgado pelo blog Casa de Valentina.

Para você, qual destas ideias é a mais criativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!