Tudo sobre Piscina de Vinil: Como Fazer, Preços, Modelos e Mais Piscina de Vinil: Tudo Que Você Precisa Saber Para Fazer Uma Piscina

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tudo sobre Piscina de Vinil: Como Fazer, Preços, Modelos e Mais

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Piscina em linhas retas por Vila Nova Piscinas Moderno
Loading admin actions …

Muitas pessoas que moram em uma casa, que estão reformando ou construindo, tem o desejo de ter uma piscina, especialmente para os dias quentes de verão aqui no Brasil. A decisão de construir uma piscina de vinil pode ser uma ótima ideia, pois ela pode ser de diversos tamanhos, formas e cores, além de apresentar um ótimo custo benefício. 

Confira algumas fotos de piscinas de vinil, informações sobre custos, como construir uma piscina, tempo de obra e dicas para deixar a área de lazer da sua casa linda!

Como fazer uma piscina de vinil

Piscina de concreto com revestimento em Vinil SODRAMAR por Vila Nova Piscinas
Vila Nova Piscinas

Piscina de concreto com revestimento em Vinil SODRAMAR

Vila Nova Piscinas

Uma das primeiras dúvidas que surgem é como como construir uma piscina e quanto tempo leva – do início da obra até o momento liberado para uso. Primeiramente é importante que você defina o modelo de piscina e as medidas que ela vai ter. Geralmente as etapas seguem esta ordem:

  1. Etapa 01: Escavação - É necessário escavar o solo de acordo com as medidas da sua piscina de vinil, e levar o barro para um local adequado. Planeje isso antes de iniciar a obra!
  2. Etapa 02: Fazer fundação - Em alguns casos essa etapa não é necessária, e vai depender muito do tipo e das condições do solo. É indicado que você consulte um engenheiro civil ou realize uma sondagem do solo para saber quais são as condições ,e se vai ser necessário realizar a fundação ou algum reforço especial. Esse cuidado inicial pode evitar problemas futuros, como o solo ceder e causar rachaduras na piscina, por exemplo.
  3. Etapa 03: Blocos estruturais ou concretagem - Algumas pessoas optam por construir a piscina com blocos estruturais, como é o caso da piscina desta imagem, e outras optam pela concretagem. Essa também é uma decisão que deve ser tomada de acordo com o formato da piscina, a área de terreno disponível e o modelo de piscina de vinil escolhido. Lembre-se: caso você opte por um modelo com iluminação embutida ou cascata, isso já deve ser previsto e preparado nesta etapa.
  4. Etapa 04: Reboco - Independente de quais caminhos você tenha escolhido seguir até aqui, se optou por fazer fundamento ou não, e se construiu a piscina com blocos estruturais de cimento ou concretagem, é fundamental que se tenha muita atenção à etapa de reboco. A superfície do reboco deve estar 100% lisa e uniforme, sem qualquer irregularidade. Isso evita que o vinil fique irregular ou seja danificado quando for instalado.
  5. Etapa 05: Impermeabilização - Você pode escolher o tipo de impermeabilização, desde a mais comum que é realizada no resto da casa, até a borracha líquida – que auxilia a deixar a superfície ainda mais lisa e tem garantia de aproximadamente 10 anos. Quando estiver seco, é indicado que o buraco da piscina seja coberto com lona para evitar que caia sujeira.
  6. Etapa 06: Colocação do revestimento da borda e entorno - É interessante que antes de instalar o vinil sejam feitas todas as demais obras necessárias no entorno. Por exemplo: colocar o revestimento da borda e do entorno da piscina, ou construir eventuais muros e paredes. O vinil é um material muito sensível, e fazer essas obras antes de realizar sua instalação evita que ele seja danificado antes mesmo do uso.
  7. Etapa 07: Limpeza - Como já mencionamos, é fundamental que a superfície da piscina esteja lisa e uniforme. A limpeza é fundamental antes da instalação do vinil para retirar qualquer pedrinha ou sujeira que possa ter caído durante a obra, após a impermeabilização.
  8. Etapa 08: Instalação do vinil e acabamentos  - O vinil já chega na obra recortado do tamanho exato da sua piscina, por isso é interessante que a medição seja feita logo após a construção, seja com blocos estruturais ou concretagem, para não atrasar muito a finalização da obra. Junto com a instalação do vinil é feita a instalação da iluminação interna, dos acessórios e tampas. Nessa etapa é importante se atentar à vedação desses sistemas com silicone para evitar vazamentos e infiltrações.
  9. Etapa 09: Encher com água - O ideal é que você contrate caminhões de água da concessionária de água da sua cidade. Lembre-se: assim como qualquer serviço ou obra, é indicado que você procure profissionais especializados.

