Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Vidro jateado: Tudo que você precisa saber para ter na sua casa

Janelas   por homify
Loading admin actions …

Pensando em criar divisórias em algum ambiente da casa, ou querendo dar uma nova cara para portas de vidro que já estão instaladas? O vidro jateado pode ser uma ótima solução. 

Neste post você verá espaços indicados para uso do vidro e do adesivo jateado, quais são os tipos do vidro jateado e as cores mais comuns no mercado, dicas para limpeza e manutenção, além de  ambientes lindos que vão te inspirar e dar ideias de como aplicar este material na sua casa. Aproveite!

Vidro jateado como divisória de ambientes

Edifícios comerciais  por Autovidreira
Autovidreira

Escritório de seguradora

Autovidreira

O vidro jateado permite a passagem da luz, o que mantém o ambiente claro e iluminado. Ao mesmo tempo que o material é translúcido, ele também se apresenta como uma superfície opaca, o que pode ser usado para criar divisões em ambientes e proporcionar mais privacidade. Normalmente o vidro jateado é utilizado entre a cozinha e área de serviço, principalmente em apartamentos pequenos, ou até mesmo em escritórios e ambientes comerciais para dividir a sala de reuniões dos demais espaços.

Portas com vidro jateado

Janelas   por homify
homify

Área de Serviço

homify

A porta de vidro jateado é muito usada nos projetos contemporâneos. Ela pode ser feita inteiramente com o processo de jato, ou apenas detalhes, como molduras, faixas e listras. Normalmente a porta de vidro jateado é indicada para escritórios, espaços comerciais e residências, ou em qualquer ambiente que se queira manter a iluminação natural sem perder a privacidade. 

Neste projeto a porta de vidro jateado de correr cria um efeito visual e uma sensação de privacidade. Muitos locais públicos utilizam a porta de vidro jateado para banheiro, provadores, salas de revistas em aeroportos, shopping e etc. A porta de vidro jateado para sala de reuniões também é muito utilizada.

Tampo de mesa

O vidro jateado já foi muito utilizado no muito utilizado no design de interiores. Atualmente ele está sendo substituído com bastante frequência pelo vidro pintado nos mobiliários, como o caso dessa mesa acima.

Box de banheiro

O box de vidro jateado é muito utilizado para dar a privacidade que a maioria das pessoas preferem para tomar o seu banho. O box jateado pode ser feito de duas maneiras: com o adesivo jateado ou o vidro jateado, os dois atingem o mesmo resultado, a diferença é o preço e a duração dos materiais. O adesivo é mais barato e menos durável.
Como o uso do jateado não é indicado para box de banheiro, recomenda-se deixar sempre a parte texturizada do vidro para fora do box. Assim, a limpeza será facilitada. 

Se você está em busca de ideais para o box do seu banheiro, não deixe de conferir esses 14 banheiros pequenos e inspiradores.

Armários de cozinha

cozinha/copa: Cozinha  por studio luchetti
studio luchetti

cozinha/copa

studio luchetti

O vidro jateado nas portas dos armários da cozinha dão um ar moderno com cores neutras, que em outros materiais é mais difícil de utilizar por causa da manutenção, e por ser opaca, acaba não deixando muito evidente a louça e quando necessário, deixando a bagunça menos evidente também. Nada melhor do que conseguir esconder a bagunça quando a visita inesperada chega.

Janelas com o vidro jateado

Escritório de Advocacia - Sobriedade, Requinte e Praticidade: Espaços comerciais  por Carolina Burin Arquitetura Ltda
Carolina Burin Arquitetura Ltda

Escritório de Advocacia – Sobriedade, Requinte e Praticidade

Carolina Burin Arquitetura Ltda

Normalmente utilizado em janelas de banheiros, onde a altura não é tão alta, novamente por causa da privacidade.

Adesivo jateado decorativo

Crediff Serasa : Escritório e loja  por ITEC MOBILI
ITEC MOBILI

Crediff Serasa

ITEC MOBILI

O adesivo jateado para vidro, pode ser utilizado em portas, janelas, divisórias e objetos como troféus e aquários. Ele pode ser aplicado de diversas formas, tornando cada ambiente único, divertido e personalizado. O adesivo jateado para porta de vidro pode ser utilizado também em filetes, como no projeto acima.

Tipos de vidro Jateado

Porta em laca brilho.: Portas de entrada  por Mack Móveis
Mack Móveis

Porta em laca brilho.

Mack Móveis

Assim como todo material, existem várias variações do vidro jateado, vamos citar abaixo as mais conhecidas:

  • Vidro fumê jateado: Na verdade é o adesivo jateado que é aplicado no vidro fumê, causando um efeito bem interessante;
  • Vidro jateado verde ou colorido: Da mesma maneira que o fumê, o vidro já possui a cor verde e é aplicado adesivo ou tratamento jateado sobre ele.

Processo de fabricação

Película Jateado Branco [Verso]: Escritório e loja  por M9 Películas para Vidros
M9 Películas para Vidros

Película Jateado Branco [Verso]

M9 Películas para Vidros

A fabricação envolve o processo normal do vidro, criando a película e por cima da película é adicionado um jato de areia que confere ao vidro a textura de jateado. Esse processo se chama jateamento de vidro.

Diferença entre o vidro jateado e pintado

Os dois têm a mesma finalidade que é dar mais privacidade ao ambiente, sem tirar a luminosidade do local. A maior diferença entre eles é na hora da limpeza, pois o vidro jateado é um pouco áspero, por causa do jato de areia, enquanto o pintado é passado somente a tinta, acaba dando um acabamento liso e sem aderência, mas com o tempo a tinta pode ressecar e começar a descascar.

Outras ideias de aplicações de vidro jateado

Porta em laca brilho.: Portas de entrada  por Mack Móveis
Mack Móveis

Porta em laca brilho.

Mack Móveis

Como podemos ver, a porta não é de vidro jateado, mas para os detalhes laterais são de vidro jateado laranja, tornando o ambiente tranquilo em harmonia com o espaço.

Vidro jateado acima da meia parede, gerando um ambiente mais privativo, mas não tirando a luz que pode infiltrar no corredor;

Divisórias e Transparência: Espaços comerciais  por JOBIM CARLEVARO arquitetos
JOBIM CARLEVARO arquitetos

Divisórias e Transparência

JOBIM CARLEVARO arquitetos

Neste escritório, o vidro não é totalmente jateado, mas utilizou-se adesivo jateado para decorar o ambiente e gerar um pouco de privacidade. Isso fez com que o corredor continue iluminado pelas aberturas externas das salas e que não houvesse a impressão de um corredor estreito.

Cozinha: Cozinhas  por fpr Studio
fpr Studio

Cozinha

fpr Studio

O jateado pode dar também privacidade total como nesse projeto, mas ainda sim deixa a luz infiltrar no corredor.

Instalação e Manutenção

Casa | 762: Janelas   por Estúdio IR
Estúdio IR

Casa | 762

Estúdio IR

A instalação do vidro jateado de fábrica (com jato de areia) é igual a do vidro normal. Já a aplicação do adesivo jateado depende do processo escolhido pelo fabricante, mas a maioria utiliza a aplicação por vácuo: Limpa-se o vidro onde você deseja aplicar, aplica-se água e, ao mesmo tempo, o adesivo é aplicado por partes para que não fique bolhas. Outra maneira de aplicar é com cola: Ao invés de água, utiliza-se cola para que adesivo cole no vidro.

Apesar de ser utilizado, não é recomendado utilizar o adesivo jateado em áreas com o contado direto com a água, por exemplo, na parte interna de box de banheiros, áreas de lavação, áreas de banheiras e perto de piscinas e fontes.

Algumas dicas de como limpar vidro jateado: 

  • Não deve ser utilizado materiais que deixem algum resíduo no vidro, como panos com penugens;
  • Primeiro passo é retirar com um espanador a poeira grossa do local; 
  • Depois passar um pano macio e limpo umedecido com água morna ou com detergente neutro dissolvido na água; 
  • Se estiver muito sujo, é indicado esfregar a área com movimentos circulares; 
  • Após a limpeza secar a área para que não manche o material; 
  • É recomendado que não utilize materiais ácidos ou alcalinos para a limpeza.

Lembre-se de sempre procurar vidraçarias e profissionais especializados em vidro jateado em sua cidade, para garantir que seu vidro será de boa qualidade e bem instalado.

No box também é muito útil para aqueles que preferem um box totalmente translúcido. Neste caso o jateado ainda não ocupa 100% da área, apenas 70%, deixando a área da cabeça descoberta. Essa tática também pode ser utilizado em vestiários.

Gostou das ideias com vidro jateado?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!