Cerâmica para parede: 10 ideias para todos os ambientes da casa

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Projeto de varanda rústica e super zen, EasyDeco Decoração Online EasyDeco Decoração Online Jardins modernos
Loading admin actions …

Entre tantas opções de revestimento de parede disponíveis no mercado, fica até difícil escolher. Mas um dos tipos de nunca deixa de ser tendência é a cerâmica. Ela é feita de argila cozida, é um material resistente, impermeável e que pode receber diversos tipos de acabamentos e estilos para todos os ambientes da casa.

Porém, é mais comum utilizar cerâmica para parede de cozinha, como revestimento para banheiro, área de serviço, área de festas, varandas gourmet e paredes externas.

Por outro lado, justamente por haver tantos modelos, inclusive imitando revestimentos de pedras naturais, também é comum utilizar a cerâmica para salas de estar e hall de entrada como uma alternativa de revestimento mais barata aos efeitos das pedras naturais.

Então, modelos não faltam para escolher e esse é um material que vale o investimento, desde que você busque por boa qualidade para evitar quebras com facilidade. Se o que você precisa é de exemplos para se inspirar, vai ver agora tipos de cerâmica para parede aplicados em diferentes cômodos, todos propostos pelos arquitetos de interiores da homify. Confira!

1. ​Cerâmica para parede de sala

O efeito de tijolinhos brancos é opção que fica muito bonita para a sala e pode ser obtido de diferentes maneiras. Seja com os próprios tijolinhos pintados de branco, com papel de parede ou com azulejos que imitam esse efeito.

Como é bem discreto, pode ser usado em uma ou mais paredes, inclusive com efeito rústico ao invés de liso para não parecer os clássicos azulejos brancos de cozinha. Combina tanto com um estilo rústico, quanto industrial ou escandinavo. É uma opção bem versátil de cerâmica para parede de sala, inclusive se escolher em cor cinza ou marrom.

2. Faixa decorativa de cerâmica para parede

A faixa decorativa de cerâmica para parede pode ser utilizada de diferentes formas, seja em fachadas, cozinhas, banheiros, salas ou áreas externas. Nesse modelo ela foi utilizada em um projeto de banheiro, com efeito decorativo harmonizando com o mármore.

Nesse tipo de azulejo, imitando filetes de pedra, fica mais fácil determinar o estilo da decoração, bastando escolher a cor que melhor vai combinar com o seu ambiente. Por exemplo, ficaria igualmente bonito e requintado se os azulejos fossem brancos com efeito de pedra mármore.

3. ​Cerâmica para parede externa

Desde o muro da fachada até as paredes da área de piscina, quintal ou área de festas, todas as áreas podem ganhar cerâmica para parede externa. É uma ótima opção de revestimento, já que é impermeabilizado e não há preocupação em deixar sem proteção de telhado.

Neste modelo, a cerâmica tem um efeito que imita os tacos de madeira e foi utilizada para a parede do chuveiro da piscina. Mas também ficaria interessante uma cerâmica imitando pedras canjiquinha, em filetes ou pedras maiores em mosaico.

4. ​Cerâmica para parede de quarto

Embora seja um material frio, sendo que no quarto geralmente quer-se obter a sensação oposta, também é possível utilizar cerâmica para parede de quarto. Alguns modelos inclusive imitando madeira. Neste modelo, a aparência da parede é de pastilhas, conferindo um efeito visual como uma continuação da cabeceira.

É bom ter em conta que quanto mais cheio de detalhes é o revestimento, mais pode interferir na sensação de conforto e relaxamento, por isso nesse caso o revestimento não foi utilizado na parede inteira. Inclusive, é o único ponto mais chamativo do ambiente.

5. ​Azulejo para cozinha

Não há só um tipo de cerâmica ideal para parede de cozinha, pois todas elas funcionam muito bem nesse ambiente. O importante é que seja uma superfície lisa e fácil de limpar. Então você pode escolher entre uma infinidade de cores, desenhos e formatos, de acordo com a sua decoração.

Nesta cozinha, por exemplo, o azulejo para cozinha foi utilizado tanto na parede ao fundo, entre os armários, quanto para acabamento da bancada da pia. Por ter essa variação de tons de azul, assemelha-se ao efeito de um patchwork de azulejo, sobre o que você vai saber melhor o que é nos próximos tópicos.

6. Revestimento para banheiro

Da mesma forma que funciona para cozinha, o revestimento para banheiro feito em azulejo é uma excelente opção nessa área molhada da casa. Porém, diferente da cozinha em que o azulejo necessita ser liso para facilitar a higienização por conta da gordura e da fumaça, no banheiro você pode apostar em um efeito mais áspero, com textura.

