Revestimento Cimentício: Como e Onde Aplicar na Sua Casa Revestimento Cimentício: Como e Onde Aplicar na Sua Casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Revestimento Cimentício: Como e Onde Aplicar na Sua Casa

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Casas familiares  por homify
Loading admin actions …

Quando pensamos em revestimentos cimentícios, logo remetemos nosso pensamento à palavra cimento, e  normalmente pensamos no cimento das calçadas do centro das cidades ou em estruturas sem revestimento, algo inacabado e feio. Entretanto, com a tecnologia existente nos dias de hoje é possível explorar as várias possibilidades que o cimento apresenta, como por exemplo: piso cimentício, revestimento 3D, revestimento de parede, revestimentos para a área externa, entre outros. 

O revestimento cimentício está atraindo muitos olhares por apresentar praticidade, sustentabilidade, beleza e versatilidade, e por conseguir produzir qualquer efeito, forma e até mesmo representar outros materiais. 

Neste post nós selecionamos vários projetos que usaram o revestimento cimentício de forma elegante e inovadora, além de muitas dicas e informações técnicas importantes, caso você esteja pensando em usar na sua casa.

O que é revestimento cimentício

Os revestimentos cimentícios são placas de concreto, normalmente misturados com alguma matéria prima como vidro: pedras naturais, granitina (composto de cimento e pequenas pedras, normalmente na cor cinza e vermelha), entre outros. Essa mistura cria a possibilidade de várias cores, texturas e formas diferenciadas.

Inspire-se com essas 12 ideias de revestimentos baratos para a cozinhas modernas.

Revestimento cimentício 3D

Casa  por Fabistone
Fabistone

Revestimento Picasso

Fabistone

O revestimento 3D é criado da mesma forma que os demais revestimentos cimentícios, mas com relevos em formas diferenciadas, podendo ser utilizado tanto no revestimento externo como no revestimento interno de uma construção. Por sua composição, o revestimento cimentício permite muita versatilidade e pode criar um ambiente simples e aconchegante, ou até mesmo luxuoso e requintado.

Revestimento em 3 D - Egito: Escritórios  por Guaraúna Revestimentos
Guaraúna Revestimentos

Revestimento em 3 D – Egito

Guaraúna Revestimentos

Área de Festas Industrial com Piscina - Projeto Metrik Design - Arquiteto em Balneário Camboriú, Blumenau e Região: Piscinas  por Metrik Design - Arquitetura e Interiores
Metrik Design – Arquitetura e Interiores

Área de Festas Industrial com Piscina – Projeto Metrik Design – Arquiteto em Balneário Camboriú, Blumenau e Região

Metrik Design - Arquitetura e Interiores

Como fazer revestimento cimentício

Como o revestimento cimentício é feito a partir de materiais naturais, o que o torna mais sustentável que os demais, sua fabricação não podia ser diferente: o revestimento cimentício é produzido com pouco uso de energia e pouco desperdício de material. 

Composição: Concreto + matéria prima –  que pode ser vidro, pedras naturais, granitinas e etc + pigmentação. Após ser feita a mistura, ela é colocada em formas para ter o seu tempo de cura, ou seja, também é o momento em que o material ganha sua forma, sem necessariamente precisar de forno e altas temperaturas. Como última etapa do processo, é necessário selar o material, fazendo a impermeabilização se necessário – geralmente em casos de revestimento de parede ou pisos de áreas internas.

O assentamento do revestimento cimentício é facilitado se as peças estiveram em placa. Caso as peças sejam menores e individuais, haverá um pouco mais de dificuldade e será necessário mão de obra com experiência neste tipo de assentamento. A maioria dos revestimentos cimentícios necessita somente de uma área plana, regular, limpa e sem umidade para ser assentada. Alguns revestimentos mais pesados precisam que a parede seja picotada para garantir a aderência. Na maioria dos casos também é obrigatória a impermeabilização da parede, mas lembre-se de sempre ver as indicações do fabricante ou conversar com o vendedor da loja onde você adquirir o produto.

Revestimento cimentício para fachada

O revestimento cimentício na fachada, ou seja, o revestimento na parede externa, tem diversas vantagens, como: alta durabilidade, não há retenção de calor, fácil aplicação, pouca manutenção, requinte e versatilidade. 

Com essas vantagens é visível o motivo pelo o qual o revestimento cimentício é uma tendência e está sendo muito bem aceito pela maioria das pessoas. O revestimento consegue se igualar na estética com outros materiais, mas não com a retenção de calor.

Neste projeto é possível observar que tanto no período diurno quanto no período da noite o revestimento cimentício cria um efeito visual muito interessante. 

Na imagem noturna podemos ver como a combinação de um revestimento cimenticio 3D com uma iluminação direcionada transformam e dão movimento à fachada de uma casa.

Revestimento cimentício para piso

Existe uma variedade enorme de revestimento cimentício para piso, sendo alguns permeáveis. A textura pode ser polida, lisa e até mesmo antiderrapante, dependendo da finalidade  do uso do espaço onde será aplicado. Dessa forma, o revestimento cimentício pode assumir qualquer cor e representar qualquer material – madeira, pedra, cimento queimado – ele abre um leque de possibilidades tanto para as áreas internas como externas de uma casa.

