Como decorar cozinhas estreitas com facilidade

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar cozinhas estreitas são um verdadeiro desafio à imaginação e à invenção. O corredor entre as bancadas é geralmente apertado e, muitas vezes, não é possível ter uma mesa e cadeiras ou bancada com banquetas.

Mesmo assim, podemos nos surpreender como a decoração certa pode aproveitar otimamente o espaço existente e permitir pequenos milagres que nunca nos ocorreriam. O planejamento, nesse caso, é tudo: é ele que vai transformar um espaço pequeno e de formato um tanto ingrato em um lugar onde cada cantinho é bem aproveitado e permite contar com mais eletrodomésticos e móveis do que se imaginava.

Como sempre, essa transformação pode apresentar diferentes estilos e utilizar diversos materiais. O mercado apresenta uma enorme variedade de revestimentos de parede e de piso, de móveis planejados, de bancadas e gabinetes para a pia que é quase impossível que você não encontre as peças que correspondem exatamente a solução para seus problemas de espaço e formato. 

Para além das soluções de mobiliário do mercado, existem várias outras alternativas. Primeiro: menos é mais, portanto seja objetiva e comedida na decoração e mobiliário da sua cozinha. Segundo: cores claras no mobiliário ajudam a ampliar o espaço e torná-lo aconchegante. Terceiro: o uso de cores vibrantes no piso proporcionam calor e aconchego, além de vida exuberância. Quarto: estantes e prateleiras abertas no lugar de gabinetes fechados podem deixar o ambiente mais leve, informal e cheio de pontos de cor que se combinam para dar um ar alegre ao espaço. Quinto: por outro lado, o uso otimizado de toda a parede da cozinha com armários planejados e gabinetes sob medida pode resolver o problema da estreiteza do espaço com todo o bom gosto. E, enfim, sexto: a iluminação adequada favorece a eliminação de cantos sombrios e tristes e facilita o preparo dos alimentos.

Conheça algumas cozinhas que driblaram as suas limitações espaciais e encontraram um jeitinho de ter tudo à mão, com estilo, praticidade e beleza.

Uso total da parede

Em cozinhas estreitas e pequenas, é inevitável que se faça uso da parede inteira, cobrinda-a com armários superiores e inferiores, além de bancada de apoio. Na parede oposta, um gabinete de pia com bancada de preparo e gavetas e armários inferiores também ajuda a organizar utensílios, panelas, louças, copos, travessas e tudo que precisamos ter na cozinha, além do fogão, da geladeira e, quem sabe, do freezer. Pequenos eletrodomésticos, como liquidicadores, torradeiras, batedeiras e centrífugas, podem ter seu próprio espaço nos armários superiores ou inferiores ou na própria bancada, acrescentando um toque decorativo ao ambiente. Se souber fazer pleno uso das paredes, terá espaço suficiente para tudo que se precisa ter em uma cozinha.

Menos é mais

Em uma cozinha tão pequena quanto à da imagem acima, o segredo é ser compacta. O projeto Pilottiz Arquitetura e Design acomodou pia, cooktop, bancada, mini-geladeira, coifa e armários superiores e inferiores em uma única parede, sem abrir mão do estilo com o uso das cores branca, vermelha e preta no mobiliário e de um revestimento decorado moderno em preto e branco para a parede de fundo. Na parede oposta, restou espaço para uma pequena bancada de refeições com banquetas e um forno embutido. A cozinha é perfeita para pessoas solteiras e jovens casais ativos. 

Cores claras no mobiliário

Residência Goiânia/GO: Cozinhas modernas por Donakaza
Donakaza

Residência Goiânia/GO

Donakaza

Nesta cozinha tão pequena quanto estreita, o trunfo está no uso de cores claras no mobiliário, com armários em madeira clara e outros em amarelo, cor que ajuda a dar vida ao ambiente. Outra solução muito boa encontrada para a falta de espaço foi a disposição de uma bancada de refeições e de duas banquetas também amarelas na área onde anteriormente deveria estar a porta de entrada no ambiente. Paredes e pisos brancos também ajudam a iluminar a área e a torná-la acolhedora e clean. Cozinha igualmente perfeita para pessoas solteiras e jovens casais, que não renuncia ao estilo moderno e à personalidade.

Cor no piso

Apartamento Brasilia: Cozinhas modernas por LAB606
LAB606

Apartamento Brasilia

LAB606

Um efeito infalível para dar mais vida a espaços pequenos e estreitos é utilizar cores no piso, de preferência cores vibrantes e alegres como vermelho, laranja e amarelo. O ambiente cresce em personalidade, torna-se convidativo e aconchegante e dá um toque de modernidade e informalidade que atrai os olhares e anima as conversas ao pé do fogão. Combine-as com cores claras, como branco e iluminação bem planejada para que não haja cantos escuros e sombrios. Outra ideia é combinar várias cores puras no piso, nas paredes e no mobiliário, fazendo com que a cozinha seja atraente e divertida.

Estantes e prateleiras no lugar de gabinetes

O uso de estantes e prateleiras abertas no lugar de gabinetes fechados pode tornar o espaço mais leve e simpático, com os utensílios à mostra, servindo de peças decorativas. As estantes e prateleiras aumentam a sensação de espaço e podem ser em madeira, metal, ferro e, em alguns pontos do ambiente onde só ficam coisas leves, vidro. Essas peças do mobiliário são indicadas para cozinhas bem informais, não importa se modernas ou rústicas. Procure usar branco nas paredes e no piso já que o colorido dos objetos vai compensar a falta de cor. Isso não impede, porém, que se tenha uma parede ou piso de azulejos decorados em cores delicadas para contrabalancear o branco nos outros elementos.

Iluminação adequada

A iluminação correta para uma cozinha estreita e comprida precisa permitir que todos os cantinhos da peça sejam homogeneamente iluminados, sem áreas de sombra que deixam o ambiente triste e pouco acolhedor. Nas bancadas da pia e do fogão, que são as áreas de preparo dos alimentos, luzes direcionadas ajudam a melhorar as condições de visibilidade necessária para a limpeza de carnes, folhas, vegetais e frutas, entre tantos outros produtos. Assim, uma iluminação que contemple não apenas toda a extensão do teto, mas também as pequenas áreas de trabalho, é a mais indicada. O conselho é que se consulte um profissional de luminotécnica para se obter as melhores condições de uso do espaço. Para outras dicas sobre cozinhas pequenas ou estreitas, leia este artigo.

Qual é a sua dica para cozinhas estreitas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!