Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa | homify Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa

Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa

homify Portas e janelas modernas
Loading admin actions …

Pensando em criar divisórias em algum ambiente da casa, ou querendo dar uma nova cara para portas de vidro que já estão instaladas? O vidro jateado pode ser uma ótima solução. 

Neste post você verá espaços indicados para uso do vidro e do adesivo jateado, quais são os tipos do vidro jateado e as cores mais comuns no mercado, dicas para limpeza e manutenção, além de  ambientes lindos que vão te inspirar e dar ideias de como aplicar este material na sua casa. Aproveite!

Vidro jateado como divisória de ambientes

Escritório de seguradora Autovidreira Edifícios comerciais modernos
Autovidreira

Escritório de seguradora

Autovidreira

O vidro jateado permite a passagem da luz, o que mantém o ambiente claro e iluminado. Ao mesmo tempo que o material é translúcido, ele também se apresenta como uma superfície opaca, o que pode ser usado para criar divisões em ambientes e proporcionar mais privacidade. Normalmente o vidro jateado é utilizado entre a cozinha e área de serviço, principalmente em apartamentos pequenos, ou até mesmo em escritórios e ambientes comerciais para dividir a sala de reuniões dos demais espaços.

Portas com vidro jateado

Área de Serviço homify Portas e janelas modernas
homify

Área de Serviço

homify

A porta de vidro jateado é muito usada nos projetos contemporâneos. Ela pode ser feita inteiramente com o processo de jato, ou apenas detalhes, como molduras, faixas e listras. Normalmente a porta de vidro jateado é indicada para escritórios, espaços comerciais e residências, ou em qualquer ambiente que se queira manter a iluminação natural sem perder a privacidade. 

Neste projeto a porta de vidro jateado de correr cria um efeito visual e uma sensação de privacidade. Muitos locais públicos utilizam a porta de vidro jateado para banheiro, provadores, salas de revistas em aeroportos, shopping e etc. A porta de vidro jateado para sala de reuniões também é muito utilizada.

Tampo de mesa

O vidro jateado já foi muito utilizado no muito utilizado no design de interiores. Atualmente ele está sendo substituído com bastante frequência pelo vidro pintado nos mobiliários, como o caso dessa mesa acima.

Box de banheiro

O box de vidro jateado é muito utilizado para dar a privacidade que a maioria das pessoas preferem para tomar o seu banho. O box jateado pode ser feito de duas maneiras: com o adesivo jateado ou o vidro jateado, os dois atingem o mesmo resultado, a diferença é o preço e a duração dos materiais. O adesivo é mais barato e menos durável.
Como o uso do jateado não é indicado para box de banheiro, recomenda-se deixar sempre a parte texturizada do vidro para fora do box. Assim, a limpeza será facilitada. 

Se você está em busca de ideais para o box do seu banheiro, não deixe de conferir esses 14 banheiros pequenos e inspiradores.

Armários de cozinha

O vidro jateado nas portas dos armários da cozinha dão um ar moderno com cores neutras, que em outros materiais é mais difícil de utilizar por causa da manutenção, e por ser opaca, acaba não deixando muito evidente a louça e quando necessário, deixando a bagunça menos evidente também. Nada melhor do que conseguir esconder a bagunça quando a visita inesperada chega.

Janelas com o vidro jateado

Escritório de Advocacia - Sobriedade, Requinte e Praticidade Carolina Burin & Arquitetos Associados Espaços comerciais modernos
Carolina Burin & Arquitetos Associados

Escritório de Advocacia – Sobriedade, Requinte e Praticidade

Carolina Burin & Arquitetos Associados

Normalmente utilizado em janelas de banheiros, onde a altura não é tão alta, novamente por causa da privacidade.

Adesivo jateado decorativo

Crediff Serasa ITEC MOBILI Escritório e loja
ITEC MOBILI

Crediff Serasa

ITEC MOBILI

O adesivo jateado para vidro, pode ser utilizado em portas, janelas, divisórias e objetos como troféus e aquários. Ele pode ser aplicado de diversas formas, tornando cada ambiente único, divertido e personalizado. O adesivo jateado para porta de vidro pode ser utilizado também em filetes, como no projeto acima.

Tipos de vidro Jateado

Porta em laca brilho. Mack Móveis Portas de entrada MDF Branco
Mack Móveis

Porta em laca brilho.

Mack Móveis

Assim como todo material, existem várias variações do vidro jateado, vamos citar abaixo as mais conhecidas:

  • Vidro fumê jateado: Na verdade é o adesivo jateado que é aplicado no vidro fumê, causando um efeito bem interessante;
  • Vidro jateado verde ou colorido: Da mesma maneira que o fumê, o vidro já possui a cor verde e é aplicado adesivo ou tratamento jateado sobre ele.

