Como transformar o banheiro pequeno em lavanderia

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Fazer muito com pouco espaço é um desafio cada vez mais comum. Apertados em apartamentos e casas feitos com medidas cada vez menores, moradores de médias e grandes cidades precisam recorrer à criatividade para encontrar soluções práticas para o lar. Um dos problemas mais comuns é a definição sobre qual lugar reservar para a instalação de uma lavanderia. 

Em um apartamento pequeno, as alternativas ficam entre o pouco espaço da cozinha ou o também espaço pequeno no banheiro, já que são áreas com instalações tubulares necessárias para que a máquina de lavar possa ser utilizada de maneira mais prática para o escoamento de água. Instalações elétricas isoladas também contribuem para que estes ambientes possam acomodar ao menos a presença de uma lavadora de roupas, o que seria extremamente útil para o lar.

A utilização da máquina de lavar ficou imprescindível, especialmente em uma rotina de atividades dinâmicas que preenchem nossas agendas corridas que intervalam trabalho, atividades domésticas e demais assuntos que simplesmente tornam inviável a lavagem de roupa manual no dia a dia. Por isso, a máquina de lavar tornou-se uma forte aliada que certamente faz toda a diferença em nosso dia a dia. No entanto, somar a presença da máquina de lavar em uma casa de tamanhos tão pequenos quanto os intervalos livres de sua agenda, não é tarefa fácil. 

Para ajudar você a encontrar alternativas práticas que possam resolver este entrave para a acomodação de sua máquina de lavar no lar em espaços realmente pequenos, como os banheiros, trouxemos algumas soluções em imagens que poderão ajudar você a enxugar boas ideias e adaptá-las em seu próprio lar. São ideias simples que funcionarão como alternativas eficientes para que você possa contar com uma pequena lavanderia em casa. Temos certeza de que, com estas soluções, além de ter à mão a facilidade da máquina de lavar, você poderá ainda ficar satisfeito com um ambiente bem organizado.

Por isso, junte-se a nós e conheça algumas ideias simples, mas que poderão ser excelentes para trazer facilidades à sua rotina. Confira!

Banheiro planejado

Ambientes planejados são essenciais para que a organização seja a melhor possível. Embora esta solução possa ter custos maiores do que soluções mais comuns, ela é sem dúvidas a melhor opção para que você encontre as soluções perfeitas para a adequação de uma máquina de lavar em seu banheiro pequeno. Para isto, uma boa solução inicial é rascunhar em uma folha de papel as dimensões ideais de seu banheiro. Após esta definição, consulte um arquiteto de interiores de sua confiança para que todos os detalhes possam ser perfeitamente definidos.

Um ótimo exemplo de banheiro bem planejado para comportar uma lavanderia é este lindo projeto. Com prateleiras e móveis planejados com madeira maciça, a instalação da máquina de lavar ficou perfeita, ainda que com pouco espaço para utilização, mostrando como o ambiente bem planejado é perfeito para estas soluções. 

Abertura frontal

A melhor opção para a instalação de uma máquina de lavar em banheiros pequenos, é a escolha por peças que tenham abertura frontal. Este tipo de máquina de lavar oferece uma solução mais prática, especialmente quando a escolha é por ambientes planejados. Desta forma, a parte superior da máquina servirá ainda como um espaço adicional para a organização de roupas e outros utensílios do espaço. Neste projeto do escritório Ésse Arquitetura e Interiores, de Caxias do Sul (RS), a utilização de uma composição planejada em um pequeno espaço da parede, ficou perfeita para que o balcão da pia pudesse abrigar a máquina de lavar. O projeto inclui ainda a instalação de um bastão utilizado para organizar sacolas onde cada tipo de roupa ficará separada para a lavagem. 

Embutida

Fazer do banheiro uma lavanderia mantendo ele organizado, é uma das principais buscas para quem não tem muito espaço no cômodo. Desta forma, uma solução muito útil é a escolha de armários planejados onde a máquina de lavar possa ficar embutida, mantendo a organização visual do espaço e ainda deixando o banheiro mais bonito. Neste projeto, podemos perceber a ótima organização que a escolha de um armário para embutir  a máquina trouxe ao pequeno espaço. Com portas que permitem esconder a máquina no ambiente e que podem ainda serem utilizadas para o isolamento acústico do equipamento, a solução ficou simples e ótima no espaço. 

Cantos

Para quem não tem muitos recursos na adaptação do espaço do banheiro em uma lavanderia, uma solução simples é utilizar um dos quatro cantos do banheiro. Para isto, defina em qual dos cantos do seu banheiro a máquina de lavar ficará melhor planejada no espaço. Tenha em mente de que, 1,20 m. livre à frente da máquina de lavar com abertura frontal, é o suficiente para que sua movimentação seja confortável no espaço. Já para máquinas com abertura superior, 0,90 cm. é o suficiente para que você se organize para colocar ou retirar as roupas para lavagem.

Neste projeto, podemos notar a utilização de um pequeno espaço para a acomodação da máquina de lavar em um canto onde o espaço superior foi ainda utilizado com o varal suspenso. Um pequeno espaço suficiente para que as atividades junto a máquina possam ser confortavelmente realizadas. 

Cor branca

Utilizar as cores a favor é uma excelente forma de encontrar as melhores soluções. E para ambientes pequenos, não há cor que funcione melhor para dar maior sensação de espaço do que a utilização de peças brancas. Ótima para refletir a luz e ainda reforçar a sensação de limpeza no ambiente, a cor branca é ideal para os pequenos espaços adaptados. Como bom exemplo, podemos notar este pequeno cômodo adaptado para lavanderia, em um projeto do escritório Tríade Arquitetura, de Curitiba (PR). Utilizando peças na cor branca adaptadas para compor o espaço com a máquina de lavar e pia, o ambiente ganhou amplitude e melhor iluminação. 

Bancada de banheiro

Cozinha  por Die MÖBELHAUEREI
Die MÖBELHAUEREI

Gerüstküche

Die MÖBELHAUEREI

Adaptações sempre são a escolha perfeita para ambientes pequenos. Um outro excelente exemplo disto, é este ótimo projeto que utilizou tábuas cruas de madeira para marcar perfeitamente o espaço da máquina de lavar, assim como compartimentos complementares. A adaptação das cubas circulares na cor branca, deram o toque perfeito quanto a sensação de limpeza do espaço, assim como o toque aconchegante necessário para as horas de atividades no ambiente.

Qual destas ideias ficará perfeita para a sua máquina?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!