Piso antiderrapante: dicas e as melhores opções para cada ambiente

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Residência minimalista, Espaço do Traço arquitetura Espaço do Traço arquitetura Escadas
Loading admin actions …

O piso antiderrapante geralmente é pensado para áreas externas e as molhadas de dentro de casa. Mas também é uma opção interessante para casas onde há crianças e idosos, mesmo nos ambientes secos. Então, seja por qual desses motivos que você chegou até aqui, vamos lhe mostrar ótimas opções de piso antiderrapante para banheiro, quintal, escada, garagem e outras áreas.

O fato é que há diversas opções no mercado para você combinar design e funcionalidade. Então, essas dicas são para dar uma noção mais clara dos principais tipos de piso antiderrapante e preparar você para fazer a escolha ideal e solicitar a colocação escolhendo o profissional especializado em cada tipo de piso.

​Cerâmica antiderrapante

A primeira opção é a cerâmica antiderrapante porque o piso cerâmico é um dos mais comuns e fáceis de encontrar em qualquer loja de construção. Justamente por isso há maior diversidade de modelos, tamanhos e tabelas de preços.

A cerâmica antiderrapante oferece um acabamento de superfície menos escorregadio do que as comuns, que são lisas e brilhosas, pois possui ranhuras que conferem aspereza mesmo quando está molhado. Então é uma excelente escolha de piso antiderrapante para banheiro, para quintal e também para a rampa da garagem, quando essa é descoberta.

​Porcelanato antiderrapante

homify Banheiros modernos

O porcelanato é a grande paixão de quem gosta de pisos grandes, sejam eles bem lisos e brilhosos ou foscos, e há também a opção antiderrapante. É uma ótima maneira de combinar seu bonito formato com essa funcionalidade, deixando os espaços mais seguros para circulação.  

O porcelanato comum, bem liso e brilhante, é um inimigo das áreas molhadas, mesmo quando não há crianças nem idosos em casa. Então, se fizer questão desse modelo de piso, aposte na versão antiderrapante ou, ainda, na versão acetinada. Ela confere um acabamento menos liso e, assim, menos escorregadio.

Outra opção do porcelanato que é menos lisa é aquela que imita o cimento queimado. Então está aí a escolha perfeita se você já estava planejando uma décor mais industrial ou rústica. Ele não é considerado antiderrapante, mas vai ser menos escorregadio. Levando isso em consideração, talvez seja melhor para áreas secas, só por garantia.

​Pastilhas cerâmicas como opcional

As pastilhas são muito bonitas e combinam com banheiros, áreas de serviço e áreas externas. Elas não são antiderrapantes, mas ao invés de escolher a versão tradicional em vidro, que é lisa, você tem a opção de escolher pastilhas cerâmicas.

A dica é que você vá pessoalmente até a loja para tocar no piso e sentir quais são os mais ásperos. Assim você pode dar aquele efeito de quadriculado para uma decoração mais alegre, sem abrir mão de mais segurança no ambiente.

​Ladrilho hidráulico áspero

Essa é mais uma sugestão que não entra na lista de piso antiderrapante, porém, você pode escolher versões ásperas para não precisar abrir mão do estilo na decoração. O ladrilho hidráulico é aquele com efeito mosaico no desenho, em estilo retrô, muito usado nas cozinhas e banheiros antigos.

Por serem mais chamativos, mesmo que em tons terrosos e pastéis, são o complemento ideal para uma decoração mais clássica, com vários elementos decorativos e colorida. Então, se esse modelo é a sua grande paixão, pode utilizá-lo em áreas molhadas, pois o seu acabamento menos polido faz com que não seja escorregadio mesmo nas áreas de banheiro, serviço e externas.

​Piso antiderrapante emborrachado

Agora sim, uma versão super antiderrapante. Chega até ser uma redundância chamar o piso emborrachado de antiderrapante, pois não existem versões que não sejam. Não faz muito tempo que o piso antiderrapante emborrachado começou a ser usado nas residências.

