Sala de estar/Home:   por Criare Móveis Planejados

Diferentes Tipos de Porcelanato + Dicas e 15 Inspirações

Loading admin actions …

O porcelanato é um material frio e de fácil manutenção, ideal para regiões com clima quente e abafado e muito indicado por arquitetos e designers de interiores, tanto para espaços internos como externos. Entretanto, é importante prestar atenção à especificação do material e ao ambiente onde ele será aplicado, pois não são todos os tipos de porcelanato que são recomendado em todos os espaços da casa. 


Neste post você vai ver quais os tipos de porcelanato existentes no mercado, de que forma  e onde podem ser utilizados com segurança, quais são os rejuntes adequados, além de informações sobre a manutenção.

  por Rubicer
Rubicer

Proposta para Casa de Banho 1

Rubicer

A escolha da peça direciona o tipo e a quantidade de argamassa que será utilizada, o rejunte mais indicado e garante um resultado final satisfatório. Para isso, o ideal é que você tenha o auxílio de um profissional habilitado, que possa aliar a estética do seu espaço com os requisitos de desempenho descritos na NBR 15.575 e NBR 13.817, como por exemplo: o coeficiente de atrito, a dilatação, a absorção de água, a resistência à umidade, a limpabilidade, aos produtos químicos de limpeza, além do local de uso e da variação de tonalidade. Essas informações são muitos importantes, especialmente se você quiser usar um porcelanato de cor clara, ou um porcelanato branco.

Porcelanato Natural

Banheiro JB: Banheiros modernos por Dome arquitetura
Dome arquitetura

Banheiro JB

Dome arquitetura

Também pode ser chamado de “porcelanato técnico”, pois não recebe nenhum tratamento ou polimento, tendo uma aparência mais rugosa do que os outros tipos de porcelanato. É muito utilizado em áreas de muito tráfego, como ambientes comerciais, e dentro da área do box, por ser mais resistente e menos escorregadio.

Porcelanato Polido

O porcelanato polido é mais conhecido pela maioria das pessoas, pois é muito utilizado em projetos de residências, e em ambientes como a sala, corredores e quartos. Por receber uma camada de polimento, o seu acabamento acaba ficando com mais brilho e, consequentemente, ele também fica mais liso. Por isso, é recomendável que não se utilize este tipo de piso áreas molhadas (banheiro, cozinha e áreas externas), porque pode se tornar muito escorregadio e causar acidentes graves.

Porcelanato Esmaltado

O porcelanato esmaltado é um dos tipos mais versáteis, por ser esmaltado pode receber qualquer desenho ou estampa, e existe a possibilidade de escolher se o acabamento será liso, áspero, acetinado, brilhante ou mate. A lógica é a mesma que usamos até aqui: os acabamentos mais brilhantes são os mais escorregadios, e os com acabamento mais rústico e rugoso, geralmente são indicados para áreas externas ou áreas molhadas. A absorção a água deste tipo de porcelanato geralmente é menor ou igual a 0,5%, fazendo com que seja mais fácil de fazer a limpeza e a manutenção.

Porcelanato Acetinado

A principal diferença dos outros tipos de piso porcelanato é que ele não recebe não recebe a camada de brilho e, por isso, mantém um aspecto fosco. Por sua fabricação ser realizada através de uma impressora HD, pode criar produtos semelhantes aos naturais, como o concreto aparente, mármore, granitos, e até mesmo madeira. Pode ser utilizado em quase todos os cômodos da casa, mas não é recomendado no banheiro, por tornar um ambiente escorregadio.

Tipos de Porcelanato Líquido

Porcelanato Líquido.:   por Jet Painting
Jet Painting

Porcelanato Líquido.

Jet Painting

Apesar do nome popular “porcelanato líquido” por conta do seu acabamento, esse piso não é propriamente um porcelanato. O piso porcelanato líquido é um tipo de piso executado com resina epóxi autonivelante, que garante o preenchimento homogêneo de toda a superfície de aplicação. Esse material é uma mistura de plástico termofixo que, ao receber a adição de um agente catalisador, se auto nivela sobre o piso e endurece, conferindo um resultado perfeitamente liso e sem rejuntes, como o piso desta sala. O porcelanato líquido pode adquirir desenhos e formas 3D, dependendo do desenho que é colocado embaixo do líquido.

No Brasil uma das empresas especializadas é a Jet Painting, que aplica porcelanato líquido e pisos resinados. Além de garantir um excelente resultado final, uma empresa especializada poderá tirar todas as dúvidas com muita segurança, e indicar o produtos e os aditivos mais indicado para o seu espaço, de forma personalizada e assertiva.

