ONE_Pompéia: Salas de estar modernas por Chris Silveira & Arquitetos Associados

Modelos de sofá para apartamento pequeno e elementos para harmonizar

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Loading admin actions …

Morar em um apartamento pequeno não é motivo para aceitar o desconforto e uma decoração mais ou menos. Por menores que sejam os cômodos, sempre há soluções funcionais. Ou seja, que façam o ambiente ficar mais bonito, agradável, que encaixem no espaço desejado e até que sirvam para mais de uma função.

No caso de uma sala de estar pequena, por exemplo, o principal elemento desse ambiente é o sofá, porque geralmente é o que ocupa mais espaço. Então essa peça precisa ser pensada de forma estratégica. Você vai querer um sofá que possa oferecer conforto para um número mínimo de pessoas que moram no apartamento ou de convidados que costuma receber.

Também vai querer circular pelo ambiente sem esbarrar em nada e vai querer que caibam outros objetos funcionais e decorativos. Para tudo isso precisa saber escolher o sofá ideal para apartamento pequeno de acordo com as metragens da sua sala e com o estilo de décor que pretende fazer.

É por isso que esse livro de ideias traz soluções muito úteis e interessantes projetadas pelos arquitetos e designers de interiores da homify. Com base nesses projetos você vai poder analisar diferentes modelos de sofá para apartamento, garantindo que fará a escolha ideal para o seu ambiente.

​1. Sofá retrátil e poucos elementos

A opção de utilizar sofá retrátil e sofá em I para apartamento pequeno é sempre uma decisão acertada, pois há diversos tamanhos para todos os tipos de salas. Esse modelo de sofá é simplesmente aquele que não tem curvas nem cantos, ou seja, é uma linha reta para dois, três ou quatro lugares.

Nesse projeto da imagem acima, a sala é pequena e ganhou cores neutras com prioridade ao branco que ajuda a ampliar o espaço. Foi feito um painel de piso laminado na parede e, sobre ele, foi instalado o painel da televisão e um rack no chão. Ambos receberam uma lâmina branca em alto brilho.

Além do rack, a mesinha lateral em nogueira, com seus sofisticados pés de cobre e três níveis de apoio, também é utilizada para expor itens decorativos. Assim, sobra um espaço suficiente para o sofá em I, com estofado bastante confortável.

Esse modelo de disposição da sala é ideal para famílias menores e com gosto mais minimalista, sem necessidade de muitos objetos decorativos. Se você gosta de ambientes assim, mais limpos e claros, essa é uma ótima sugestão para se inspirar.

​2. Sofá em I para sala jovem e dinâmica

Sala de Estar: Salas de estar industriais por Plano A Studio
Plano A Studio

Sala de Estar

Plano A Studio

Agora, uma sugestão que é praticamente o oposto da anterior. Se você é uma pessoa ativa, dinâmica, que gosta de cores e movimento, essa é uma opção de sala de estar pequena que vai lhe encantar.

O sofá também é em formato de I e o painel de tv fica na frente, com espaço de circulação pelo meio da sala, assim como na opção anterior. Porém, aqui existe uma outra parede sem janela, onde foi aproveitado para colocar mais dois pufes pequenos e fazer uma parede decorativa. É uma forma de colocar mais dois lugares para sentar e ainda dispor mais objetos decorativos.

​3. Sofá com chaise em sala compacta

Sala de estar: Salas de estar modernas por Nataly Aguiar Interiores

Esse projeto de sala de tv é realmente pequeno, porém, absolutamente confortável. Se você tem um espaço bem reduzido na sua sala de tv, o sofá com chaise, que é esse espaço mais comprido para deitar ou esticar as pernas, é a opção ideal.

Veja como nesse ambiente não caberia um sofá maior nem de canto, pois reduziria o conforto das pessoas nele sentadas, sendo que uma delas teria que olhar para a tv de lado. Assim, há espaço para 3 pessoas, uma deitada, que pode levantar-se pela lateral. Ficou um cantinho super charmoso e convidativo.

4. sofá-cama com assentos espaçosos

Se você tem uma sala integrada com cozinha e quer tornar o espaço mais amplo, não precisa encher de sofás para ocupar cada centímetro. Escolha um modelo como esse, que é praticamente uma cama.

Esses modelos de sofá com assentos bem espaçosos aumentam a sensação de conforto e de espaço no ambiente. Esses são ideais para ficar mais à vontade, porém não é um modelo recomendado se você recebe pessoas em situações mais formais. Elas não vão poder se encostar sem quase deitar. Então pense nesse fator na hora da escolha.