Revestimento para sala

Por ser um produto tão plural, é possível criar vários tipos de ambientes, desde espaços aconchegantes com uma parede que imita pedras naturais, ou algo mais moderno para realçar o pé direito duplo. Fica a critério do morador e do profissional o que será escolhido para sua casa.

Revestimento para banheiro

Revestimento em 3 D - Egito: Banheiros  por Guaraúna Revestimentos
Guaraúna Revestimentos

Revestimento em 3 D – Egito

Guaraúna Revestimentos

Por ser um material que pode ser impermeabilizado em sua última etapa de fabricação, o revestimento cimentício pode ser aplicado em ambientes com risco de respingos – como paredes de cozinha, por exemplo. Entretanto não é muito recomendado sua utilização no box do chuveiro, por ser um local com muita presença de água e pouca incidência de sol. E por conseguir reproduzir qualquer material ou forma, o revestimento cimentício pode ser usado para criar diferentes atmosferas em um banheiro: requinte, aconchego ou relaxamento. Tudo depende das preferências dos moradores, do uso e da atmosfera do espaço.

Revestimento para piscina

CASA M.M - ÁREA EXTERNA : Piscinas  por Renato Souza Arquitetura
Renato Souza Arquitetura

CASA M.M – ÁREA EXTERNA

Renato Souza Arquitetura

Uma das vantagens do revestimento cimentício de piso é que ele pode ser um revestimento permeável e permite a passagem de água. Essa característica torna o piso cimentício um material interessante para ser usado em áreas próximas de piscinas, pois evita a formação das perigosas poças de água na borda da piscina e evita acidentes. Além disso, o piso cimentício confere um ar sofisticado e moderno aos espaços externos, sem exigir muita manutenção e oferecendo alta durabilidade.

Os revestimentos cimentícios são versáteis e podem ser modificados para aplicar diversas propriedades, como serem antiderrapantes, drenantes e até mesmo atérmicos. Os pisos cimentícios atérmicos são desenvolvidos para não reter calor, mesmo quando expostos ao sol durante um dia inteiro. Dessa forma, o piso cimentício pode ser um revestimento para piscina e podem deitar na beira da piscina sem se queimarem no piso. O que torna os pisos cimentícios resistentes ao calor é a sua cor, as cores claras absorvem bem menos calor.

Vantagens do revestimento cimentício

Revestimento em 3 D - Egito: Salas de jantar  por Guaraúna Revestimentos
Guaraúna Revestimentos

Revestimento em 3 D – Egito

Guaraúna Revestimentos

Uma de suas principais vantagens do revestimento cimentício é alta durabilidade, pois como ele é composto por materiais naturais, após a sua cura o material fica muito resistente.

Uma das principais dificuldades para encontrar pisos para áreas externas é o quanto a temperatura do piso se eleva durante o dia, mas o piso cimentício consegue solucionar isso muito bem. Mesmo pegando sol o dia todo, os revestimentos cimentícios em tons claros não retém muito calor.

Para você que busca praticidade, a manutenção do material é muito fácil e rápida.

A versatilidade do revestimento cimentício pode dar destaque e renovar a parede da sua casa, trazendo um ar de modernidade e contemporaneidade.

A aplicação deste tipo de revestimento geralmente é fácil e pode ser uma grande vantagem para quem não quer uma obra demorada, além de não precisar de mão de obra altamente especializada.

Hoje grande parte das pessoas está buscando uma forma de viver que gere menos impacto ambiental, e o revestimento cimentício é uma boa alternativa de revestimento para quem está nesta busca. Como ele é composto de materiais naturais, e seu processo de cura não envolve necessariamente o uso de energia elétrica, como o uso dos fornos, ele acaba degradando menos o ambiente.

Revestimento em 3 D - Egito: Casas  por Guaraúna Revestimentos
Guaraúna Revestimentos

Revestimento em 3 D – Egito

Guaraúna Revestimentos

Desvantagens do revestimento cimentício

Como alguns fabricantes de revestimentos cimentício utilizam um processo bem artesanal, seu preço pode ser um pouco mais elevado se comparado à revestimentos cerâmicos produzidos em larga escala. Além disso, o processo artesanal pode gerar irregularidades nas peças, causando algumas dificuldades na hora da aplicação.

Como o piso da área externa pode ser permeável e áspero, o acúmulo de sujeira é mais rápido, principalmente se a pigmentação do piso for clara. Quando o piso cimentício é utilizado em cores mais escuras a sujeira não é tão perceptível. Mas, mesmo que suje, é só passar o lava-jato na área externa ou água com vassoura.

Dependendo do tamanho e do formato da peça (peças maiores e mais irregulares), você pode encontrar dificuldade em encontrar mão de obra para aplicação das peças.

Em qual ambiente da sua casa você gostaria de usar o revestimento cimentício? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!