Cobertura .SC: Quartos  por Amis Arquitetura & Design

Decoração com tecido: dicas e passo a passo de como aplicar na parede

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Loading admin actions …

Entre tantos materiais que existem para decorar as paredes e móveis da casa, o tecido certamente é uma que está ganhando força entre as tendências. Tudo bem que existe o papel de parede que cumpre a mesma função quando a decoração é para as paredes e o teto. Mas fazer decoração com tecido é algo igualmente simples e o efeito fica mais artesanal, se é isso que procura. Tem ainda a vantagem de ser um processo mais barato.

Além do mais, não são apenas as paredes e o teto que podem receber um lindo revestimento em tecido. Você pode revestir móveis, fazer pequenos detalhes no fundo de nichos e deixar tudo mais personalidade. Mas o como a maneira mais comum de fazer decoração com tecido é preenchendo paredes, veja agora um passo a passo de como fazer essa aplicação.

​Como colar tecido na parede?

Quem já experimentou fazer a aplicação de tecido na parede, garante que é ainda mais fácil do que aplicar o papel. Aqui vão as dicas mais importantes e o passo a passo.

  1. Lembre-se que o tecido absorve umidade, então não coloque em paredes que tenham problema com umidade e mofo, ou paredes de ambientes úmidos, como banheiro. Além de deixar manchas, é bem provável que o ambiente começaria a ter um odor desagradável de mofo.
  2. Outra dica é que antes de aplicar o tecido na parede, deve limpá-la para remover qualquer sujeira ou poeira que possa ter. Não precisa molhar, mas passar um pano seco ou uma escova para facilitar a aderência da cola.
  3. O próximo passo é medir a parede. Meça altura, largura, e adicione 10 cm para cada, para que consiga colar tudo sem faltar tecido e o acabamento ficar perfeito.
  4. Depois escolha a estampa que vai querer. Pesquise bastante, observe o ambiente para ter certeza de fazer a escolha certa. Considere o tipo de ambiente também. Se for fazer decoração de quarto com tecido, lembre-se que esse espaço deve ser mais tranquilo para incentivar o descanso. Então cuidado com os tecidos muito estampados, com cores muito fortes e chamativas. Pode acabar se arrependendo poucos meses depois.
  5. Se tem dúvidas sobre o tipo de tecido ideal para escolher, a dica é que seja um com pelo menos 70% de algodão na composição. Assim facilita sua aderência na parede ou até no teto, caso sua intenção seja fazer uma decoração de teto com tecido.
  6. Também é legal escolher um tecido antimancha e impermeável, para facilitar a manutenção. Um tecido mais grosso é melhor do que um muito fino, pois os muito finos podem não esconder possíveis manchas ou marcas da parede, além de serem mais difíceis de remover. Você pode fazer a decoração com tecido jacquard, que funciona.
  7. Depois de comprar o seu tecido, corte-o com cuidado, já pensando em uma maneira que seja mais fácil de aplicar. O ideal é separar em tiras largas para ir colocando uma a uma. Nem pedaços muito pequenos, para evitar emendas, nem muito grandes, especialmente se for aplicar sozinho.
  8. Com a parede limpa e o tecido preparado, é hora de aplicar a cola. Você vai usar cola branca mesmo, dessas escolares. Deverá fazer uma mistura de 2 partes de cola com 1 parte de água para diluir um pouco a cola. Misture bem e vá aplicando na parede com um rolinho de pintura de parede ou de artesanato. Aplique somente na parte que vai colar o tecido. Depois aplique outra vez para a próxima parte. Assim a cola não seca antes de você chegar ao final da colagem.
  9. Aqui tem uma dica muito importante. Não comece a colar o tecido assim que aplicar a cola e ela estiver muito molhada. Espere uns minutinhos e comece a colagem quando colocar o dedo na parede e sentir que a cola está grudando. Antes disso o tecido vai escorregar.
  10. Na hora de colar o tecido, comece de um canto até o outro, nunca do meio. Comece ou por baixo, no rodapé, ou por cima, sempre deixando um sobra. Vá fixando o tecido passando a mão por cima, alisando bem. Nos acabamentos passe uma régua para marcar bem onde irá cortar as sobras depois.
  11. Pode passar o tecido por cima dos interruptores, depois pegue uma tesoura de ponta fina e faça o recorte. Com a mesma tesoura ou um estilete, corte as sobras também.
  12. Por fim, aplique mais uma demão de cola nos cantos e nas emendas para garantir a fixação do tecido. Assim que a cola secar, vai ficar totalmente transparente e não vai aparecer. É isso, você já tem uma decoração de parede com tecido prontinha. Agora é só deixar secar e terminar de decorar com objetos ou móveis.

