Uma moradia de expressão futurista!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Atouguia , Escala Absoluta Escala Absoluta Casas minimalistas
Loading admin actions …

Quem não viu as antigas séries de ficção cientifica, com as suas projeções de carros voadores e os seus edifícios de aspeto geométrico, excêntricos e futuristas?

Pois bem, o futuro é hoje! Neste artigo apresentamos-lhe um projeto diferente, com uma arquitetura muito especial e até extravagante, que nos deixa na fímbria do normal e cuja fachada aguça o interesse por conhecer mais.

A construção é uma espetacular moradia unifamiliar implantada na localidade de Borda do Campo, em Atouguia, e aparentemente compõe-se de cubos sobrepostos num arranjo funcional bastante comum, mas com um aspeto longe do vulgar. Com uma observação mais cuidada percebemos que os volumes não estão sobrepostos mas interligados, o que só a torna mais fascinante!

Num conceito da autoria do gabinete Escala Absoluta, uma empresa de arquitetura com longos anos de experiência, esta casa exprime irreverência e modernidade na arquitetura, sem descurar os detalhes do plano interior.

Continue connosco e faça uma visita guiada pelos pormenores desta casa. Está com sorte, hoje é dia de open house!

A altaneira fachada principal

A casa está implantada no topo de um terreno elevado, numa posição de sobranceria face ao terreno em redor. É composta por três volumes distintos que se entrecruzam… Na perspetiva frontal o primeiro piso, térreo, parece ter a forma de um paralelepípedo simples, que tem sobre ele uma outra forma geométrica mais pequena, instalada no lado direito. A forma do piso superior está projetada de forma relevante na dianteira da casa, formando como que uma pala avançada, um alpendre diferente, que marca toda a fachada frontal. Aliás, é esta forma estranha e saliente que dá à casa o seu ar futurista, lembrando uns óculos de realidade aumentada ou cano de uma arma de ficção cientifica…

No piso térreo está o acesso ao interior da habitação, um quarto, a cozinha… No piso superior mais quartos, uma sala, casas de banho. Um arranjo interior simples e eficaz.

A fachada lateral deixa a dúvida

A casa está inclinada? Está levantada? Numa original ilusão de ótica a casa parece levantada na frente, mas o que na realidade acontece é que o piso inferior está semienterrado no terreno em forma de cunha, com o declive na direção contrária à do volume projetado. Garantimos que os móveis não escorregam!

Nesta perspetiva percebe-se que o volume aparentemente projetado na fachada frontal é parte de uma unidade maciça que compõe o corpo da casa e de onde se projetam ou interligam os outros volumes.

Na fachada lateral a parede de empena em betão cru marca um eixo central na edificação, fornecendo luz ao interior, como veremos um pouco mais à frente.

A fachada porterior

Na fachada posterior vemos os acessos em rampa da moradia e notamos que é por aqui a entrada principal. Deste ângulo de visão percebemos também um pouco melhor a disposição da casa e os diversos volumes, ângulos e projeções que são a alma desta moradia.

Nesta foto é também visível outra subtileza: – na realidade existem três pisos, e não dois. O piso inferior na fachada lateral esquerdo está abaixo da cota do terreno. É cave de um lado, é piso térreo do outro!

É preciso luz!

Outro pormenor interessante dos muitos que há nesta construção foi a inclusão de uma parede de empena que na realidade é uma projeção do volume central e que funciona, no interior, como o espaço onde estão inseridas as escadas. Assim assegurou-se um bom fornecimento de luz natural às escadas e demais interiores adjacentes. Muito bem pensado!

A sala de estar é minimalista

O estilo dos interiores é surpreendentemente minimalista e despojado, embora o enorme sofá de linhas simples transmita conforto e aconchego. A paleta de cores é limitada a tons de branco preto e cinzento, num jogo de sombra e luz monocromático criado pela iluminação embutida e pela natural, que se perpetua por toda a casa. 

Efetivamente esta sala, que marca o início da nossa pequena visita aos interiores, é bastante representativa dos tons e texturas que predominam nesta casa: – paredes brancas ou negras, chão de madeira e pormenores profundamente contrastantes.

A casa de banho é divertida

Esta casa de banho social, muito moderna e elegante, prossegue com os jogos de luz referidos acima.

A cor escura das paredes poderia ser opressiva, sobretudo tendo em conta que esta casa de banho não tem uma área muito grande, mas graças ao espelho o espaço é ampliado e graças a uma iluminação extremamente bem conseguida os limites impostos pelas paredes esfumam-se.

Apontamentos de cor impõem vivacidade e alegria ao espaço acentuando os contrastes de base.

O chuveiro é definitivamente diferente

A sério, a foto acima é o panorama do quarto, visto de dentro do chuveiro! Mostra visitantes no dia da inauguração da casa a apreciarem a esplêndida obra dos profissionais, da perspetiva de quem está na cabina de duche. Fantástico não é?

A cabina de duche é espaçosa, enorme, com dois chuveiros opostos, diversos jatos de água para hidromassagem e vista para o quarto. É um chuveiro para dois! E para nós é talvez o detalhe mais marcante do interior desta original habitação… Imagina conceito mais romântico do que um duche a dois com a sua cara-metade?

Escadas suspensas?

Por último não resistimos a comentar a estética destas escadas. Parecem apenas suspensas pelos cabos, mas é uma ilusão de ótica, pois os degraus também têm inserção na parede. Simplesmente o perfeito enquadramento luminoso, e as sombras que gera, dão a ilusão de que os degraus flutuam mesmo do lado em que saem da parede, pois a luz parece vir de baixo para cima. Espetacular!

Gosta de escadas originais? Então continue connosco e veja mais aqui!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista