Sala de Estar: Salas de estar  por Mendonça Pinheiro Interiores

Decoração de apartamento de 60m²: Dicas e soluções imperdíveis

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Decorar um apartamento pequeno exige muita atenção e alguns truques que podem fazer toda a diferença para que o lar fique mais confortável. E graças ao bom time de arquitetos e designers de interiores que temos no homify, você conhecerá bons truques que irão ajudar você nesse desafio!

Com o crescimento da demanda de apartamentos pequenos, de até 60 m2, a necessidade de buscar soluções multiuso, seja para o mobiliário ou para a configuração dos espaços, é imprescindíveis. Móveis que ofereçam mais de uma função, como bicamas e armários embutidos, devem sempre serem vistos com bons olhos. 

Outro tipo de solução que funciona muito bem para aproveitar ao máximo os espaços, é a integração de ambientes sociais, como por exemplo, sala de estar e de jantar integradas. E para soluções ainda mais perfeita, nada mais funcional do que móveis planejados na cozinha, quarto e banheiro -- locais com menos espaço na casa.

Existe ainda a possibilidade de recorrer a bons truques, como o de utilizar grandes espelhos nas paredes para que o ambiente em questão ganhe mais profundidade e sensação de espaço, escolher cores claras para as paredes e móveis, portas de correr para uma economia fundamental de espaço interno ou, ainda, a ideia de aproveitar ao máximo a iluminação natural para reforçar a sensação de aconchego.

São muitos truques inteligentes para ajudar a decorar um apartamento pequeno. E muitos deles, você vai conferir abaixo, onde os projetos incríveis de nossos profissionais trazem a inspiração perfeita para o seu lar. 

Siga conosco e confira!

Sala de estar pequena

Começamos com boas ideias para a sala de estar, o espaço social mais utilizado da casa e que deve sempre remeter a conforto para acolher os moradores e convidados. 

A dica é reforçar o acolhimento desse espaço a partir de combinações chaves, como, por exemplo, escolhendo um tapete com pelos altos e combinando o mobiliário. Tapetes, cortinas e almofadas na mesma cor podem resolver muito bem a decoração desse espaço. 

Outro ponto interessante é o máximo aproveitamento da iluminação natural. Quanto melhor a luz se apropria de um apartamento pequeno, mais confortável ele parecerá. Portanto, paredes claras e reforço com iluminação elétrica são soluções que sempre valem a pena.

Cozinha para apartamento pequeno

Residência Goiânia/GO: Cozinhas  por Donakaza
Donakaza

Residência Goiânia/GO

Donakaza

Se as cozinhas já não são tão grandes em apartamentos um pouco maiores, nos apartamentos de 60 m2 elas se tornam ainda mais delicadas e pontuais. A principal dica que podemos dar para resolver a questão de um apartamento pequeno bem decorado é a opção por móveis embutidos. 

Desenhados sob medida, armários, balcões e torres de eletrodomésticos solucionam perfeitamente a necessidade de criar uma cozinha funcional, eficiente e moderna. A partir dos móveis planejados, a distribuição de eletrodomésticos ficará ainda melhor, facilitando as atividades culinárias do dia a dia. 

Além disso, vale ressaltar a necessidade de um projeto luminotécnico onde espaços específicos recebam reforço de iluminação, como áreas de balcões ou espaços para o preparo de alimentos. 

Vale ainda citar outras dicas importantes, como a escolha de armários sem puxadores, que trazem um toque minimalista importante para a decoração, gavetas com grande profundidade e balcões adaptados como mesa para rápidas refeições. 

Decoração de quarto para apartamento pequeno

SDV | Suíte casal: Quartos  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SDV | Suíte casal

Kali Arquitetura

Quanto ao quarto, o segredo é pensar na distribuição de espaços. A cama centralizada pode garantir eficiência para o complemento com criados-mudos, mas antes é preciso levar em consideração o espaço disponível. Caso isso seja dificultado, a dica é levar em consideração a instalação de prateleiras e nichos -- verdadeiros curingas para organizar a decoração do quarto. 

Se o quarto for muito pequeno, evite preencher as paredes com muitos quadros ou objetos. Prefira um visual mais clean e acolhedor, pois isso será importante para não repassar a sensação de sufocamento. A iluminação natural também é importante. Portanto, se possível, escolha cortinas translúcidas ou de cores claras para facilitar que a luz do dia alcance todo o interior do dormitório. 

Quarto solteiro para decoração de um apartamento pequeno

Quarto adolescente: Quarto infantil  por Lo. interiores
Lo. interiores

Quarto adolescente

Lo. interiores

Para um apartamento pequeno com quarto de solteiro, existem algumas dicas básicas que podem facilitar a decoração do espaço. Uma bicama no lugar da cama de solteiro, por exemplo, garante que o quarto seja rapidamente adaptado conforme a necessidade do morador. Nichos e prateleiras mais uma vez são soluções que merecem consideração para otimizar o ambiente. 

Se a ideia é trazer um toque criativo, a combinação de elementos também funciona perfeitamente, como é o caso desse projeto que usou e abusou do amarelo combinado com preto para criar um espaço jovem, moderno, criativo e alegre.

Sala de jantar pequena

Na decoração de apartamento pequeno de 60 m2, é possível, sim, garantir alguns ambientes mais comuns em apartamentos grandes. A sala de jantar, por exemplo, pode ganhar espaço em seu lar -- ainda que os espaços sejam pequenos. 

A primeira dica que damos é a integração de espaços sociais. Ou seja, sala de jantar e cozinha dividindo um mesmo espaço, mas com suas devidas decorações para dar personalidade a cada ambiente. 

Nessa cozinha, vemos, por exemplo, o truque do espelho funcionar incrivelmente bem. Esse truque nada mais é do que utilizar um espelho amplo na parede de fundo para que o ambiente ganhe profundidade, trazendo a sensação de mais espaço. Além disso, espelhos grandes são ótimos para rebater a iluminação e evitar pontos de sombras nos apartamentos pequenos. 

Caso você não possa utilizar um espelho tão grande na sala de jantar, não se preocupe, esse mesmo truque pode ser alcançado com espelhos menores, organizados horizontalmente na parede próxima à mesa de jantar. 

Por fim, vale a pena citar um pequeno toque para valorizar a decoração da sala de jantar: pendentes. Escolha um bom modelo e veja o quanto sua sala de jantar ganha em elegância.

Como decorar banheiro de apartamento pequeno

03_Projeto de Interiores: Banheiros  por Paula Carvalho Arquitetura
Paula Carvalho Arquitetura

03_Projeto de Interiores

Paula Carvalho Arquitetura

Decorar o banheiro de um apartamento pequeno exige atenção e muito cuidado. É fundamental que esse local esteja muito bem iluminado para que fique arejado e confortável. Paredes com revestimentos ou cores claras vão ajudar nessa solução.

Na área do lavabo, combinar vaso e gabinete na mesma cor é importante. Sobre o vaso, modelos que fiquem suspensos podem fazer a diferença para um mínimo, mas importante ganho de espaço. A cuba pode ser de apoio direto na parede e o espelho pode ser amplo para refletir a iluminação. Ainda sobre o espelho, experimente utilizar fitas LED para valorizá-lo. Isso pode dar um toque decorativo absolutamente incrível para o seu banheiro -- e o que é melhor: de maneira incrivelmente econômica. 

Na área do banho, escolha uma cor que contraste com as demais paredes. Revestimentos com porcelana ou pastilhas resolvem muito bem essa questão. Se possível, prefira nichos embutidos nas paredes para organizar os pequenos objetos de banho. O box transparente garante a amplitude e leveza tão necessários para um espaço com poucos metros quadrados. 

Com essas dicas, a decoração de um apartamento pequeno de 60 m2, certamente, ficará ainda mais encantadora e agradável. Vale a pena se inspirar!

E você, tem alguma dica para decorar apartamentos pequenos? Comente!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!