Esse modelo, como na imagem acima, confere um visual mais trabalhado e há inúmeros modelos a escolher, seja para fazer uma faixa como detalhe ou para revestir o cômodo inteiro.

7. ​Azulejo português

O azulejo português é uma peça feita de cerâmica e que, antigamente, na sua origem, era pintado à mão para formar gravuras específicas, registrando momentos históricos ou santidades. Mas hoje em dia ele já é feito em linha de produção, devido à sua alta procura na decoração de paredes e pisos, também em móveis embutidos feitos em concreto, como fogões a lenha, banheiras e cubas.

A principal característica do azulejo português é o padrão das estampas e o fato de serem azuis. Até existem peças em cinza-azulado, mas são as cores azul e branco, junto com os padrões de desenhos, que vão caracterizar essa peça, diferente do ladrilho hidráulico que você vai ver a seguir.

​8. Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico, diferente do que muitas pessoas pensam, não é originalmente feito de cerâmica, mas sim de cimento. São peças normalmente de 15x15cm, feitas uma a uma, com pintura artesanal. Como o cimento é poroso, necessita da aplicação de um impermeabilizante, mas não necessita de rejunte porque não sofre dilatação.

Por ser artesanal, costuma ser mais cara do que um azulejo comum. Porém, existem imitações em cerâmica, com as estampas no padrão de ladrilho hidráulico, para tornar-se uma opção mais econômica.

O ladrilho hidráulico tem outra característica de ter estampas em um certo padrão de desenho e cores, embora tenham o objetivo de montar paredes ou pisos com peças diferentes. Porém, vai haver uma repetição depois de uma determinada sequência de peças diferentes, e vão normalmente seguir cores de tons pastéis, mais apagados, como se fosse antigos.

Então, são exatamente essas duas características, de ser de cimento e ter um padrão nas estampas, que diferem o ladrilho hidráulico do patchwork de azulejo, que você vai ver a seguir. Podem ser usados em paredes e pisos, só que precisam de mais cuidado na aplicação, de preferência feita por um profissional, por serem feitos de cimento e necessitarem de um assentamento bem nivelado.

9. ​Patchwork de azulejo

Patchwork de azulejo é o nome que se dá quando você monta um mosaico de azulejos diferentes na parede ou no piso. O ideal, para que seja mesmo considerada a verdadeira técnica, é que nenhum azulejo seja repetido. Não tem padrão de desenhos nem de cores, vale fazer tudo muito misturado e colorido.

O material desse azulejo é a cerâmica mesmo, tradicional, esmaltada. Justamente por ser cerâmica e sofrer dilatação, sua aplicação necessita de rejunte. Porém, já fica impermeável assim que cozido, então não precisa de aplicação de verniz, como o ladrilho hidráulico. Se quiser, você pode fazer um patchwork de ladrilho hidráulico, já que patchwork acaba sendo o nome da mistura de peças, e não do material em si.

10. ​Cerâmica 3D

O revestimento de parede com efeito 3D está se tornando cada vez mais popular. É aquele efeito em que a peça tem um volume, criando uma profundidade ou efeito de movimento na parede.

Ele pode ser feito em diversos tipos de materiais, como gesso, pedras, bambu, PVC, inclusive em cerâmica. Você pode aplicar em uma parede inteira ou apenas fazer um detalhe, como uma faixa na parede. Fica bom em salas, quartos, banheiros, cozinhas, áreas de festas, e o efeito é mais valorizado quando utiliza uma iluminação que cause sombra.

4 vantagens (e 3 dicas) da cerâmica para parede

Vantagens

Versatilidade – A cerâmica pode ser usada em paredes e pisos em diferentes ambientes da casa, em especial em áreas molhadas como a cozinha e o banheiro.

Resistência e durabilidade – A cerâmica resiste a altas temperaturas, como na área da churrasqueira, e não se deforma com a umidade.

Praticidade na manutenção – Não precisa de pintura, cera ou verniz, só precisa de limpeza. No dia a dia, limpe as peças com detergente neutro ou vinagre.

Beleza – Em peças de grande formato valoriza paredes menores, a que imita madeira substitui honrosamente a madeira natural, a cimentícia traz modernidade e a marmorizada é só sofisticação.

Dicas

Compre peças a mais – Se você quer manter por mais tempo a uniformidade estética do seu revestimento de cerâmica, compre mais peças. Assim, você vai pode repor aquelas que, em algum momento, precisarem ser reparadas ou substituídas.

Remova sobras de cimento – Se a cerâmica acabou de ser colocada, podem ter ficado resíduos de rejunte na sua superfície. Remova-os com ácido clorídrico, observando as instruções do fabricante.

Cuidado ao fixar a cerâmica – Use apenas furadeira e brocas específicas ao fixá-la na parede, para não causar trincas.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista