Saiba Tudo Sobre os Tipos de Rejunte (+ Inspirações e Muitas Dicas)

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Saiba Tudo Sobre os Tipos de Rejunte (+ Inspirações e Muitas Dicas)

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
Edifício Jardim Atlântico : Banheiros  por Rodrigo Maia Arquitetura + Design
Loading admin actions …

Rejunte é um material à base de cimento utilizado para o preenchimento de juntas entre os pisos. O espaço deixado entre os pisos a serem preenchidos é chamado de junta de argamassa. O rejunte é geralmente muito poroso, portanto, precisa ser vedado e mantido adequadamente para evitar manchas e descoloração. Se devidamente protegidos, o piso e o rejunte serão mais fáceis de limpar, mais resistentes às manchas e proporcionarão um ambiente mais seguro e saudável.

Além disso, o rejunte precisa ser esteticamente agradável, ao mesmo tempo em que é funcional. Agora está disponível uma ampla gama de cores, classes e acabamentos. Finalmente, além dos padrões da indústria, muitos rejuntes incorporam ingredientes adicionais, como aqueles que detêm mofo e outros organismos microbiológicos, e outros que são repelentes à água e à sujeira.

Continue lendo este livro de ideias e saiba tudo sobre os tipos de rejunte, além de dicas para aplicação e inspirações com imagens de ambientes.

Rejunte Epoxi

Banheiro vintage e cheio de estilo: Banheiros  por INÁ Arquitetura
INÁ Arquitetura

Banheiro vintage e cheio de estilo

INÁ Arquitetura

Embora possa haver alguns excêntricos por aí que instalam pisos puramente para fins ornamentais, a maioria das pessoas optam por praticidade. Isso significa que o acabamento nas paredes do banheiro deve ser à prova de umidade. O azulejo é uma escolha muito popular para as paredes do banheiro em geral. Eles vêm em uma variedade de opções, desde simples quadrados cerâmicos, modelos padrões e econômicos e até os mais requintados azulejos importados. Mas, uma vez que são necessários vários azulejos para preeencher uma parede, os espaços entre eles devem ser selados para que a cobertura da parede seja impermeável. É aqui que entra alguns tipos específicos de rejunte para banheiro, como o rejunte epoxi, que é um rejunte antibacteriano natural, perfeito para áreas úmidas.

Este banheiro da imagem possui azulejos na cor ver e o rejunte epoxi na cor cinza. Os demais itens do banheiro são na cor branca.

Cores de Rejunte

Existem vários tipos diferentes de rejunte e cada um deles serve a um propósito. Todos os dias você olha para o seu piso de cerâmica e não se dá conta conta da tonalidade do rejunte entre eles. Podem estar sujo, com a cor errada, etc. A boa notícia é que existem passos que você pode tomar para limpá-lo, colori-lo, selá-lo e até mesmo removê-lo e substituí-lo.

Embora o rejunte não seja necessariamente um piso, ele acaba sendo um componente importante para o acabamento e a durabilidade do mesmo. Ele é geralmente um material à base de cimento que é usado para preencher os espaços entre o piso. E agora é produzido em uma variedade de cores. 

Como podemos ver  nesta cozinha, o rejunte tem a mesma cor do piso  oferecendo uma aparência mais uniforme ao ambiente.

Tipos de Rejunte Para Cerâmica

Existem vários tipos de rejunte para cerâmica, como, não lixados, lixados finos, tipo pedreira e epóxi. 

Rejunte sem revestimento para cerâmica: é usado para azulejos de parede onde a junta de argamassa é menor que 1/8 ”de largura.

Rejunte finamente lixada para cerâmica: é usada para ladrilhos de piso onde as juntas têm 1/8 ”a 3/8” de largura.

Rejunte do tipo pedreira para ladrilho cerâmico: é o mesmo que rejunte finamente lixado para ladrilhos cerâmicos, exceto pelo uso de um tipo de areia mais grosseira. 

O rejunte do tipo pedreira para revestimentos cerâmicos é usada para juntas de 3/8 ”de largura a 1/2” de largura, como as usadas em piso de Saltillo. 

Rejunte epóxi para cerâmica: consiste em uma resina epóxi e endurecedor. A argamassa epóxi para cerâmica é altamente resistente a manchas e produtos químicos e tem uma tremenda força de adesão. É ideal para bancadas e outras áreas suscetíveis a manchas.

Transformando o Ambiente

Dois Ambientes: Cozinhas  por Odete Brito
Odete Brito

Dois Ambientes

Odete Brito

Adicione modernidade instantânea e surpreenda sua cozinha com esta simples ideia de decoração.

