Conheça os diferentes modelos de cuba para banheiro e cozinha | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Conheça os diferentes modelos de cuba para banheiro e cozinha

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento Palazzo Banheiros modernos por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Moderno
Loading admin actions …

Quando você está montando a cozinha e o banheiro do seu projeto, precisa escolher entre modelos de cuba para compor o espaço. A cuba é a parte côncava em que a água da torneira vai cair. Os modelos existentes são vários, e classificados de acordo com a forma em que são fixadas na parede ou na bancada. Também existem as cubas duplas, muito usadas tanto nas cozinhas quanto nos banheiros de suíte ou de espaços comerciais.

Os materiais que se pode utilizar para fazer cubas também são vastos, desde a cerâmica, passando pelo inox, o alumínio, o vidro, o metal, o acrílico, a madeira, o cobre, a cerâmica artesanal, o mármore e tantas outras pedras naturais.

A escolha vai depender do seu gosto e do que melhor vai combinar com o seu projeto. E claro, também precisa considerar o tamanho para que encaixe perfeitamente sobre a bancada e o ambiente não fique muito apertado.

Então, esse livro de ideias foi elaborado para que você conheça quais são os principais modelos de cuba, bem como as diferenças e semelhanças entre cada uma. Além disso, para que você inspire-se com maravilhosos modelos já utilizados em projetos dos arquitetos e designers de interiores da homify. Confira a seguir.

1. ​Cuba de embutir

Banheiros Suíte romântico e clássico Banheiros clássicos por Camila Chalon Arquitetura Clássico Cerâmica
Camila Chalon Arquitetura

Banheiros Suíte romântico e clássico

Camila Chalon Arquitetura

Esses são os modelos de cuba mais tradicionais, que ficam completamente embutidas na bancada. Nesses modelos é mais comum que haja um perfil ou um gabinete funcional, que sirva tanto para esconder a parte de baixo da cuba, quanto para ser aproveitado como armário.

 No caso dos modelos de cuba para banheiro, o material mais tradicional é a cerâmica, podendo ser porcelana ou não, enquanto para os modelos de cuba para cozinha o material mais usado é o inox.

2. ​Cuba de apoio

Ao contrário do modelo anterior, a cuba de apoio é aquela que fica totalmente aparente, apoiada sobre a bancada. Elas são a grande tendência do design de interiores, em especial para banheiros, e surgem em diversos materiais, como os modelos de cuba de vidro, de louça, de mármore ou até de ferro.

Um ponto a ser observado ao escolher uma cuba de apoio é que a bancada deve ser mais baixa, já que deve-se considerar a altura da cuba. Essa altura também vai variar de acordo com o modelo, podendo ser mais fundas ou mais rasas.

3. ​Modelos de cuba de sobrepor

Esse também é um modelo bastante tradicional. Por causa do seu nome, há quem confunda com as cubas de apoio, mas ela são mais semelhantes às cubas de embutir. A cuba de sobrepor também é embutida na bancada, porém a diferença é que suas bordas ficam aparentes. Nesse caso, a cuba fica apoiada na bancada, ao invés de ficar colada na parte inferior, como ocorre com a cuba de embutir.

Por conta disso, os modelos de cuba de sobrepor costumam ser mais robustos, pois necessitam suportar o próprio peso. Como vantagem sobre a cuba de embutir, esse estilo ocupa menos espaço dentro do gabinete e também deixa o acabamento da superfície mais bonito.

4. ​Cuba de semi encaixe

O modelo de cuba de semi encaixe é aquele em que a cuba fica com a parte da frente para fora da linha da bancada. Há modelos de balcão para banheiro que já são feitos dessa forma e outros em que a cuba é instalada separadamente com esse efeito de saliência.

Como maior benefício, além da estética, é que esse está entre os modelos de pia para banheiro pequeno que melhor funcionam, no caso de precisar instalar um balcão mais estreito.

5. ​Cuba de parede

As cubas de parede, como o nome sugere, são aquelas fixadas diretamente na parede, sem um balcão, bancada ou pilar de sustentação no chão. No máximo a própria cuba já vem com um acabamento diferenciado, servindo como apoio para sua fixação, mas não existe apoio de piso.