Tempo de obra

Como vimos até aqui, as etapas de obra podem variar bastante de piscina para piscina. O período de obra depende muito do tamanho da sua piscina, do terreno, e da quantidade de dias sem chuva, mas é possível estimar que piscina de vinil pequena dure em torno de três a quatro semanas.

Preço de piscina de vinil

O valor de uma piscina de vinil vai variar de acordo com o tamanho, formato, tipo do solo, época do ano, região do país, acabamentos e acessórios, por isso é difícil estimar um custo total. Mas o valor total de obra para uma piscina de vinil pequena varia entre R$ 4.000,000 e R$ 7.000,000. 

A principal dica de como fazer uma piscina barata é realizar um bom planejamento, pesquisar o preço com pelo menos três fornecedores, e escolher materiais e acabamentos produzidos nacionalmente. Existem muitos materiais importados que acabam deixando o custo total da obra bem alto.

Modelo de piscina

Piscina 5 x 2,6 em vinil SODRAMAR por Vila Nova Piscinas Moderno Concreto
Vila Nova Piscinas

Piscina 5 x 2,6 em vinil SODRAMAR

Vila Nova Piscinas

Talvez essa seja uma das maiores dificuldades para quem vai construir uma piscina de vinil em casa: escolher o modelo de piscina. Como o vinil é recortado e fabricado de acordo com o espaço que você tem disponível, o formato da piscina pode ser totalmente personalizado, com diferentes níveis, curvas e degraus. Essa piscina de vinil pequena e orgânica, com bar interno (bancos e mesa) ficou incrível. 

Confira estas 06 dicas para construir uma piscina em um quintal pequeno.

Estampas e cores de vinil para piscina

Existe uma infinidade de estampas e cores de vinil disponíveis no mercado, tanto nacional quanto acabamentos importados. 

Muitas vezes você pode achar que uma piscina é revestida com pastilhas, mas na verdade é um acabamento de vinil com estampa de pastilhas. Essa é uma ideia bem interessante para quem gostaria de ter uma piscina revestida com pastilhas, mas gosta da praticidade que a piscina de vinil oferece.

Piscina de vinil x fibra

Para decidir entre uma piscina de vinil ou fibra é importante que você avalie três pontos principais: custo, durabilidade e tempo de obra. 

Além da escavação, a piscina de vinil precisa ser construída, impermeabilizada e revestida. Isso tende a ter um custo mais alto e um tempo de obra significativamente maior, se comparado a instalação de uma piscina de fibra. Entretanto, a piscina de vinil oferece mais durabilidade, se instalada corretamente, e um efeito visual muito mais interessante. 

Além disso, a piscina de fibra é comprada pronta, então você precisa se adaptar aos formatos, modelos e medidas disponíveis no mercado.

Iluminação interna na piscina de vinil

Esse é outro benefício incrível das piscinas de vinil: é possível criar uma iluminação cênica muito interessante. Além de ficar lindo, possibilita que você utilize a área de lazer a noite com segurança e conforto. 

Lembre-se que cada ponto de luz precisa ser pensado na fase de obra para que sejam deixadas as mangueiras e passagens adequadas. Além disso, cada ponto de luz também significa um buraco na piscina, que deve ser corretamente impermeabilizado e vedado para que não aconteçam vazamentos e infiltrações.

Veja a seguir mais inspirações de piscinas

Piscina de Alvenaria com revestimento em Vinil SODRAMAR por Vila Nova Piscinas Moderno Concreto
Vila Nova Piscinas

Piscina de Alvenaria com revestimento em Vinil SODRAMAR

Vila Nova Piscinas

Depois, instalação de grelha oculta por By CA
By CA

Depois, instalação de grelha oculta

By CA
Essas dicas para construir a sua piscina de vinil te ajudaram? Qual você mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!