​5. Sofá compacto para apartamento com móveis planejados

Salas: Salas de estar rústicas por Stúdio Ninho

Nessa pequena, porém confortável sala, o sofá é do tamanho certo para caber no espaço disponível. A estratégia para otimizar o espaço foi utilizar móveis planejados. Em toda a parede de frente para o sofá foi feita uma estante que se estende em forma de rack até o painel da tv.

Essa é uma solução eficiente para quando sua sala é realmente pequena, mas você faz questão de ter um sofá com mais profundidade, pois é mais confortável. Então, o jeito é reduzir o espaço dos demais itens e procurar não encher a sala de objetos que fiquem apoiados no chão.

​6. Sofá em I com rack e prateleiras otimizados

Apartamento Gávea: Salas de estar modernas por Espaço Tania Chueke
Espaço Tania Chueke

Apartamento Gávea

Espaço Tania Chueke

Outra maneira de aproveitar um sofá bem confortável, com mais profundidade, é fazendo como nesse projeto de sala compacta. É perfeito para quem gosta de relaxar e sentir-se próximo à natureza, com móveis em estilo mais informal.

Observe a ótima solução para colocar vários objetos decorativos e manter o ambiente mais arejado, sem ocupar a parede toda. Foi feito um rack de madeira bem baixo e em L e depois prateleiras de madeira bem rentes ao teto, deixando todo o espaço central da parede livre, apenas com a tv.

​7. Sofá disposto do lado certo da parede

Esse exemplo de projeto é para você lembrar de não colocar o seu sofá ao lado de uma passagem estreita. Como só há duas paredes disponíveis para colocar os móveis da sala, coloque o sofá onde há mais espaço e deixe o rack para a parede que fica ao lado de uma porta.

Lembre-se também de tirar as medidas que o rack precisa ter para não atrapalhar essa passagem. Se for necessário, opte apenas pelo painel com a tv suspensa e dispense o rack de chão. Nesse caso, havendo objetos decorativos para pendurar, poderia optar por colocar prateleiras na parede sobre o sofá.

​8. Decoração de apartamento pequeno com sofá em L

Apartamento Barra da Tijuca - Rio de Janeiro: Salas de estar rústicas por Claudia Saraceni
Claudia Saraceni

Apartamento Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Claudia Saraceni

O sofá em L é uma questão de gosto, pois você pode preferir utilizar um sofá em I pequeno e colocar ao lado dele dois pufes ou uma poltrona. Então, nesse modelo de projeto você pode imaginar como ficaria a sua sala pequena com um sofá desse modelo, especialmente se o ambiente for integrado entre sala de estar e sala de jantar.

Você pode estar imaginando que um sofá com chaise também caberia nesse espaço, e de fato é verdade, caberia. Porém é um modelo mais adequado para uma sala onde há uma tv, pois é ideal para deitar. Pense na função que der dar à sua sala antes de fazer essa escolha.

​9. Sofá de canto na parede da porta de correr

Esse modelo de disposição do sofá deixa muita gente com dúvida. Será que fica bom colocar um sofá na parede onde tem uma porta de correr, seja ela de vidro ou madeira? Bem, se você tiver espaço suficiente para que o sofá não encoste na parede e as pessoas consigam passar por trás dele, pode usar sim.

Mas se achar que não vai gostar, imagine esse mesmo ambiente com um sofá em I, nessa parede onde há as prateleiras, e apenas uma poltrona na parede da porta de vidro, maior do que a poltrona cinza que está na parede pequena. Apenas essa substituição já deixaria o ambiente mais amplo e talvez maior conforto visual para você.

​10. Sofá para varanda de apartamento pequeno

TUCURIVI | DECORADOS: Terraços  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

TUCURIVI | DECORADOS

SESSO & DALANEZI

Por fim, um sofá para o lado de fora. Se você tem uma sacada pequena e não sabe como poderá decorá-la para que também possa aproveitar esse ambiente, um sofá planejado para apartamento é uma ótima ideia.

Como nem sempre um sofá comum ou cadeiras e poltronas vão caber no ambiente, a melhor escolha é um sofá planejado que vá ocupar os cantinhos e deixar o espaço mais confortável. Pode ainda incluir almofadas grandes e fofas para servirem de encosto. Assim você ganha mais um ambiente de estar em seu apartamento pequeno.

Qual desses modelo de sofá ficaria melhor na sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!