Os prós e contras de viver em uma casa sem divisões!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

As  residências com open space, são uma tendência na decoração que duram décadas. E que ainda continuam muito presentes na decoração contemporânea. Viver em um cômodo onde todos os espaços são integrados, sem divisões internas, é uma opção para aqueles que gostam de viver em um ambiente despojado, sem amarras, com uma decoração livre e cheia de personalidade. A decoração desse espaços tende a ser mais desprendida, mas é importante que seja  funcional e prática,  para que todos os cômodos, como o quarto, a sala de estar, a cozinha, mesmo sem divisões se conectem e mantenham uma harmonia interessante. 

Sem dúvida, a opção de um espaço livre sem divisões é muito interessante quando se pensa em viver em um ambiente democrático e com liberdade. Mas essa ideia pode não se encaixar perfeitamente com qualquer um por conta de sua liberdade e desprendimento com a privacidade. Para quem deseja transformar ou possuir um espaço como esse, vale antes de tudo, analisar as vantagens e desvantagens, para que assim seja possível viver em um espaço perfeito e que combine com seu estilo de vida.

Se você  gosta desse tipo de estrutura, mas ainda tem suas dúvidas, pontuamos neste artigo, alguns prós e contras que podem te ajudar a decidir se esta opção é adequada ou não para você. Confira!

O que representa um espaço aberto

Salas de estar ecléticas por Specht Architects
Specht Architects

Cliff Dwelling

Specht Architects

Ambientes com espaços livres nos ajudem a promover um sentimento de liberdade e harmonia. Um dos elementos chave nesta técnica é o conceito de open space. Através deste conceito, conseguimos visualizar todas as áreas da casa em um único espaço, e assim permitir que cada área seja independente e tenha sua personalidade e estilo. Este conceito permite  a respirar melhor e a apreciar o verdadeiro conceito de liberdade. Ajudando a promover os valores da família, promovendo a comunicação e integração com os moradores da casa. Esta é uma solução ecônomica e uma excelente escolha se a intenção. Outra grande vantagem do conceito de espaço aberto é permitir que as energias do ambiente possam fluir sem barreiras e obstáculos.

Conectividade de dentro para fora

Casas modernas por Guy Hollaway
Guy Hollaway

Pobble House

Guy Hollaway

Uma residência com os cômodos integrados é a chave para um espaço harmonioso e agradável, e se ainda  existir a possibilidade desse espaço ser conectado com a área externa, esse ambiente se torna aconchegante, livre e ainda mais  conectado com a natureza.

Promove a conectividade e comuniçação

Salas de estar modernas por aaestudio

O ritmo acelerado da  vida na sociedades modernas nos instigam a cada vez mais a termos momentos de relaxamento, promovendo a conexão com a família. Viver em um ambiente onde os espaços são integrados e sem divisórias, só ampliam e intensificam essa proximidade. As residências com espaços livres, podem constituir uma oportunidade de estarmos mais próximo das pessoas com quem vivemos, sem a existência de limitações de espaço. A vantagem desse tipo de estrutura promovem e reforçam os laços familiares e geram bem estar. Este ambiente assinado por AAEstudio, alia conforto amplitude e frescor  em um ambiente adequado para descontrair e relaxar. 

Boa alternativa para espaços pequenos

Salas de estar escandinavas por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

Muitas vezes morar em um espaço integrado pode ser a solução para quem tem pouco espaço. Nesse tipo de ambientes não devemos utilizar móveis fixos e planejados, a não ser em espaços definidos como cozinha e closets. Nas salas a utilização de pouco imobiliário, permitem que o espaço seja mais otimizado e com espaço de sobra para circulação, de acordo com a necessidade e desejo do morador. Para isso, prefira móveis menores e modulares mesmo que tenha um espaço amplo. Mesas modulares e móveis multiuso também podem ajudar muito a melhorar a flexibilidade.

O cheiro da cozinha pode ser um problema

Ambientes que possuem as áreas de serviço abertas, tendem a ser um grande desafio na hora de manter a organização para a rotina diária. Ainda mais se esse espaço é utilizado com frequência, como a cozinha. Acomodar uma cozinha americana nem sempre é uma ideia inteligente e agradável, pois o odor dos alimentos se espalhará por toda a casa, engordurando móveis, tecidos e lustres. Por isso, é importante levar em consideração que a cozinha aberta deve ser uma espaço que necessita uma limpeza e organização diária, para que assim seja um bom ambiente de convívio social. 

Excesso de ruídos da cozinha

Um das grandes desvantagens de um open space, é sem dúvida os ruídos vindos de diferentes cômodos da casa. Um dos ambientes que mais proporcionam incomodo para quem vive em um espaço sem divisões é a cozinha. Além dos ruídos produzidos pela utilização do espaço na rotina diária, como lavara a louça ou preparar a comida, alguns eletromésticos, como a geladeira, exaustor, máquina de lavar e etc… emitem ruídos incômodos que normalmente são minimizados  pelas paredes e estruturas do espaço.  Nesse caso, para manter uma cozinha funcionando em um espaço aberto, vale investir em aparelhos mais silenciosos, como alguns eletrodomésticos de última geração, que além de diminuir esses indesejáveis ruídos ainda economizam e contribuindo para o meio ambiente.  Esta loft de estilo industrial é um projeto desenvolvido por Diego Revollo Arquitetura

Sem privacidade

Apto. João: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

O open space podem não ser uma solução muito funcional e dinâmica para famílias mais numerosas, devido a falta de divisões no espaço, surgem a falta de privacidade. No entanto, estes espaços fazem mais sucesso para solteiros e casais sem filhos. Mas independente do ambiente, a  privacidade é um valor a se preservar mesmo num espaço com este conceito de liberdade. Neste caso, existem diversas soluções para organizar um espaço livre. É possível utilizar separadores de ambientes de formas criativas e ainda dando um ar descontraído na decoração da casa. Biombos, painéis deslizantes, cortinas, dentre outros, são algumas opções criar espaços dentro do espaço, tornando os ambientes dividos, mas não isolados.

Este confortável ambiente com cômodo integrados é um projetos de RSRG Arquitetos

O que você acha de viver em uma casa sem divisões? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!