Processo de fabricação

Película Jateado Branco [Verso] M9 Películas para Vidros Escritório e loja
M9 Películas para Vidros

Película Jateado Branco [Verso]

M9 Películas para Vidros

A fabricação envolve o processo normal do vidro, criando a película e por cima da película é adicionado um jato de areia que confere ao vidro a textura de jateado. Esse processo se chama jateamento de vidro.

Diferença entre o vidro jateado e pintado

Os dois têm a mesma finalidade que é dar mais privacidade ao ambiente, sem tirar a luminosidade do local. A maior diferença entre eles é na hora da limpeza, pois o vidro jateado é um pouco áspero, por causa do jato de areia, enquanto o pintado é passado somente a tinta, acaba dando um acabamento liso e sem aderência, mas com o tempo a tinta pode ressecar e começar a descascar.

Outras ideias de aplicações de vidro jateado

Porta em laca brilho. Mack Móveis Portas de entrada MDF Branco
Mack Móveis

Porta em laca brilho.

Mack Móveis

Como podemos ver, a porta não é de vidro jateado, mas para os detalhes laterais são de vidro jateado laranja, tornando o ambiente tranquilo em harmonia com o espaço.

Vidro jateado acima da meia parede, gerando um ambiente mais privativo, mas não tirando a luz que pode infiltrar no corredor;

Circulação homify Espaços comerciais modernos
homify

Circulação

homify

Divisórias e Transparência homify Espaços comerciais modernos
homify

Divisórias e Transparência

homify

Neste escritório, o vidro não é totalmente jateado, mas utilizou-se adesivo jateado para decorar o ambiente e gerar um pouco de privacidade. Isso fez com que o corredor continue iluminado pelas aberturas externas das salas e que não houvesse a impressão de um corredor estreito.

Cozinha homify Cozinhas minimalistas Branco
homify

Cozinha

homify

O jateado pode dar também privacidade total como nesse projeto, mas ainda sim deixa a luz infiltrar no corredor.

Instalação e Manutenção

Casa | 762 Estúdio IR Portas e janelas rústicas
Estúdio IR

Casa | 762

Estúdio IR

A instalação do vidro jateado de fábrica (com jato de areia) é igual a do vidro normal. Já a aplicação do adesivo jateado depende do processo escolhido pelo fabricante, mas a maioria utiliza a aplicação por vácuo: Limpa-se o vidro onde você deseja aplicar, aplica-se água e, ao mesmo tempo, o adesivo é aplicado por partes para que não fique bolhas. Outra maneira de aplicar é com cola: Ao invés de água, utiliza-se cola para que adesivo cole no vidro.

Apesar de ser utilizado, não é recomendado utilizar o adesivo jateado em áreas com o contado direto com a água, por exemplo, na parte interna de box de banheiros, áreas de lavação, áreas de banheiras e perto de piscinas e fontes.

Algumas dicas de como limpar vidro jateado: 

  • Não deve ser utilizado materiais que deixem algum resíduo no vidro, como panos com penugens;
  • Primeiro passo é retirar com um espanador a poeira grossa do local; 
  • Depois passar um pano macio e limpo umedecido com água morna ou com detergente neutro dissolvido na água; 
  • Se estiver muito sujo, é indicado esfregar a área com movimentos circulares; 
  • Após a limpeza secar a área para que não manche o material; 
  • É recomendado que não utilize materiais ácidos ou alcalinos para a limpeza.

Lembre-se de sempre procurar vidraçarias e profissionais especializados em vidro jateado em sua cidade, para garantir que seu vidro será de boa qualidade e bem instalado.

No box também é muito útil para aqueles que preferem um box totalmente translúcido. Neste caso o jateado ainda não ocupa 100% da área, apenas 70%, deixando a área da cabeça descoberta. Essa tática também pode ser utilizado em vestiários.

Vidros jateados para o armário

Em uma cozinha planejada, os detalhes fazem diferença. Seja para a combinação de cores vibrantes ou para a porta de vidro jateada para os armários suspensos. Ótima para manter a privacidade dos objetos e alimentos organizados, o vidro jateado traz a vantagem de ser versátil e de baixo custo para pequenos tamanhos. Além disso, é perfeitamente versátil para diversos tipos de aplicação.

Gostou da ideia? Confira mais estes modelos de portas!

Porta de vidro jateado na sala de jantar

Além de charmosa, a porta de vidro jateado branco bloqueia o excesso de iluminação, mantendo os ambientes mais equilibrados.

Mas a beleza desse projeto não para por aí. O detalhe da divisão entre o piso estampado na sala de jantar e o piso vinílico que imita a textura de madeira ficou incrível para o espaço.

É, sem dúvidas, mais um dos lindos projetos de nossos profissionais que são pura inspiração.

Gostou da ideia e quer um orçamento? Converse com nossos arquitetos de interiores que atendem online!

Mais ideias para blindex jateado!

E então, gostou da nossa lista com dicas sobre vidros blindex? Então prepare-se porque temos muito mais! Confira estas 14 casas com bons exemplos sobre como usar vidro jateado!

Gostou das ideias com vidro jateado?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!