Como utilizar as claraboias para iluminar o seu lar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Um lugar bem iluminado, faz toda a diferença. Ter o cuidado de pensar em formas que mantenham a iluminação bem equilibrada no ambiente, é fundamental. Se o seu lar mantém uma estrutura longa, onde existam alguns pontos mais escuros, a escolha correta dos elementos de iluminação é necessária para que o seu lar esteja com uma boa apresentação.

O lar bem iluminado é fundamental. Quando notamos uma boa distribuição de luz no ambiente, sentimos acolhimento, podemos perceber mais facilmente as composições decorativas e, assim, poderemos ficar mais à vontade no lar. No entanto, com a diversidade de opções para uma boa iluminação do lar e consciência cada vez mais necessária sobre as formas em se economizar energia elétrica, é preciso recorrer sempre a opções que ofereçam amplitude no alcance da luz e ainda ofereçam economia à sua fatura de luz. Uma destas opções para o uso inteligente da luz natural e que ainda oferece grande beleza ao lar, é a instalação de claraboias. 

Um ambiente iluminado com luz natural oferece diversos benefícios. Além de aquecer e iluminar o lar, oferece benefícios à saúde e é ideal para o cultivo de plantas no lar. No entanto, para que isto seja feito a partir do uso de claraboias, é necessário tomar alguns cuidados. E são sobre estes cuidados que falaremos hoje. 

A iluminação zenital – feita com o uso de claraboias, sheds e lanternins, merece muitas atenções em sua instalação. Isto porque, mesmo oferecendo um conforto estético ao local, a má instalação deste tipo de iluminação pode trazer diversos problemas ao ambiente interno da casa. A instalação conforme a localização geográfica, por exemplo, é um dos cuidados que deve ser atentado. 

Manter a claraboia com direcionamento para o norte ou o sul, pode afetar diretamente a temperatura ambiente do seu lar. No Brasil, a melhor opção geralmente é uma abertura de luz direcionada ao sul. No entanto, isto sofrerá variações conforme a estrutura da própria casa. Procurar a consultoria de um profissional é fundamental. 

Para falarmos um pouco mais sobre estas importantes informações para a instalação de uma claraboia em seu lar, seguiremos com algumas dicas básicas que poderão fazer toda a diferença. Aproveite para conferi-las e observar ótimos projetos realizados com a escolha deste tipo de estrutura para a iluminação. Temos a certeza de que, com boas dicas e a consultoria de um profissional, o resultado será o melhor possível. Confira!

Solução para a escuridão

Se a sua procura é por soluções inteligentes para a escuridão sem gastar muito, a claraboia, sem dúvidas é uma boa opção. Instalada diretamente no teto ou em paredes com inclinações, este tipo de abertura passa a ser uma opção interessante quando a iluminação vinda das janelas e portas é insuficiente. 

Neste projeto da arquiteta de interiores Arina Araújo, de Brasília (DF), a utilização de um teto rebaixado com gesso, ofereceu possibilidade na utilização de conjuntos de iluminação excelentes a partir do uso de aberturas no teto. O resultado visual é a presença perfeita da luz e um efeito belíssimo no ambiente.

Vantagens

Sem dúvidas, a grande vantagem na escolha da claraboia como ponto de iluminação no ambiente, é o visual estético empregado e o reforço de luz natural no lar. Com isso, a economia quanto as faturas de energia elétrica e o aquecimento natural do lar são feitas de forma mais eficiente.

Neste projeto do Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis (SC), a instalação de uma claraboia no corredor, deixou o lar muito mais charmoso e oferece uma excelente fonte de iluminação para as plantas decorativas. 

Desvantagens

Banheiros clássicos por Loft Design System Deutschland
Loft Design System Deutschland

Motto Wandverkleidung im Badezimmer – Rose

Loft Design System Deutschland

Quanto às desvantagens, podemos mencionar o calor excessivo que este tipo de instalação pode trazer. Sem os devidos filtros e películas no vidro, o seu lar poderá se transformar em uma verdadeira estufa. A limpeza é outra dificuldade real, já que, as claraboias ficam instaladas em espaços de difícil acesso. 

Neste projeto, a escolha por uma claraboia na parede inclinada, oferece conforto para o momento do banho e a possibilidade de controle de luz com cortinas específicas para estruturas inclinadas.

Melhor Local

Um dos espaços mais indicados para o uso de claraboias, são os longos corredores com pé direito amplo. Quanto a esta opção, lembre-se de que, quanto mais alto o teto, melhor será a distribuição de luz natural para o seu lar. Lembre-se desta dica no momento de definir as fontes de luz para um lar com teto amplo. 

Neste lindo projeto da arquiteta de interiores Arina Araújo, de Brasília (DF), a utilização da iluminação natural conferiu um detalhe ainda mais especial à beleza decorativa do ambiente. 

Design

Existem opções de claraboias para o teto e ainda a possibilidade de decoração com sheds ou lanternins. Para paredes com estruturas inclinadas e próximas ao teto, a melhor indicação é o uso de sheds, que oferecem uma iluminação perfeita ao local, com a possibilidade de transformar a parede em uma excelente forma de ver o horizonte, especialmente em estruturas com grande altura.

Neste projeto, um exemplo incrível e moderno de instalações com cores vibrantes, que teve como resultado um projeto moderno e perfeitamente interessante. 

Limpeza

Para a limpeza da claraboia, a utilização de um rodo pequeno, produtos para a limpeza de vidros e água para enxague, são suficientes. A dificuldade, no entanto, dá-se quanto a altura dos espaços onde estão instaladas as claraboias. Para isto, você dependerá da utilização de escadas longas, portanto, a melhor opção é contar com serviços especializados de profissionais.

Na imagem, um belíssimo projeto do escritório Gálvez & Márton Arquitetura, de São Paulo (SP).

Bloqueio do calor

CASA DAS ACÁCIAS: Escritórios  por MPV Arquitetura Ltda
MPV Arquitetura Ltda

CASA DAS ACÁCIAS

MPV Arquitetura Ltda

Quanto ao bloqueio do calor, a utilização de filtros é muito necessária na instalação das claraboias, especialmente em regiões com calor intenso. Para a melhor escolha, consulte casas de vidraçarias e bons arquitetos para que esta escolha seja feita já no momento da instalação da peça.

Na imagem, um projeto de muita elegância realizado pelo escritório MPV Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

Materiais

Quanto aos materiais, você poderá escolher entre acrílico, lexan (vidro sintético) ou ainda o vidro laminado. Busque a opção mais confortável visualmente e, que, principalmente, ofereça o uso de filtros para a iluminação natural. Coberturas variadas também podem oferecer uma beleza singular e interessante ao ambiente, como neste projeto do escritório Emília Cardoso Arquitetos Associados, do Rio de Janeiro (RJ). 

O que você acha de instalar uma claraboia em seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!