Iluminando um ambiente escuro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Ambientes escuros sempre causam má-impressão, pois transmitem a sensação de desconforto, desaconchego e até de umidade. Quem já não tentou melhorar a aparência de um cômodo escuro com abajures e percebeu que não adiantava nada? Isso porque a iluminação de um espaço depende de muitos fatores, que têm que ser equilibrados para que se obtenha o melhor efeito e resultado. Na verdade, as soluções de luminotécnica para esses espaços são muitas e podem reverter essa aparência, tornando esses ambientes agradáveis e destacando seus melhores aspectos. Outras soluções envolvem também a pintura e os revestimentos

Uma primeira ideia é pintar o teto de branco, deixando o lugar com aspecto mais leve e limpo. Outra medida é não exagerar no colorido e equilibrá-lo com o branco, para que também haja leveza. Já usar e abusar da luz natural é uma das alternativas mais inteligentes: trocar portas e janelas pesadas por painéis de vidro deixa entrar mais luz no ambiente durante o dia, evitando o uso contínuo de luz artificial. Outro recurso é trocar luzes diretas sobre os móveis por luzes periféricas que preencham o ambiente. Usar luzes difusas ajudam a preencher pontos sombrios e lâmpadas mais fortes podem ser mais indicadas para determinados espaços. 

Mas lembre-se: a iluminação é uma área muito técnica e específica que exige conhecimento e experiência para se obter a melhor solução pelo menor custo. Por isso, não deixe de consultar um profissional de luminotécnica para desenvolver o projeto mais adequado de iluminação para o seu ambiente escuro. Você só terá a ganhar com a expertise desses profissionais, que poderão transformar seu espaço sombrio em um local incrível, convidativo, aconchegante, acolhedor, confortável e atraente. Saiba que sempre há o que fazer para tornar um lugar pouco estimulante em um recanto maravilhoso.

Assim, conheça as nossas dicas mais a fundo e, com a ajuda de um luminotécnico, dê um trato naquele quarto ou sala escura. Este ambiente vai brilhar mais do que nunca!

Pinte o teto de branco

Pintar o teto de branco é a primeira providência a ser tomada no ambiente escuro porque essa cor traz leveza e limpeza, além de refletir de volta a luz disponível no local, o que aumenta a luminosidade do espaço. Se as paredes e o piso também forem brancos ou claros, maior será a sensação de luminosidade, a ser complementada pelas luzes diretas e indiretas instaladas no ambiente. Você também pode optar por um espaço totalmente branco, com móveis, tapetes, portas e janelas todos nessa cor. Além de moderno, é bonito e diminui a sensação de escuridão drasticamente.

Minimize o uso de cor no ambiente

O uso de cores escuras ou neutras em uma sala de estar, jantar ou quarto que se caracterize por ser escuro pode aumentar o problema. Se for usar cores, prefira as mais vibrantes e, mesmo assim, contrabalançadas com teto, portas, janelas e rodapés em branco. Na imagem ao lado, o corredor encontrou o equilíbrio entre a cor verde e o branco, assim como optou pelo uso de madeira no piso, que ajuda a tornar o espaço aconchegante. A iluminação no teto contribuiu para uniformizar a luminosidade no ambiente.

Aproveite ao máximo a luz natural

Se for possível substituir as portas e janelas pesadas e pequenas do ambiente escuro, faça isso. O espaço vai ganhar muito com amplas janelas e portas envidraçadas, que deixam entrar mais intensamente a luz natural e evitam o uso contínuo de luzes artificiais. Além disso, o vidro é um material que traz leveza e amplia o ambiente, colaborando para que ele pareça maior e mais claro do que ele realmente é (ou era). E se o ambiente em questão contar com uma bela vista, como no projeto de Carlos Eduardo de Lacerda Arquitetura e Planejamento, mais um motivo para colocar as paredes abaixo. A imagem é de Davide Pellegrino.

Substitua luzes centrais por luzes periféricas suaves

O uso de luzes fortes diretamente sobre os móveis, como uma mesa de centro ou uma mesa de jantar, pode deixar regiões sombrias no resto do ambiente. Convém substituí-las ou, melhor ainda, complementá-las com luzes periféricas suaves. Spots de luz espalhadas ao longo da parede, iluminando quadros ou os degraus de uma escada preenchem áreas que, de outro modo, ficariam na penumbra, aumentando a sensação de desconforto. Procure um profissional de luminotécnica para que a melhor solução possa ser encontrada para o seu espaço específico que carece de claridade.

Utilize luzes difusas

APARTAMENTO PK: Salas de estar ecléticas por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

APARTAMENTO PK

Bastos & Duarte

Abajures, luminárias de mesa e de piso, assim como arandelas, podem cumprir o papel de preencher cantos escuros, oferecendo ao ambiente um ar mais aconchegante, acolhedor e confortável. Colocados em locais estratégicos, esses artigos de iluminação são de grande utilidade e, ainda, equilibram a quantidade de luz no local. Outro tipo de luz difusa é aquela encaixada na sanca das cortinas, que dá uma luminosidade homogênea e suave ao ambiente, assim como uma certa elegância. 

Use lâmpadas mais fortes e brilhantes

Projetos: Salas de estar modernas por tfarqdesign
tfarqdesign

Projetos

tfarqdesign

Às vezes, um dos erros está no uso de lâmpadas não suficientemente fortes para iluminar todo um ambiente. Por isso, tome todo o cuidado na escolha das lâmpadas, procurando descobrir as mais indicadas para as dimensões do seu espaço escuro. O mais acertado é consultar um profissional de luminotécnica que possa fazer o planejamento de luz mais apropriado ao seu ambiente. Afinal, a iluminação é uma área muito específica e técnica que exige conhecimento para que se obtenha o melhor ao menor custo. Para outras dicas sobre iluminação, leia este artigo.

Qual é a sua dica de iluminação para espaços escuros?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!