Como decorar varandas de um jeito simples e bonito

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Poucas coisas são mais prazerosas do que poder relaxar no próprio lar. Alcançar o conforto pleno entre as quatro paredes que formam um refúgio particular, é a intenção maior de cada pessoa quando o sonho da casa própria torna-se palpável. E nisto, um espaço dentro do próprio lar tem a função de servir ainda como um refúgio ainda mais agradável: a varanda

Local pensado para que o contato com o ar livre e as horas agradáveis com o vento fresco no rosto sejam uma espécie de válvula de escape dentro da própria casa, a varanda nem sempre tem para si uma vista que arranca suspiros. Isto porque, em tempos de inúmeros novos lançamentos imobiliários que disputam cada palmo de terrenos nas médias e grandes cidades, o tamanho para a construção dos apartamentos também sofre grande influência para que sejam cada vez menores, e, assim, ainda que uma varanda esteja instalada no local, o privilégio de ter um horizonte menos poluído, é de poucos. Em sua maioria, os apartamentos com uma varanda acabam tendo à frente a presença de outros blocos residenciais ou, ainda, paisagens que, não necessariamente servem como ponto de inspiração visual.

No entanto, ainda que estas varandas estejam em uma localização não tão privilegiada, não podemos ignorar o valor em possuir este espaço em casa. Logo, adequar a ele cenários e decorações que torne o local mais aprazível, torna-se uma tarefa importante para que o nosso lar fique ainda mais valorizado para nós mesmos.

E para ajudar especialmente a você, que não tem a varanda em uma localização com horizonte tão privilegiado, trouxemos algumas boas ideias para que a decoração de sua varanda, possa tornar o ambiente como um ponto especial dentro do lar. Ponto este, que poderá ser perfeito para momentos de leitura, relaxamento, conversas ou simples divagações. Confira logo abaixo os projetos muito bem pensados pelos talentosos profissionais que estão em nossa plataforma e aproveite cada uma destas ideias para que a sua varanda fique tão especial e inspiradora quanto possa!

Rede para balanço

Terraço | Varanda: Terraços  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Terraço | Varanda

Stúdio Márcio Verza

Poucas coisas combinam mais com a varanda do que uma rede de balanço. Poder sentir o vento fresco que chega do horizonte, toca suave no rosto e dá movimentos suaves ao sono na rede, faz do descanso a atividade ideal para a varanda. De custo baixo, fáceis de serem instaladas e perfeitas para sonecas no fim de semana, as redes de balanço são excelentes opções para decorar a varanda com simplicidade e relaxamento. 

Nesta prazerosa e relaxante varanda planejada pelo Stúdio Márcio Verza, de Porto Alegre (RS), a opção por uma rede com rendas deu todo o acolhimento e conforto perfeitos para que a varanda a céu aberto possa ser o ponto de refúgio ideal para o lar. O conjunto de móveis em madeira maciça reforça perfeitamente esta sensação de acolhimento, assim como as plantas trazem a natureza para a proximidade de um descanso completo. 

Varanda térrea

Apesar de nos referirmos às varadas especialmente localizadas em prédios com um horizonte visual desfavorável, não podemos deixar de mencionar as varandas térreas que mantém pouco espaço para a decoração. Para estas, uma decoração simples e bonita pode ser feita com pequenas escolhas que fazem muita diferença, como é o caso deste ótimo projeto da arquiteta Patrícia Azoni, de Curitiba (PR). 

Com um planejamento excelente para o pequeno, mas longo espaço em formato de corredor, a escolha por um balcão de granito instalado diretamente na parede, serve tanto para a decoração com peças decorativas, como vasos de flores, ou ainda para apoio no consumo de alimentos ou leitura ao ar livre. O conjunto de cadeiras em madeira maciça foi perfeitamente escolhido para que o tom do ambiente pudesse seguir uma uniformidade muito interessante. 

Azulejos criativos

Usar e abusar da criatividade é a melhor saída para que uma varanda simples fique mais interessante, ainda que a localização dela seja mal localizada. Pensar em cores, revestimentos e outras alternativas que deem mais vida ao ambiente, pode ser a solução ideal para que a decoração fuja do comum. 

Neste projeto do escritório Mally Arquitetura, de Salvador (BA), a utilização de azulejos coloridos revestindo a parede e do conjunto de nichos amarelos, deu aspecto mais vivo e criativo à varanda. O pequeno e confortável banco encostado sobre a parede e o vaso ornamental em meio ao ambiente de cor clara, deixou os contrastes mais evidentes e o acolhimento ainda mais confortável. 

Ambiente natural

Ter na varanda um espaço para respirar melhor com a presença de plantas, que, entre outras funções, melhoram a qualidade do ar, é dar um descanso ideal para os pulmões que sofrem com as grandes poluições. Por isto, a escolha de conjuntos de plantas na decoração da varanda é essencial para deixar o ambiente mais relaxante. Neste projeto da decoradora de interiores Paty Nascimento, de São Paulo (SP), a presença dos conjuntos de arbustos e pequenas árvores no local, trouxe um aconchego perfeito ao ambiente decorado ainda com peças feitas com fibras naturais e os quadros coloridos na parede ao fundo do espaço.

Espaço social

Ter um local para encontro com amigos, bate papos, brincadeiras e confraternizações ao ar livre, sem precisar sair de casa, é uma opção que irá valorizar muito o seu lar. Por isso, a opção de conjuntos de sofás e cadeiras é, sem dúvidas, um complemento ideal para a decoração da varanda. Ainda que o espaço seja pequeno, a organização de móveis próximos pode dar o toque acolhedor necessário ao ambiente. 

Neste projeto do também da decoradora de interiores Paty Nascimento, de São Paulo (SP), a decoração da varanda com os sofás, tornou o ambiente uma espécie de sala de estar ao ar livre, perfeita para a reunião entre amigos e família. 

Pedras

Já que é possível tornar a varanda um ambiente à parte do lar com escolhas criativas, por que não transformá-la em um grande jardim de pedras? Esta foi a brilhante escolha do escritório MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP), que espalhou um amplo número de pedras seixos no ambiente, transformando o espaço em um local de aspecto natural e muito interessante na presença dos móveis em vime e o piso decorado com pequenos decks de madeira espalhados pelo local. 

Jardim moderno

Se você deseja incrementar a varanda com a presença de plantas, mas não tem muito talento para o cultivo delas, a escolha ideal então é partir para o cultivo de espécies que demandam menos tempo e atenção, como os cactos, suculentas e outras. Neste projeto do arquiteto Toninho Noronha, de São Paulo (SP), temos um excelente exemplo de como isto pode ser feito com uma distribuição perfeita dos elementos no espaço, somando a presença dos cactos ao aconchego perfeito dos móveis no local, fazendo deste o cenário perfeito, independente do que se vê pelo parapeito da varanda. 

Qual destas decorações é a perfeita para a sua varanda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!