Planta Baixa: Banheiros modernos por Mariana Bertelli Arquitetura e Interiores

Guia completo sobre Tamanho de Banheiro: Medidas, Dicas e Inspirações

Loading admin actions …

Os banheiros costumam ser os menores ambientes da casa, mas nem por isso precisam ser desconfortáveis e sem personalidade. 

Neste post nós vamos dar várias sugestões de como otimizar o espaço do seu banheiro pequeno e orientações sobre medidas ideais para um banheiro confortável. Mesmo que você tenha só tenha espaço para um tamanho de banheiro pequeno em casa, essas dicas vão te ajudar muito!

Tamanho de um banheiro pequeno

Banheiro: Banheiro  por WGR Engenharia

Para saber as medidas mínimas de um banheiro é necessário que você acesse o Plano Diretor da sua cidade – pois podem variar de cidade para cidade, mas geralmente seguem este tamanho padrão de banheiro:

  • Área: Círculo inscrito com diâmetro mínimo de 1,00 metro. 
  • Área mínima: 1,50m²
  • Largura mínima: 1,00 metro. 

A circulação no ambiente é muito importante para garantir o uso confortável do vaso sanitário e da pia, e acesso ao chuveiro. Busque o auxílio de um arquiteto para encontrar soluções criativas para banheiros pequenos, onde parece impossível aplicar as medidas ideais e confortáveis.

Tamanho ideal para lavabos

O lavabo geralmente é o menor ambiente da casa e o uso é esporádico, mas nem por isso ele deve ser desconfortável. Mesmo para um lavabo pequeno, fique atento à largura mínima necessária para a abertura da porta e a profundidade bancada, vamos falar um pouco mais sobre isso daqui a pouco. 

O espaço que fica na lateral do vaso sanitário deve ter no mínimo 30 centímetros, e o espaço entre o vaso sanitário e a parede da frente deve ser de pelo menos 60 centímetros.

Banheiro para Portadores de Necessidades Especiais

Banheiro de portadores de necessidades especiais - PNE: Clínicas  por AM arquitetura e interiores
AM arquitetura e interiores

Banheiro de portadores de necessidades especiais – PNE

AM arquitetura e interiores

Existem diversas orientações e detalhes que devem ser observados em um projeto de acessibilidade para banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida ou portadores de necessidades especiais. Todas as especificações para a correta execução de um banheiro, bem como medidas ideias e o tamanho de banheiro para cadeirante estão na norma NBR 9050.

A porta deve ter no mínimo 80 centímetros de largura, e precisa ser adotada soleira em rampa, além de abrir para fora – para que um cadeirante possa abrir a porta sem dificuldades. Além disso, o espaço deve garantir o giro da cadeira livre, ou seja, para uma rotação de 360º é preciso que o banheiro PNE (portador de necessidades especiais) tenha 1,50 metro de diâmetro no mínimo.

Porta do Banheiro: medidas ideais

No dia a dia é comum encontrarmos portas de banheiro que medem 60 centímetros de largura e, apesar de possibilitar a passagem de pessoas tranquilamente, é importante destacar que essa não é a medida ideal. O tamanho de porta de banheiro ideal para ambientes residenciais é de 70 centímetros de abertura, para que seja bem confortável.Caso seja um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais ou um banheiro de espaço comercial, é obrigatório que o tamanho de porta de banheiro tenha abertura de 80 centímetros.

Janela do banheiro: medidas ideais

Banheiro moderno e funcional: Banheiros modernos por iost arquitetura
iost arquitetura

Banheiro moderno e funcional

iost arquitetura

O tamanho de janela de banheiro pode variar bastante de acordo com o tamanho do banheiro e com a fachada da casa. Existem vários tipos de janela de banheiro, mas o modelo mais utilizado atualmente é o basculante. Além de ser muito prático, esse modelo geralmente garante privacidade, e pode ser usado com diferentes tipos e acabamentos de vidro.

  • A medida ideal para a altura de janela de banheiro é 1,50m (um metro e meio) acima do piso. 
  • As janelas de banheiro geralmente são quadradas e as medidas mais comuns são: 50cm x 50cm ou 60x60cm.

Não é a situação ideal, mas em alguns ambientes e dependendo da planta baixa da casa, do tamanho de banheiro e, principalmente os lavabos não tem janela ou qualquer abertura. Se este for o seu caso, é indicado utilizar um duto de ventilação, ou ventilação forçada – basta ter um ponto elétrico para instalar o motorzinho.

Modelos e tamanhos para o box do banheiro

O tamanho de box de banheiro mínimo indicado é de 80 centímetros x 80 centímetros, mas é ideal que estas áreas tenham medidas iguais ou maiores do que 90 centímetros x 90 centímetros. Mesmo que o seu tamanho de banheiro seja limitado, é indicado que você siga estas medidas para evitar acidentes e garantir conforto na hora do banho.

Para banheiros pequenos é indicado que você usa portas de correr no box, que tenham uma abertura mínima de 70cm.

Tamanho e modelo ideal para a bancada do banheiro

Para banheiros de uso diário, é ideal que a profundidade da bancada seja de pelo menos 50 centímetros. Desta forma é possível instalar uma cuba confortável, e apoiar produtos e itens de uso do dia a dia. Entretanto, muitas vezes o banheiro não dispõe deste espaço e as bancadas podem variar entre 35 centímetros ou 40 centímetros de profundidade, e portanto o modelo da cuba deverá ser bem menor.

Para banheiros pequenos, uma dica é usar uma torneira de bancada ao lado da cuba. Desta forma a bancada não precisa ser tão profunda e você pode usar um modelo de cuba um pouco maior e mais confortável.

Tamanho de pia de banheiro ideal

As cubas esculpidas e cubas de semi-encaixe podem se apresentar como uma ótima opção para banheiros pequenos, onde o espaço para a bancada é reduzido. Neste ambiente não existia espaço para uma bancada profunda, então a arquiteta ousou no design da cuba esculpida no mármore para criar um espaço funcional e confortável, mesmo com pouco espaço.

Antes e Depois - Banheiro Casal: Banheiros modernos por Danyela Corrêa Arquitetura
Danyela Corrêa Arquitetura

Antes e Depois – Banheiro Casal

Danyela Corrêa Arquitetura

A cuba de semi-encaixe fica para fora do móvel, como é o caso deste projeto, e geralmente é usada em ambientes onde a abertura da porta limita bastante a profundidade da bancada. É uma boa opção pois consegue manter uma cuba grande e confortável, mesmo com uma bancada menor.

Fique atento! A altura final da borda da cuba, independente do modelo, deve ser de  90 centímetros do piso, podendo variar entre 85 centímetros e 93 centímetros de acordo com a estatura das pessoas que usam o espaço. Essa medida sempre é feita do ponto mais alto da cuba ou da bancada. Por isso, em banheiros onde são usadas cubas de apoio, por exemplo, os móveis devem ser um pouco mais baixos do que o comum, para que o uso da pia não seja prejudicado.

Ideias de decoração para banheiros pequenos

Estúdio de Arte e Tatuagem MH : Espaços comerciais  por Arquiteca Projetos Afetivos
Arquiteca Projetos Afetivos

Estúdio de Arte e Tatuagem MH

Arquiteca Projetos Afetivos

Os banheiros geralmente são os menores ambientes da casa e isso facilita a decoração desses ambientes. Por serem pequenos, uma única alteração no espaço pode transformá-lo completamente, inclusive com custos bem baixos. Não é porque o ambiente é pequeno, que ele não pode ser lindo e funcional!

Neste banheiro pequeno decorado as arquitetas apostaram em metais diferenciados: atualmente temos a opção de metais dourados, pretos, rosê, cobre, bronze, coloridos, entre outros. Além disso, a quantidade de formatos e design desses metais vêm aumentando bastante. Então, aproveite e escolha aquela torneira linda para trazer muito charme para o seu banheiro!

Conheça outros 14 banheiros pequenos e inspiradores para o seu projeto.

Apartamento na Pompeia, São Paulo: Banheiros modernos por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Pompeia, São Paulo

Liliana Zenaro Interiores

Em um tamanho de banheiro pequeno é essencial que se aproveite todos os espaços. Pode-se usar nichos de marcenaria, armários, prateleiras sobre o vaso, etc.

Apartamento Vila Nova Conceição: Banheiros modernos por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Dica de decoração para lavabos: Não é comum utilizar quadros em banheiros, mas o resultado pode ficar lindo. Utilize alguns quadros e ouse nas molduras para criar um espaço com bastante personalidade.

Para um banheiro pequeno decorado e funcional, uma sugestão é criar um móvel superior estreito com portas que tenham frente em espelho. Assim você aproveita o espaço para guardar os itens do dia. 

Banheiro: Banheiros modernos por Ana Crivellaro
Qual dessas dicas sobre tamanho de banheiro vai te ajudar na decoração da sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!