Tipos de Porcelanato Para Banheiro

Como mencionamos, alguns tipos de piso porcelanato tem acabamento brilhoso e escorregadio, e por isso acabam se tornando perigosos se usados nas áreas molhadas, como os banheiros e áreas de serviço. Os banheiros são áreas com bastante umidade e algumas áreas podem receber água diretamente, por isso é indicado que sejam escolhidos revestimentos com textura natural ou acetinada. Como o porcelanato acetinado pode imitar diversos materiais, esta pode ser uma ótima opção para personalizar o seu banheiro e criar um ambiente confortável e moderno. 


No momento da escolha, opte por um porcelanato com o coeficiente de atrito para evitar acidentes!

Tipos de Porcelanato Para Cozinha

Cozinha com acabamentos porcelanato e marcenaria: Espaços comerciais  por Estudio Piloti Arquitetura
Estudio Piloti Arquitetura

Cozinha com acabamentos porcelanato e marcenaria

Estudio Piloti Arquitetura

Por ser uma área que também tem contato com a água e a umidade, e principalmente com a gordura, o porcelanato acetinado é o tipo de porcelanato mais recomendado, pois tem uma textura lisa e brilhosa, mais fácil de limpar e que dificilmente vai provocar acidentes. 


O porcelanato acetinado pode apresentar diversas texturas, mas por ser uma área que tem contado com a gordura, a limpeza é facilitada quando a textura do porcelanato é lisa. Você pode optar por diferentes desenhos, como este que imita mármore e encheu esta cozinha de personalidade e estilo.

Tipos de Rodapé Para Porcelanato

Você pode optar por usar um rodapé de MDF, de poliuretano, ou ainda do mesmo material do piso: porcelanato! É fácil utilizar o porcelanato que você escolheu para o piso, para fazer o rodapé dos ambientes. Além de facilitar a limpeza e manutenção, proporcionar ótimo acabamento entre o piso e a parede, não riscar e ser uma ótima alternativa para áreas molhadas, o rodapé de porcelanato proporciona uma sensação de continuidade e fica muito elegante. 

O ideal para essas situações, é usar um porcelanato com acabamento retificado ou bold, e a altura pode variar de acordo com a sua preferência. Geralmente as alturas mais usadas são: 7cm, 10cm, 15cm e 20cm.

Uma dica importante: ambientes pequenos ou que tem o pé direito mais baixo, geralmente ficam mais harmônicos com rodapés entre 7cm e 10cm.


Confira 30 ambientes maravilhosos revestidos com porcelanato.

Tipos de Rejunte Para Porcelanato

Banheiro vintage e cheio de estilo: Banheiros modernos por INÁ Arquitetura
INÁ Arquitetura

Banheiro vintage e cheio de estilo

INÁ Arquitetura

A escolha do rejunte é tão importante quanto a escolha do tipo de porcelanato, então fique atento à escolha do rejunte mais adequado para o seu ambiente, e que esteja de acordo com a cor e o acabamento do porcelanato. Existem três tipos de rejunte para porcelanato:

  1. Cimentício: utiliza água para formar a massa do rejunte e pode ser utilizado tanto em áreas secas como molhadas. Necessita de um tempo de 24 horas sem tráfego após a aplicação. O rejunte cimentício é o mais barato e o acabamento fica áspero. Com o rejunte cimentício, a distância recomendada é de 3 a 10 mm entre uma peça e outra.
  2. Acrílico: também utiliza água para sua massa, e pode ser utilizado tanto em áreas secas como molhadas. Necessita de um tempo de 24 horas sem tráfego após a aplicação. O rejunte acrílico tem um acabamento um pouco mais liso e também com preço intermediário. A distância entre as peças, neste caso, baixa para 1 a 3 mm.
  3. Epóxi: É o único rejunte que não utiliza água para fazer a massa, tem uma resistência mecânica e química muito elevada, é resistente a fungos e manchas e extremamente impermeável. Ideal para áreas molhadas. Precisa de três dias sem tráfego após a aplicação. O rejunte epóxi permite uma distância entre um revestimento e outro de menos de 3 mm.

A aplicação do rejunte epóxi é um pouco diferente dos demais rejuntes, então busque mão de obra especializada.

Limpeza e Cuidados Com o Porcelanato

SRR | Banho Suíte: Banheiros escandinavos por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SRR | Banho Suíte

Kali Arquitetura

Após o tempo de cura e a limpeza final da obra, escolha adequadamente os produtos para fazer a limpeza e manutenção do piso de porcelanato. O ideal é consultar o fabricante para saber quais produtos podem ou não ser usados, para evitar manchas e a perda do brilho.

Dica: Faça um teste em uma pequena área antes de efetuar a limpeza em toda a área.

Living Com Porcelanato Branco

Espaço Com Porcelanato Preto

Operacional e Reuniões: Escritórios  por Vitor Dias Arquitetura
Vitor Dias Arquitetura

Operacional e Reuniões

Vitor Dias Arquitetura

O Porcelanato Também Pode Ser Usado na Fachada

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!