​Dicas extras

Se quiser remover depois, saiba que a parede vai precisar de um trato, como uma tinta nova ou outro papel. O tecido não vai sair inteiro sem deixar marca nenhuma. Então é bom saber disso para escolher um tecido que pretenda deixar por algum tempo.

Você pode aplicar o tecido em qualquer tipo de parede, desde que esteja bem lisa e limpa. Pode até tentar aplicar sobre uma prede que já esteja com um papel de parede fino, mas saiba que existe o risco de não ficam bem aderente, pois a cola com água poderá amolecer o papel. Então faça um teste primeiro em uma pequena parte.

Se a sua parede estiver com resquícios de outro material ou não estiver bem lisa, a dica é que passe uma lixa fina primeiro para deixá-la bem lisa e uniforme. Depois remova todo o pó que se formou e então aplique o tecido.

Se preferir, ao invés de passar mais cola para fazer o acabamento, pode também aplicar uma camada de verniz fosco, com o rolinho ou em spray.    

E outra dica é que se você quiser mais praticidade, porém não abre mão da textura do tecido na parede, encontra no mercado tecidos adesivos prontos para colar. O processo e aplicação é parecido com o papel de parede, mas com a superfície em tecido mesmo, para ficar com o efeito desejado.

O mesmo tipo de aplicação serve para a decoração de teto com tecido. Mas prepare uma escada e o ideal é que tenha alguém para ajudar a segurar o tecido enquanto aplica. Principalmente se for um teto muito grande.

Os móveis também podem ser decorados usando tecido e cola, mas nesse caso tome ainda mais cuidado com o que vai escolher para não se arrepender. Na hora de remover o móvel vai precisar de um lixamento e uma n ova pintura. Então não escolha móveis muito antigos, que vão acabar perdendo suas características originais. Ao aplicar, prefira que seja apenas nas superfícies lisas, pois o tecido pode ficar enrugado nas curvas e partes com mais detalhes. Então, antes de partir para a aplicação, faça esse pequeno estudo do móvel primeiro.

Com essas dicas você vai poder dar uma boa repaginada na decoração do quarto com tecido, também da sala, home office e outras áreas que não sejam úmidas.

Se quiser garantir um bom resultado e estiver na dúvida sobre o tipo de estampa que vai ficar bom em determinado ambiente, faça uma consultoria com um dos profissionais designers de interiores aqui da homify.

Outras aplicações de Decoração com Tecido

Tecido com estampa tropical para uso na decoração, seja em paredes ou almofadas.

Tecido na Parede

Tiras de tecido estampado na decoração do quarto.

Tecido estampado na parede do quarto

Cabeceiras forradas por tecido: Quartos  por ARQ Ana Lore Burliga Miranda
ARQ Ana Lore Burliga Miranda

Cabeceiras forradas por tecido

ARQ Ana Lore Burliga Miranda

Estampa amarela floral dar alegria ao quarto feminino.

Cabeceira de tecido

Decoração com tecido na cabeceira da cama.

Cortina de tecido

DORMITÓRIO CASAL 01: Quartos  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO CASAL 01

Pura!Arquitetura

A decoração com tecido também está fortemente presente em cortinas e mantas.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!