Nesta cozinha as pastilhas se contrastam com o rejunte,  renovando e encantando o ambiente.

Lembre-se que a combinação do rejunte escolhido, pode mudar e muito, a aparência de seus azulejos e transformar a cerâmica mais simples em algo glamouroso ou dramático

Definição Por Meio do Contraste

O rejunte também tem um efeito significativo na aparência das peças usadas em um projeto de decoração e é fundamental para criar um acabamento uniforme por meio de uma sombra de coordenação ou adicionar estrutura e definição por meio de um tom contrastante.

Você ficaria surpreso com os diferentes visuais que podem ser alcançados, apenas mudando a tonalidade do rejunte.

Como este banheiro, que foi destacado com um sofisticado cinza esfumaçado entre os azulejos dando um toque de modernidade ao ambiente.

Estilo Industrial Moderno

Os designers estão sempre procurando maneiras de incorporar cores aos espaços. Isso é por um bom motivo. Acabamentos com cores vivas adicionam interesse visual e uma sensação divertida em qualquer ambiente. Uma nova maneira de usar as cores é com rejunte colorido.

Não é apenas uma maneira de selar o espaçamento entre os azulejos, o rejunte está assumindo um senso de moda próprio. Ao tingir as cores brilhantes do rejunte, como o verde-azulado, o amarelo e o rosa, um desenho de azulejo pode ter uma cor de destaque divertida que adiciona um toque artístico ao espaço, como este ambiente, que com um simples toque conseguiu dar um ar mais contemporâneo contrastando o azulejo de metro vermelho com o rejunte branco.

Rejunte Para Banheiro

Se você está trocando o piso do seu banheiro, você provavelmente deseja respostas fáceis sobre quais produtos usar e o que evitar. Por exemplo, para o piso de banheiro existem uma variedade de modelos a serem escolhidos, mas e o acabamento? Qual o melhor tipo de rejunte para piso? Infelizmente, não há um tipo de argamassa que funcione melhor em todas as situações em um banheiro. Quando você pede o melhor tipo de argamassa para juntas, a resposta mais precisa que você pode obter é: tudo depende.

Confira também nosso livro de ideias com mais 26 banheiros incríveis para te inspirar no seu piso em porcelanato.

Seja Prático com Rejunte Escuro

ECP | Cozinha: Cozinhas  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

ECP | Cozinha

Kali Arquitetura

O rejunte pode desempenhar um papel crucial no acabamento geral de um ambiente, razão pela qual os colocadores de piso devem dedicar um tempo para decidir com calma qual rejunte usar.

O rejunte pode se tonar um pesadelo quando não escolhido corretamente, principalmente em um piso de cerâmica, onde a sujeira se acumula rapidamente. Portanto, vale a pena considerar um acabamento mais escuro que mascare qualquer sujeira, principalmente em ambientes onde o tráfego de pessoas é constante.

Nesta cozinha, podemos ver a sincronia do piso e do rejunte transformando o ambiente em lugar agradável e interessante,

Elegância no Contraste

Banheiro Industrial Retrô: Banheiros  por Andressa Cobucci Estúdio
Andressa Cobucci Estúdio

Banheiro Industrial Retrô

Andressa Cobucci Estúdio

Combinar azulejos brancos e argamassa escura não é apenas um truque fácil de fazer, também é um lembrete se você estiver trabalhando com um orçamento apertado, já que pode usar uma peça simples e acessível e transformá-la em algo surpreendente. Você pode até rejuntar uma parede existente com argamassa mais escura para revisar a aparência da sua cozinha ou banheiro.

Como este ambiente,  foi usado em uma das paredes azulejo de metro claro destacado por rejunte escuro. Oferece ao espaço um estilo industrial contemporâneo que certamente chamará atenção por quem por lá passará!

Rejunte Brilhante

Descanso na cidade: Cozinhas  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Descanso na cidade

ArchDesign STUDIO

O rejunte brilhante pode ser seu parceiro na hora de decorar, ele pode adicionar um pouco de brilho ao mais simples dos azulejos, ou transformar o piso já elegante em algo realmente especial. Se você está decorando um espaço menor, o glitter é uma mão leve para refletir a luz também.

Para esclarecer, rejunte de glitter é geralmente disponível pré-misturado, mas custa um pouco mais. Para poupar centavos, ou se você apenas gosta de uma abordagem mais prática, você pode comprar o glitter  especializados que podem ser adicionados a certos tipos de argamassa.

Gostou das informações sobre rejuntes? Comente aqui.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!