Há muitos modelos de cuba para banheiro nesse estilo, nos mais diversos materiais, sendo os mais comuns a cerâmica e modelos de cuba de vidro com acabamentos em metal ou ferro.

6. ​Modelos de cuba esculpida

Também chamada de cuba montada, esse modelo é quando a cuba e a bancada são a mesma peça, feitas do mesmo material, criando um efeito de continuidade. Há modelos em pedra, resina, porcelanato, concreto e outros.

São muito utilizadas em ambientes com design moderno e sofisticado e costumam ter o diferencial da válvula oculta, quando no lugar do ralo existe uma rampa que leva a água para baixo.

Veja a seguir mais alguns modelos de cada tipo para se inspirar.

7. ​Cubas de piso

Esse é um modelo modernizado da pia simples. Constitui-se de uma cuba que já possui um apoiador fixo, só que sua estrutura é mais robusta do que a pia simples e não necessariamente precisa ficar encostado na parede. Há modelos em que a água escoa diretamente para o piso, permitindo que seja instalada em locais inusitados no banheiro.

Por mais que a maioria das pessoas se refira popularmente a todos os modelos como pia, o fato de haver tantas opções no mercado atualmente, a denominação “pia” acabou ficando para os modelos mais tradicionais e antigos, em que só há uma cuba simples de cerâmica e um pilar no mesmo material que a conecta ao chão, onde fica apoiada. Esse pilar serve tanto para apoio da cuba quanto para esconder o encanamento.

Mas não se preocupe, todo mundo entende quando você chama de pia o conjunto de balcões, bancadas e cubas. Apenas procure ser mais específico quando for necessário explicar a um profissional qual modelo exatamente você quer.

Veja a seguir mais alguns modelos de cada tipo para se inspirar.

Cuba de sobrepor em banheiro

Mais um exemplo de uma cuba de sobrepor, que fica a meio caminho entre a cuba embutida e a de apoio. Essa saliência pode ser ainda mais rente à bancada, conforme o gosto.

Dupla de cubas de apoio em bancada de mármore

Aqui um modelo maravilhoso repleto de mármore com cubas de apoio em porcelana e formato retangular ovalado.

Cuba de vidro para banheiro

Os modelos de cuba de vidro deixam o espaço mais clean e moderno, pois ao mesmo tempo que são discretas, costumam chamar atenção pelo desenho.

​Cuba esculpida em mármore

Os modelos de cuba esculpida em mármore são os solicitados, por conta da beleza e sofisticação dessa pedra. Nesse modelo observa-se com mais detalhe o declive criado para que a água escorra para a lateral, sem o uso do ralo.

​Cuba de parede

Residencial - Planalto Paulista por SET Arquitetura e Construções
SET Arquitetura e Construções

Residencial – Planalto Paulista

SET Arquitetura e Construções

Em espaços reduzidos, a cuba de parede é uma ótima opção por não ocupar espaço no chão, além de deixar o visual do ambiente mais limpo.

​Cuba embutida para cozinha

Para finalizar, alguns modelos de cuba para cozinha. O mais tradicional é o embutido, em que a bancada pode ser do material que deseja, enquanto normalmente o interior é de inox.

​Cuba esculpida para cozinha

Projeto Praia Brava - Itajaí, SC - Arquiteta Vanessa Larre Cozinhas industriais por Ronald T. Pimentel Fotografia Industrial
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto Praia Brava – Itajaí, SC – Arquiteta Vanessa Larre

Ronald T. Pimentel Fotografia

Os modelos esculpidos também funcionam lindamente na bancada da cozinha, conferindo um toque extra de elegância, ajudando também na limpeza, pois trata-se de uma pedra inteira.

​Cuba de sobrepor na cozinha

Outro modelo bem comum para cozinha é a cuba de sobrepor, que muitas vezes é utilizada com uma parte extra na bancada servindo para apoio das louças recém-lavadas. Cumpre o papel que seria de uma bancada de inox, impedindo que a água escorra na bancada lisa.

E então, qual modelo de cuba você usaria na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!