Ele sempre foi a opção dos espaços comerciais e áreas comuns ou públicas, pois a sua aparência não era muito convidativa para os ambientes domésticos. Porém, como tudo é uma questão de perspectiva e criatividade, cada vez mais os arquitetos e designers de interiores estão criando versões maravilhosas de ambientes estilosos utilizando esse piso.

Inclusive, pode sair do preto básico e optar por versões coloridas para criar espaços ainda mais bonitos. Ele é ótimo para banheiros, lavabos, áreas de serviço, escadas, áreas infantis e outros pontos que necessitem de muita segurança nesse sentido.

​Pedras naturais

Embora existam as pedras lisas, há diversas opções ásperas que são ótimas na função de antiderrapantes. O efeito de pedras decorativas no piso, quando são instaladas de forma a criarem uma superfície plana, fica lindo. A escolha da pedra vai determinar se o visual vai ser mais rústico ou delicado.

Elas podem revestir tanto o piso quanto as paredes dos banheiros, também podem ser usadas como piso antiderrapante para quintal, aproveitando para fazer a decoração do jardim ou da área da piscina.

​Piso antiderrapante para escada interna

Escadas de madeira são um clássico, mas você não precisa usar a madeira, caso seja inviável. Aproveite o piso de porcelanato e invista em uma opção que imita madeira. É uma forma de unir o efeito desejado com a qualidade antiderrapante, se escolher um porcelanato áspero.

Se for optar pela madeira mesmo nas escadas, e precisar que sejam antiderrapantes, a dica é escolher modelos mais rústicos, com textura e não fazer polimento.

Outra opção para escadas são as pedras naturais, no estilo São Tomé e lajotas com textura áspera. São pedras maiores e não pedriscos, e podem ser usadas tanto nos ambientes internos quanto nas áreas externas. Criam um lindo efeito visual e conferem a funcionalidade antiderrapante.

Dentro da opção das pedras antiderrapantes para escada também está o granito sem polimento. Os mais comuns são aqueles modelos de pedra clara com pintas pretas, muito usado com escadarias de edifícios.

O cimento queimado aparece outra vez aqui para compor as escadas. Você pode utilizá-lo em tudo, deixando tanto o piso quanto as escadas com o efeito industrial ou rústico. Mas também pode usar somente nas escadas, complementando com um corrimão de metal, alumínio escuro, madeira ou outro que harmonize com o estilo desejado.

A cerâmica com ranhuras e textura é mais um dos modelos de piso antiderrapante para escada interna e externa também. As ranhuras são linhas paralelas feitas no piso para aumentar a aderência ao pisar.

​Piso antiderrapante rampa garagem

As rampas de garagem podem ser muito perigosas, especialmente quando a área não é coberta. Então é preciso investir em piso antiderrapante quase como uma regra.

Os pisos que satisfazem essa necessidade são a cerâmica áspera, a pedra São Tomé, faixas emborrachadas, pedras naturais ao estilo paralelepípedo e também o intertravado, que são aqueles tijolinhos de encaixe muito usados nas calçadas.   

Ou, para ser ainda mais prático e econômico, deixe essa área em cimento mesmo, sem outro piso por cima, apenas fazendo o acabamento para nivelar.

​Piso antiderrapante para piscina e jardim

homify Pavimentos

Essas opções são parecidas com as propostas para área de garagem, porém aquelas necessitam suportar mais peso, por conta dos veículos. Nas áreas molhadas de jardim que recebem pessoas, áreas de festas abertas e ao lado da piscina, as opções mais recomendadas são bem abrangentes.

Tem o piso cimentício com textura áspera, a madeira plástica, que é menos lisa do que a madeira de verdade e também mais barata. Tem o fulget, que é uma mistura de pedras naturais trituradas com outros aditivos, deixando um aspecto bonito e excelente efeito antiderrapante.

A própria madeira de verdade é uma opção para fazer decks, desde que escolha uma opção com acabamento mais áspero e faça a aplicação do verniz. Tem ainda a pedra portuguesa, que são pedacinhos de pedra em efeito mosaico, a própria cerâmica áspera e o intertravado, como sugerido para a área de garagem.

Esperamos ter ajudado na sua escolha do piso ideal. Qual você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista