Como escolher o balcão ideal para sua cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar a cozinha, inspira. E manter um ambiente inspirador, sempre faz toda a diferença quando o assunto é a culinária. Afinal, melhor do que se aventurar na cozinha, é se aventurar em uma cozinha inspiradora. No entanto, engana-se quem acredita que só a beleza é o suficiente para que a cozinha pareça perfeita. Organizar beleza e praticidade é fundamental para que as ideias fluam melhor.

Um dos principais elementos que auxiliam na organizam e beleza da cozinha, é o balcão. Ótimo para que o ambiente tenha uma melhor distribuição de objetos, a escolha pela complementação do ambiente com o uso de um balcão pode fazer toda a diferença para a sua cozinha. Encontrado em diferentes tipos, tamanhos e materiais, o balcão tem a função tanto de colocar os diversos elementos da cozinha em posições estratégicas que facilitem o uso do ambiente, quanto o de servir como base principal para o preparo de alimentos. Sem dúvidas, é uma peça importantíssima para o seu lar e fará muita diferença escolhê-lo bem.

Entre os materiais mais comuns para o balcão estão o silestone: um composto de quartzo e cristal fabricados em alta compressão; o corian: um composto não poroso e homogêneo composto com 1/3 de massa acrílica e 2/3 de minerais naturais; o aço inox: altamente resistente à oxidação e temperaturas extremas e o granito: material mais popular e encontrado facilmente no mercado. Entre os custos, as opções mais econômicas ficam por conta do granito, que tem uma variação a partir de R$ 250 o metro quadrado. 

A porosidade é também um item fundamental para a melhor escolha das peças. O aço inox não tem qualquer porosidade, enquanto que, o silestone e o corian têm uma porosidade menor do que o granito. No entanto, se a sua busca é por peças em madeira, fique à vontade para esta escolha. Certifique-se apenas de impermeabilizar corretamente a peça para que não o material não retenha líquidos e, assim, não estrague facilmente.

Agora que sabemos um pouco mais sobre os tipos de materiais, preços e opções para que o balcão seja bem escolhido, convidamos você a vir conosco e conferir algumas ótimas opções para a composição de sua cozinha. Temos certeza de que, com as imagens dos projetos abaixo, você terá as inspirações ideais não só para que a sua cozinha fique mais bonita, mas, também, para que os seus preparos culinários fiquem ainda mais saborosos com a praticidade de sua cozinha bem organizada. 

Junte-se a nós, aproveite estas dicas e inspire-se!

Cozinha americana

cozinha americana: Cozinhas modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

cozinha americana

acr arquitetura

Em ambiente pequenos, a cozinha americana é, sem dúvidas, a melhor opção. E para que a cozinha fique bem dividida com a proximidade dos demais ambientes, é necessário que um balcão fique bem centralizado, organizando o espaço não só para as refeições, mas, também, para uma melhor organização no ambiente com a utilização de peças decorativas e utensílios culinários. 

Nesta cozinha americana maravilhosa projetada pela ACR Arquitetura, de São Paulo (SP), a utilização de um lindo balcão de corian na cor branca, ficou excelente para compor o espaço com as cadeiras e elementos delicadamente coloridos na cozinha, fazendo com que o ambiente ofereça uma ótima divisão com detalhes visualmente bem iluminados pelo branco predominante em conjunto com a ótima iluminação do ambiente.

Ilha

Se em algum momento você se lamentou pela falta de espaço possível para que a sua cozinha pudesse ser melhor organizada, então a utilização de uma ilha pode ser uma boa ideia para que você resolva este problema. A ilha é um balcão geralmente de largura maior que os balcões alinhados junto à parede. Ótimas para a organização, essas peças podem servir para acomodar cooktops, torneiras e outras peças. São muito boas ainda, para que você possa ter uma organização ainda melhor distribuída para os momentos culinários.

Neste projeto da arquiteta e designer Maria Helena Torres, do Rio de Janeiro (RJ), a ilha feita na cor branca, com a estrutura em textura de madeira, ofereceu uma ambientação acolhedora, agradável e moderna, com a escolha de elementos metálicos, como a coifa e as luminárias. Embora a cozinha tenha espaço reduzido, o excelente trabalho no ambiente a deixou simplesmente perfeita. 

Balcão de cimento

Manoel Guedes: Cozinhas industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Um visual industrializado para o lar, traz a soma de elementos que oferecem um cenário de maior personalidade. Esta forma de decorar com elementos mais crus e a aparentes, como é o caso do cimento queimado, encanamentos aparentes e madeira maciça, emprega ao ambiente uma caracterização de força masculina que pode ser perfeitamente somado à sutileza de elementos artísticos.

Neste projeto do escritório PM Arquitetura, de São Paulo (SP), a escolha por um balcão feito de cimento queimado, deu todo o toque industrial necessário ao espaço. Para esta escolha, é sempre necessário lembrar que, por ser um material mais poroso, o concreto deve ser tratado com material impermeabilizante reforçado anualmente. 

Estilo rústico

Cozinhas rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Conforto térmico e acústico, acolhimento e beleza são predicados comuns a um ambiente rusticamente decorado. Madeiras e pedras dão um toque de simplicidade e beleza à decoração. Na imagem, podemos notar um ótimo exemplo de ambiente decorado com estilo rústico. Revestido com pedras, telhas aparentes e peças de madeira maciça, o longo balcão ganhou como complementos a ótima prateleira na parede, assim como a mesa de madeira maciça centralizada no espaço. Beleza, praticidade e ótima organização são os adjetivos que merecem nosso destaque nesta ótima composição. 

Decorado

Nem sempre a uniformidade das peças é a melhor escolha para um ambiente com toque criativo. A escolha por peças que fogem ao senso comum, pode oferecer um visual único e muito bem-vindo à sua cozinha. Na imagem, o balcão para a cozinha americana está estruturado com uma estrutura de ferro trabalhado, o que deu um charme muito especial ao ambiente. A soma com o tampo de madeira deu o acolhimento perfeito ao espaço. 

Balcão removível

Como praticidade e organização têm uma soma fundamental para a cozinha, utilizar de projetos bem pensados para as facilidades no ambiente pode fazer toda a diferença, especialmente se o seu espaço é consideravelmente reduzido. Um exemplo muito bem projetado, é este balcão com prateleira embutida, que poderá facilitar a sua rotina no momento de preparar os alimentos, oferecendo um espaço extra para as mais diversas utilidades. 

Qual é o tipo de balcão perfeito para a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!