Soluções de alojamento: 5 fantásticas casas em contentores

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Nemo House, Container Residence, thinkTREE Architects and Partners thinkTREE Architects and Partners Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Uma casa/contentor é um estilo de alojamento individual ou colectivo construído à base de recipientes novos ou reutilizados. A utilização de produtos reciclados ou amigos do ambiente é possível em projectos de arquitectura em desenvolvimento, combinando um preço atraente e um baixo impacto ambiental, especialmente no caso de antigos contentores de transporte de mercadorias.

1- Uma casa personalizada

Após o anoitecer, a residência em estilo industrial parece-se com um OVNI acabado de aterrar. A grande abertura em vidro transparente permite a projecção de uma luz misteriosa que quebra a monotonia do crepúsculo.

O que ao longe nos pode parecer uma casa tradicional é, afinal de contas, quando vista ao perto, uma residência construída a partir de contentores. O edifício tem três volumes distintos: dois no piso térreo e um no andar superior. Os recipientes utilizados para criar a estrutura modular da casa são de tamanho padrão, com um comprimento de 12,032 metros e uma largura de 2,352 metros. As aberturas de portas e janelas foram adicionadas mais tarde, num trabalho realizado por uma empresa especializada.

O conceito

Os arquitectos responsáveis pelo projecto tiveram a ideia de ligar os três volumes da casa, formando uma área agradável e com um confortável espaço de circulação. A estrutura central incorpora três contentores e funciona também como escadaria de ligação. Um maravilhoso espaço foi criado no piso térreo, criando um ambiente moderno e confortável. 

Interior em madeira

As imagens foram recolhidas logo após a construção da casa, razão pela qual o interior não está decorado. Podemos ver, ainda assim, como a atmosfera da sala se funde com a da cozinha, separadas apenas pela biblioteca e a escadaria. Isto permite uma maior difusão de luz que vem através das janelas de vidro. Uma ideia maravilhosa que se adapta à maioria das famílias. 

Este tipo de plataforma também pode ser usado, por exemplo, para dividir a sala de televisão da sala de estar.

Personalização

Quando os contentores são isolados e decorados como espaços únicos, podem garantir uma atmosfera muito confortável e esteticamente agradável. Dependendo do tamanho e da quantidade de contentores, as possibilidades estéticas para uma casa são muito variadas. As grandes janelas podem permitir a entrada abundante de luz, para que a vida seja um pouco diferente de um apartamento normal.

2- Volumes empilhados

Por vezes somos levados a pensar que, para construir uma casa modular, devemos utilizar contentores em perfeito estado e, automaticamente, torcemos o nariz ao material que nos aparece em condições precárias. A casa que aqui vemos vai mudar essa ideia por completo.

Segunda vida

Os talentosos e inovadores arquitectos do estúdio Ferraro Habitat, mostram-nos como podemos dar uma segunda vida a contentores que pareciam condenados a um fim.

Podemos dizer que a tendência do uso de contentores para construção de casas está a aumentar cada vez mais. Este tipo de solução representa uma construção mais sustentável e baseada na reutilização de materiais já existentes e disponíveis. Além disso, são habitações adequadas aqueles que procuram economizar e gerir da melhor forma um orçamento reduzido. O resultado é uma casa moderna, que expressa a personalidade individual do proprietário e atraem principalmente gente mais jovem.

Pleno de surpresas

Todas as portas de uma casa de estilo industrial se abrem para oferecer múltiplos espaços aos proprietários e para responder às suas necessidades. Ao estilo de um mil folhas gigante, estas casas desdobram-se em todas as direcções, a fim de oferecer mais espaços e áreas de uso funcionais.

3- Um grande conjunto

homify Casas modernas

Fazer uso dos contentores antigos e adaptá-los à habitação é uma tendência que tem sido adoptada nos últimos anos, decorrente da forte procura por espaços mais económicos, confortáveis e amigos do ambiente. É assim que, como resposta a esta necessidade premente, surge este método eficaz de construção em sistema modular.

Tal como outros tipos de edifício, os contentores, devido à sua estrutura atendem com qualidade à função mais importante: a separação do interior e exterior da casa, garantindo a segurança dos moradores. Esta é, cada vez mais, vista como uma forma ideal de construção que oferece um espaço original, moderno, funcional e confortável, como é exemplo este projecto do estúdio Uni Box.

Terraço coberto

homify Salas de jantar modernas

O terraço coberto é uma plataforma onde foi possível criar um ambiente infantil, ideal para as crianças poderem brincar livremente, mesmo com mau tempo. Este é um dos espaços da casa, dominado por cores brilhantes.

A residência possui, para além da grande varanda do piso superior, este terraço coberto rodeado em três lados por paredes exteriores, mantendo-se assim como um espaço aberto mas especialmente protegido. A parede traseira distingue-se pelo amarelo brilhante e, para um efeito mais natural, foi escolhido um tom quente de madeira como revestimento do piso.

Uma cozinha soberba

homify Cozinhas modernas

A arquitectura feita em contentores é habitualmente caracterizada pela amplitude e multiplicidade dos espaços. Neste caso, no piso térreo, encontram-se a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, a casa de banho e todas as outras áreas de serviço. A cozinha, em forma de U, permite uma óptima utilização do espaço que foi decorado em estilo minimalista e pintado num branco simples que fornece um interessante contraste com a parede cinzenta que, em formato, se assemelha ao tijolo. Todo o espaço é muito bem iluminado com luz branca, criando excelentes condições para cozinhar, mesmo quando a noite cai.

Cair da noite

homify Casas modernas

Quando a noite cai, descobrimos um novo tipo de paisagem. O espaço é iluminado na perfeição, oferecendo várias áreas onde podemos relaxar e desfrutar em pleno de uma agradável noite de verão. A vista nocturna também permite distinguir melhor os diferentes volumes e áreas que compõem esta moderna e ampla casa familiar.

4- Um cubo magnífico

homify Casas modernas

Como não ficar maravilhado diante desta bela casa? Um contentor convertido, de forma original e elegante, numa casa extremamente confortável. Vamos ver por dentro.

Luminoso e acutilante

homify Cozinhas modernas

Como podemos ver, o espaço interior é luminoso e brilhante. Todos os recursos são combinados, de forma a proporcionar conforto aos residentes. Um espaço amplo, confortável, funcional e sem falhas na forma como foi pensado e projectado.

5- A solução

Os contentores permitem a construção de uma estrutura robusta de forma relativamente rápida, mas requerem um tratamento e manutenção especializada, não sendo adaptados à habitação no seu estado original.

Existem diferentes tipos de casas em contentor: de acordo com o isolamento térmico que pode ser aplicado dentro, no caso de um recipiente frio, ou fora, no caso de um recipiente quente; os contentores podem ser removíveis após a instalação para reutilizar num outro local ou, por outro lado, podem ser fixos; a instalação pode ser feita numa oficina ou no local; os contentores podem representar toda a casa ou apenas uma parte ou componente da estrutura; os contentores podem ser visíveis ou não.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista