Faça de sua casa um local inspirador para sua criatividade

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se você precisa trabalhar em casa ou pretende usar o espaço para desenvolver uma atividade que exija criatividade, saiba que há modos de organização que podem te ajudar. Pequenas mudanças na disposição da mobília ou uma faxina seguida de uma bela arrumação podem deixar seu ambiente mais inspirador e criativo para você.

Calma, não será necessário comprar novas coisas, renovar a mobília ou reformar algum cômodo. Anote as dicas e veja como é fácil tornar sua casa uma aliada para a sua criatividade. Faça as mudanças e observe o quanto sua produtividade irá aumentar!

1. Estética: Fuja da bagunça, mantenha espaços organizados

Escritório e loja  por RL+N Arquitectura
RL+N Arquitectura

Escalera a oficinas

RL+N Arquitectura

Para manter um espaço em sua casa que facilite sua criação e inspire sua criatividade, é preciso deixar as energias fluírem bem. O primeiro passo é não deixar nenhuma bagunça a vista. Tente manter os espaços sem coisas espalhadas com o mínimo de coisas fora do lugar. Se você não está usando o que está ali, guarde. Estudos sobre a influência dos ambientes no comportamento humano comprovam que a bagunça pode gerar estresse e até deixar os moradores da casa mais propensos a procrastinação. Tudo isso é justamente o que você está tentando evitar. Os efeitos nas crianças podem ser ainda mais nocivos, dificultando etapas importantes do aprendizado. O cérebro identifica lugares organizados e consegue trabalhar melhor. A bagunça traz efeitos maléficos ao seu funcionamento. 

Comece reunindo tudo o que você precisa para aquele espaço. Encontre um modo de deixar tudo à mão sem que os objetos fiquem bagunçados. Pense que até seu material de trabalho deve estar em plena ordem para proporcionar mais prazer em suas atividades. 

Antes de começar a trabalhar, também tente separar o que precisa e procure deixar sempre seu local limpo e arejado. Ao terminar, guarde tudo no lugar novamente.

2. Inteligência: Use estantes para exibir sua biblioteca particular

Se você é um fã de livros, é possível que tenha estantes abarrotadas deles. Que tal usar essa coleção particular para decorar sua casa e ainda deixar o ambiente mais inspirador? É possível organizar suas estantes de modo a mostrar sua biblioteca e deixar seu apartamento organizado e bonito. Sem contar que ter livros no ambiente faz com que a curiosidade seja despertada, você poderá consultar a bibliografia sempre que necessário e, ao mesmo tempo, revelar um pouco sobre você para aqueles que vão te visitar.

Para ter ideias de estantes modernas e modos incríveis de organizar tudo, veja esse artigo e aproveite as dicas diversas nele contidas.

3. Arte: Use obras de arte para ter mais inspiração

Apto. Higienópolis SP - "Por Amor a Arte ": Salas de jantar modernas por AMMA PROJETOS
AMMA PROJETOS

Apto. Higienópolis SP – Por Amor a Arte

AMMA PROJETOS

Não importa se suas obras de artes foram frutos de leilões caríssimos ou vieram de vernissages menores, tudo é bem-vindo! Utilize suas obras de arte com o objetivo de decorar o ambiente, mas também te inspirar. Abuse da criatividade para encontrar o melhor local em sua casa para elas. Pense que todas as peças devem estar em pontos estratégicos. Há quem prefira colocar as peças de modo que contem uma história, ou na ordem em que foram compradas. Tente seguir a ordem que das que mais lhe agradam. Por exemplo, deixe sempre aquelas que você mais gosta mais próximas ao seu local de trabalho. Essa identificação pode ser benéfica, te inspirando e deixando o ambiente mais aconchegante.

4. Originalidade: Não use produtos comuns, seja original!

Considere desenvolver suas habilidades no Faça Você Mesmo! Pense que sua casa merece produtos originais e de preferência com um toque pessoal. Abuse das peças de artesanato, adapte seus usos e comece a usar sua criatividade para decorar seu espaço. Aproveite materiais e acompanhe tutoriais que ensinam transformar qualquer coisa em algo bonito e funcional. Com isso, sua casa será um reduto das obras mais originais vistas por seus convidados. Aproveite cada cantinho para colocar um novo item, busque antiguidades, repagine coisas que anda pensando em jogar fora e verá que seu espaço pode ser transformado! Todo apelo será bem-vindo ao ambiente. Tente casar as peças e montar um local bonito e diversificado.

5. Espaço: Tenha uma mesa ampla e dobrável para fazer diversos trabalhos

Se sua casa não é lá a mais espaçosa, ou pelo menos não tanto quanto você gostaria que ela fosse, é preciso improvisar. Invista em uma mesa ou bancada que em que você passa desenvolver diferentes atividades. Não importa se você tem ou não um espaço especialmente desenvolvido para isso, saiba improvisar e utilizar os móveis multifuncionais ao seu favor. Repense sua mobília, veja onde cabe melhor uma mesa assim.

No caso dessa casa, a cozinha é bem aproveita e pode se tornar uma oficina ou uma sala de jantar. Vai da necessidade do proprietário. Basta dispor de espaço e uma boa ideia.

6. Funcionalidade: Aproveite das bancadas e outros móveis multi funções

Quarto infantil  por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Imagine criar um espaço multiuso, onde tudo se aproveita. Essa é a função de escolher móveis e utensílios com diversas aplicações. Pense em criar uma banca multifuncional para trabalhar e ler, por exemplo. Isso vai te poupar espaço e te ajudar a organizar o ambiente conforme sua necessidade. Há outros móveis que também podem ganhar essa versatilidade. Se você necessita de uma cama dobrável para visitas, por exemplo, é possível fixar a base em uma parede, levantar a plataforma da cama e construir armários com estantes em uma base deslizante. Quando você não estiver utilizando a cama, pode usar as estantes, e quando a cama precisar entrar em ação, basta afastar as estantes no trilho. O cômodo todo se torna funcional sem perder espaço ou precisar que muitas modificações sejam feitas.

7. Senso: Para aguçar ainda mais o senso criativo, fuja da televisão e do computador

Se você está precisando de um ambiente para aguçar sua criatividade, tente se afastar de apelos tecnológicos. Busque organizar seu espaço em local onde esses aparelhos não tenham vez. Só coloque ali o que for realmente necessário para a sua atividade. Obviamente, se você pensa em desenvolver trabalhos que precisem dessas ferramentas, coloque-os no cômodo.

Caso contrário, dispense todo e qualquer instrumento que possa colocar sua concentração e criatividade a perder. Tente conhecer técnicas de Feng Shui, e meditação. Se você gosta de trabalhar com música, aproveite, ligue o rádio e divirta-se. Há quem goste também de incensos, fontes naturais de água ou filtros de vento. Escolha quanto itens achar necessário para que sua inspiração flua naturalmente e aproveite seu espaço criativo!

Se inspire nessa ideia maravilhosa desenvolvida por Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados.

Gostou das ideias? Conte para nós o que mais te inspira! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!